Tratamento de sementes com CO2: o poder de uma ideia inovadora

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Chave para uma colheita bem-sucedida é o tratamento de sementes com CO2 O método de tratamento de sementes da DIOXD com CO2 permite que a semente aproveite ao máximo seu potencial genético, tornando-se extremamente eficaz no campo e proporcionando maior lucratividade para sua colheita, com um aumento de até 12% na produtividade.

Dioxd, Tratamento de Sementes

Tratamento de sementes com CO2 Depois de anos de pesquisa e trabalho em campo em todo o Brasil, a Dioxd descobriu a aplicação perfeita de dióxido de carbono (CO2) em sementes de soja e feijão.

O tratamento de sementes com CO2 faz com que a semente produza mais açúcar, que é sua fonte de energia, aproveitando ao máximo o potencial genético da semente e aumentando sua eficiência no campo. Isso resulta em maior lucratividade para a colheita, com um aumento de até 12% na produtividade.

Tratamento de Sementes O tratamento de sementes é fundamental na agricultura moderna, pois reduz a taxa respiratória, promove a absorção de carbono e mantém a relação C/N. Essa prática garante o vigor das sementes, resultando em uma germinação uniforme e crescimento saudável das plantas.

Processo Germinativo Ao aumentar a atividade da enzima PEP Carboxilase em até 14 vezes, permite uma maior quebra da reserva energética das sementes, utilizando menos recursos. Isso resulta em uma maior disponibilidade de carbono para o Ciclo de Calvin, estimulando a produção de açúcares que fornecem energia para nutrir o embrião em seu crescimento.

Crescimento Estimulamos o aumento na produção de biomassa, promovendo um crescimento vigoroso e saudável. Além disso, incentivamos o desenvolvimento de um sistema radicular mais robusto, permitindo uma maior absorção de nutrientes e água do solo. Assim, o tratamento de sementes possibilita a máxima extração do potencial genético das plantas, otimizando seu desempenho e produtividade.

Sobre a Dioxd

A Jornada da Dioxd começou em 2013, quando João Barboza, ainda estudante do ensino médio, participou de uma feira de ciências com o objetivo de ajudar a resolver o problema da poluição atmosférica. Após muito estudo e experimentação, surgiu um projeto relacionado ao agronegócio, explorando o uso do dióxido de carbono (CO2) na agricultura. O projeto envolvia uma abordagem simples: uma mangueira subterrânea próxima às raízes das plantas que liberava CO2. Notou-se que essas plantas apresentavam um desenvolvimento melhorado. Em 2015 Iníciou-se as pesquisas com sementes. João buscou uma abordagem alternativa e descobriu o tratamento de sementes, reduzindo significativamente os custos para o cliente final. Os experimentos com sementes de rúcula mostraram resultados impressionantes.

Entre 2017 e 2018 deu-se o nascimento da DIOXD Após o grande sucesso do projeto, a iniciativa recebeu vários prêmios em feiras de ciências, nacionais e internacionais. No entanto, com o desenvolvimento do projeto e a expansão para o mercado, encontramos resistência de produtores rurais devido aos custos do tratamento. Foi então que surgiu a ideia de transformar o projeto em uma startup, dando origem à Dioxd.

Os anos de 2019 e 2020 marcou o processo de aceleração. No início de 2019, fomos acelerados pela Sociedade Rural do Paraná e, posteriormente, em 2020, a DIOXD foi selecionada pela aceleradora Cyklo Agritech da Bahia, consolidando sua posição como líder em tratamento de sementes com CO2 no Brasil e, futuramente, no mundo. Continuamos inspirados por nossa motivação inicial, um plano de negócios sólido e promissor.

O ano de 2021 foi um dos anos mais importantes para a DIOXD, quando a empresa recebeu investimentos da Agroven e GR8. Conseguimos expandir para mais 4 estados: Goiânia, Mato Grosso do Sul, Piauí e Minas Gerais. Alcançamos a marca de 500% de crescimento em um ano.

Fonte de textos e imagem –  Dioxd 20-11-2023

Para saber mais ASSISTA:

 

 

 

 

 

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: co2, empreendedorismo, Escancaragro, inovacao, pesquisa, PodCast, sementes, startup

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  
LinkedIn
YouTube
Instagram