Agricultura FamiliarNotícias
0

Veracel inicia a construção de plataforma de Agricultura Familiar para associações do Sul da Bahia

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Notícias para o Agro)

Com a ferramenta, toda a cadeia de produção dos pequenos produtores será mapeada, o que significa mais desenvolvimento nas atividades

O Dia da Agricultura Familiar, comemorado em 27 de julho, é uma data para reconhecer e valorizar a contribuição dos agricultores familiares para a segurança alimentar, o desenvolvimento sustentável e a economia do país. Com esse foco, a Veracel está dando início à construção de uma plataforma digital que reunirá informações, dados e indicadores relacionados à produção de pequenos agricultores que a empresa apoia em sua região de atuação, no Sul da Bahia. Esse recurso será uma ferramenta importante para o desenvolvimento da cadeia produtiva da região.

A plataforma irá compilar informações completas do negócio, como quantas toneladas são produzidas, como os itens são beneficiados para a venda, os locais de comercialização, os custos envolvidos, quais as oportunidades de expansão de vendas, entre diversas outras informações que estruturam os detalhes relacionados à atividade dos pequenos agricultores.

O objetivo é profissionalizar todo o processo produtivo e o escoamento local dos produtos, contribuindo para o desenvolvimento econômico do território.

“Queremos que a plataforma funcione como uma rede para conectar os diversos atores envolvidos na agricultura familiar da região. Isso passa muitas vezes por organização, documentação e profissionalização dos produtores locais, fortalecimento das instituições, permitindo a atração de novos financiadores, o compartilhamento de experiências, além de gerar mais renda e autonomia para os produtores”, explica Alexandre Campbell, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação.

Inovação

Inovação a serviço da agricultura familiar. Esse é o objetivo do projeto desenvolvido e customizado a partir das necessidades identificadas pela empresa. “Achei o projeto inovador. Ele vai reunir informações que hoje dificultam a tomada de decisões e o planejamento para os agricultores. A disponibilização da plataforma vai facilitar, e muito”, destacou Ado Henrique, coordenador geral da Associação 3 de Julho, que reúne pequenos agricultores da cidade de Eunápolis.

Ado e outros produtores participaram de um workshop realizado pela Veracel para falar da plataforma, oferecer orientações iniciais e tirar dúvidas de produtores, grupos de agricultores e associações. A plataforma de agricultura familiar da Veracel é um projeto que será estruturado durante três anos.

“A ferramenta também irá ajudar a Veracel a elencar indicadores sociais e a avaliar com mais precisão a eficiência do apoio que prestamos às associações, uma ação que faz a diferença no desenvolvimento social na região Sul da Bahia”, destaca Izabel Bianchi, coordenadora de Responsabilidade Social da Veracel.

Grupo de mulheres da APRUNVE, conhecidas como Mulheres Guerreiras, produzem geleias, sequilhos, bolos, pães, salgados, doces, chips, entre outros itens. Todos feitos com o que é cultivado pela comunidade. Foto: Ernandes Alcântara.

Atualmente, a companhia apoia diversos projetos de agricultura familiar, investindo e beneficiando pessoas por meio dos coletivos rurais, das comunidades de pesca, de grupos de mulheres e de associações comunitárias.

É o caso da cozinha comunitária idealizada pela associação feminina criada dentro da área gerida pela Associação de Produtores Rurais Unidos Venceremos (APRUNVE), de Porto Seguro (BA). A Associação de Mulheres Produtoras Rurais Agroecológicas (AMPRA) conta com 25 associadas, conhecidas como Mulheres Guerreiras. Elas produzem geleias, sequilhos, bolos, pães, salgados, doces, chips, entre outros itens. Todos feitos com o que é cultivado pela comunidade e vendidos sob encomenda. Além disso, também oferecem café da manhã, almoço e lanche para eventos. Essa iniciativa se transformou em uma agroindústria, e a marca Mulheres Guerreiras agregou ainda mais valor aos produtos plantados, contribuindo para aumentar a renda das associadas.

Os recursos investidos pela Veracel em projetos como esse buscam ampliar o capital social da região, criando condições para identificar vocações, capacitar pessoas e dar o suporte necessário aos agricultores até que a autonomia e o protagonismo das comunidades sejam alcançados.

Fonte: Aberje

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.

Fonte: Mais Floresta

 

Informações para a imprensa

Aline Araújo (11) 96488-6904 [email protected]

Guilherme Molina (11) | 98823-3331 | [email protected]

Adriana Vera e Silva (11) | 3185-9929 | [email protected]

*Conteúdo produzido por terceiros. A equipe Agro Insight não se responsabiliza pelas informações.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram