O que é agrobiodiversidade funcional?

O que é agrobiodiversidade funcional?

Agrobiodiversidade funcional, você já ouviu falar deste termo? Talvez sim, no entanto, com uma nomenclatura diferente. A Agrobiodiversidade funcional (ABF) é a estrutura básica do que atualmente está sendo chamado de sistemas biodiversos, os quais são definidos como estratégias de integração de plantas, animais, manejos com diferentes arranjos ou formas bem como estratégias de condução, com o intuito de harmonizar o pilar econômico com o ecológico e o sistema produtivo. Como exemplos de sistemas biodiversos podemos citar os sistemas agroflorestais.

De acordo com o pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Dr. Afonso Peche Filho, a ABF refere-se a elementos da biodiversidade na escala dos campos agrícolas ou paisagens, fornecendo serviços ecossistêmicos que apoiam a produção agrícola sustentável, além de proporcionarem benefícios para o ambiente regional, global e a comunidade em geral. Este conceito vem ganhando cada vez mais destaque entre os pesquisadores, bem como para a formulação de políticas públicas e para a gestão de sistemas produtivos.

Mas, e quais atividades podem ser consideradas como elementos de uma ABF? A seguir serão listadas algumas destas atividades:

  • Agroflorestas;
  • Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF);
  • Utilização de plantas para produção de biomassa;
  • Plantio de árvores para produção de alimentos para avifauna;
  • Utilização de plantas que melhorem a estrutura do solo;
  • Uso de plantas que melhoram a fertilidade natural do solo.

Estas atividades são apenas algumas das quais Peche Filho cita em seu artigo “Sistemas biodiversos: A integração como agricultura”.

Vale destacar que o conceito de ABF não deve ser utilizado como sinônimo por exemplo de: agricultura ecológica ou agricultura orgânica.

Ficou interessado no assunto, e quer saber mais, então como dica de leitura sugiro os links que estão disponíveis ao final deste texto.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

Peche Filho, A. (2020).  Sistemas Biodiversos: A integração como agricultura. Disponível em: https://revistacampoenegocios.com.br/sistemas-biodiversos-a-integracao-como-agricultura/

Functional agrobiodiversity (2012). Disponível em:

https://ec.europa.eu/environment/nature/natura2000/platform/documents/functional_agrobiodiversity_eln-fab_publication_en.pdf

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu