Sem categoria
0

Sol construirá 123 torres com 4G em áreas de plantio de algodão no Mato Grosso

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Empresa do Grupo RZK firma parceria com Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão para levar tecnologia de análise de dados e impulsionar negócios dos agricultores

O dia a dia nas lavouras de algodão de Mato Grosso será transformado com a viabilidade de novas tecnologias com a chegada de torres de comunicação 4G da Sol, empresa do Grupo RZK. O “Projeto Algodão MT Conectado” é fruto de uma parceria com a AMPA, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, e levará mais acesso à tecnologia nas áreas de plantio para os agricultores da região. Ao longo de 2024 serão instaladas 123 torres 4G, que cobrirão as lavouras de algodão no estado.

Sol instalará 123 torres 4G no Mato Grosso para produtores de algodão

“É um projeto extremamente relevante porque estamos cobrindo a área produtiva de uma commodity de alto valor em um estado enorme. Podemos dizer que não é um projeto de conectividade, é um projeto de transformação digital, de apoio à agricultura”, explica Rodrigo Oliveira, CEO da Sol.

O principal objetivo da iniciativa é viabilizar a adesão de novas tecnologias para gerar mais insights que favoreçam o cultivo. A cobertura celular nas unidades possibilitará inovações como telemetria dos maquinários agrícolas, aplicações móveis on-line, monitoramento em tempo real da cultura e outras tecnologias que necessitem de comunicação via internet.

O projeto também possui um impacto social significativo, uma vez que as fazendas proporcionam emprego a milhares de pessoas, gerando benefícios para diversas comunidades locais. Além disso, há um vasto potencial para interconectar várias máquinas, drones e dispositivos, gerando consideráveis benefícios econômicos para a população.

“A tecnologia nas operações do campo é essencial para atingir maior produtividade e eficiência no futuro e a Sol está colocando isso em prática ao levar conectividade e digitalização ao agronegócio brasileiro. Com este projeto em conjunto com a AMPA, alcançaremos 12 milhões de hectares cobertos pela Sol, o que abrirá portas para pequenos, médios e grandes produtores”, completa Oliveira.

Na primeira fase do projeto serão entregues 37 torres, distribuídas nos seis Núcleos Regionais da AMPA. Esta fase marca o início de uma transformação significativa nas operações agrícolas, com o compromisso de proporcionar conectividade de alta qualidade para os produtores de algodão. As duas fases subsequentes do Projeto Algodão MT Conectado totalizam 123 torres de comunicação celular, a programação é concluir o projeto até o final do ano.

“De forma prática, possibilitaremos mais eficiência no uso de recursos e gestão de insumos. O monitoramento em tempo real das lavouras também evolui, o que permite uma visão detalhada das condições do campo e ajuda inclusive na mitigação de riscos. São incontáveis possibilidades de integração que ganharemos por meio da tecnologia no agronegócio”, afirma Décio Tocantins, diretor – executivo da AMPA.

Sobre a Sol

A Sol é um ecossistema de inovação onde o produtor agrícola encontra num único lugar soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural. Fundada em 2020, a empresa já possui 12 milhões de hectares em processo de implantação de cobertura 3G/4G, em todo o território nacional. Com o objetivo de aumentar a eficiência e produtividade no campo, visando os pequenos, médios e grandes produtores, as tecnologias da empresa também resultam em grande impacto social, uma vez que a rede é pública e aberta para que as comunidades alcançadas pela área coberta desfrutem dos benefícios da conectividade, e geram vantagens econômicas e ambientais ao produtor ao permitir a otimização dos recursos necessários às atividades agrícolas.

Fonte da imagem: mobiletime 24/02/2024

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram