AgronegóciosEspecialistasProf. Dr. Omar Sabbag
0

Eficiência como um dos pilares da gestão rural

Eficiência como um dos pilares da gestão rural

Uma propriedade rural também deve ser considerada uma empresa e, assim, ser bem administrada em seu patrimônio, com seus principais recursos de produção: terra, trabalho e capital, além da tecnologia incorporada. E administrar bem representa a eficiência, ou seja, a capacidade de produzir mais com menos, considerando a otimização em tudo que se produz.

Para melhor compreensão, o fator terra corresponde à boa utilização da mão de obra e insumos destinados à produção vegetal ou animal, considerando a sustentabilidade e a capacidade produtiva em termos de suficiência. Vale destacar que a eficiência não se traduz em obter o melhor resultado econômico, pois este é um objetivo que reflete na eficácia.

Nesse sentido, a eficiência também corrobora para um melhor uso dos materiais (insumos) e horas de trabalho no ciclo produtivo, bem como evita desperdícios e/ou falhas no processo, que por consequência, refletem em melhor rentabilidade ao produtor.

Assim, o fator trabalho é condizente à capacitação contínua de proprietários e/ou colaboradores, considerando a relação direta com os investimentos de capital, como máquinas, implementos e benfeitorias. Neste cenário, por exemplo, uma nova aquisição de uma colheitadeira, sem o conhecimento adequado de operação, não refletirá em sua melhor capacidade operacional de campo (colheita), ou seja, o investimento passa a ser custo!

Em síntese, a transferência de conhecimentos, habilidades e, sobretudo, da gestão aliada à eficiência (a qual poderei exemplificar quantitativamente em outra publicação) infere que nem sempre quem possui melhor resultado econômico tem melhor desempenho. Afinal, o empresário rural deve ser o detentor do controle gerencial da atividade, que por si só, deve ser bem administrada.

Omar Jorge Sabbag

Palestrante e Pesquisador em Economia e Gestão do Agronegócio – UNESP

[email protected] / (18) 99709-4631

Veja mais:30

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , , ,

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

julho 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu