Preservação ambiental no Brasil: 66% da área preservada?

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

A afirmação de que 66% do território brasileiro é preservado, protegido ou conservado encontra suporte em alguns dados, é alvo de críticas. Segundo a Embrapa, essa porcentagem inclui áreas protegidas legalmente, áreas preservadas dentro de propriedades rurais e outras formas de conservação ambiental. No entanto, esta afirmação é contestada por algumas fontes e organizações ambientais.

Por exemplo, críticos apontam que, embora uma grande parte da vegetação nativa seja legalmente protegida, a realidade no terreno pode ser diferente devido à alta taxa de desmatamento e degradação ambiental, especialmente na Amazônia e no Cerrado. Estudos indicam que o Cerrado, que é crucial para a biodiversidade e como sumidouro de carbono, já perdeu mais da metade de sua vegetação nativa, e o que resta está fragmentado e ameaçado por atividades agrícolas e pecuárias intensivas​.

Além disso, a taxa de desmatamento na Amazônia, apesar de ter apresentado uma queda recente, ainda é preocupante. A área desmatada é significativa, e a persistência dessa prática ameaça transformar grandes áreas da floresta em ecossistemas de savana, o que teria graves consequências para o armazenamento de carbono, a biodiversidade e os padrões de precipitação​.  Portanto, enquanto os dados oficiais destacam um alto percentual de área preservada, a situação real é complexa e envolve desafios contínuos de conservação e manejo sustentável do território brasileiro.

QUER SABER MAIS? Assista o vídeo do Escancaragro! Preservação ambiental, animais em extinção, a contribuição do Parque Vida Cerrado e outros assuntos para lá de interessante! Só apertar o play abaixo, dar like, se inscrever e refletir sobre esse complexo e necessário assunto.

MIRANDA, Evaristo E. de. Vegetação protegida, preservada e conservada no Brasil. Canal Rural, 25 out. 2017. Disponível em: Embrapa 09/07/2024. Acesso em: 09 jul. 2024.

BUTLER, Rhett A. Deforestation in the Amazon rainforest continues to plunge. Mongabay, 05 jul. 2023. Disponível em: Mongabay 09/07/2024Acesso em: 09 jul. 2024.

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Amazônia, degradação ambiental, Desmatamento, preservação, vegetação nativa

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram