EspecialistasMsc. Priscila Amaro
0

Uso de nematoides como bioindicadores de qualidade ambiental

Nem todos os nematoides são vilões!

Ao contrário do que se imagina a maioria dos nematoides presentes na natureza não são vilões (parasitas de plantas), a grande maioria tem outra fonte de alimentação e podem nos trazer muitas respostas em relação a qualidade do solo.

Os estudos com comunidades de nematoides já é uma realidade fora do país, no Brasil esses estudos tem aumentado nos últimos anos, porém de forma bem lenta, devido a falta de nematologistas que trabalhem diretamente com taxonomia de nematoides, que é essencial para esse tipo de estudo.

Mas afinal, o que os nematoides podem nos dizer a respeito da qualidade ambiental?

Os nematoides são considerados bioindicadores de qualidade ambiental do sol, por apresentarem características específicas que enquadram esses organismos nessa categoria. O objetivo desse artigo é mostrar como os nematoides podem ser usados como bioindicadores.

1. NEMATOIDES COMO BIOINDICADORES

Para entender melhor como funciona esses estudos é necessário mencionar a divisão dos nematoides na natureza. A comunidade engloba todos os nematoides, independente do hábito de alimentação, é composta por nematoides de vida livre (não parasitas de plantas) e parasitas de plantas.

Os estudos utilizando os nematoides como bioindicadores consideram os nematoides bacteriófagos (se alimentam de bactérias), predadores ou carnívoros (se alimentam de outros nematoides), fungívoros (se alimentam de hifas de fungos), onívoros (tem mais de uma fonte de alimento) e os parasitas de plantas.

A proporção de cada grupo nos dá respostas diferentes, nos mostra a situação de um agroecossistema ou sistema natural. Esses estudos são baseados em dados qualitativos (identificações taxonômicas dos nematoides) e quantitativos (abundância de cada tipo de nematoide).

 Por que os nematoides são considerados bons indicadores?

  • São encontrados em qualquer ambiente que forneça uma fonte de carbono orgânico, em diversas condições climáticas e tipos de solo, em ambientes que variam de equilibrado a extremo distúrbio ambiental.
  • Não migram rapidamente em situação de estresse, sendo que muitas espécies apresentam capacidade de sobrevivência em condições extremas, como falta de oxigênio, congelamento e desidratação, ocupando posições-chave nas redes alimentares do solo.
  • Suas características morfológicas internas podem ser vistas sem dessecação, pois esses organismos são transparentes, o que facilita a identificação do hábito alimentar através da observação da cavidade bucal e esôfago, além de responderem rapidamente à perturbação e ao enriquecimento nutricional do solo.

Levando em consideração o fluxo de energia, os nematoides poderiam ser considerados pouco importantes, mas, nas cadeias alimentares, consumidores como os nematoides são considerados importantes (Figura 1), principalmente na regulação de taxas ou velocidade das transformações, como na decomposição da matéria orgânica.

Figura 1. Funções ecológicas dos nematoides no solo (Nema no Campo)

2. ESTUDOS DE DIVERSIDADE COM NEMATOIDES

Para estudos de diversidade é necessário o conhecimento de taxonomia de nematoides para identificação dos nematoides que ocorrem em cada sistema que será analisado, a identificação por caracteres morfológicos ainda é relevante e essencial para a qualidade desses estudos, porém, a dificuldade de se encontrar profissionais que são especialistas em taxonomia é um desafio, ainda temos um longo caminho a percorrer para o avanço desses estudos.

Para mensurar a comunidade são utilizados alguns índices: abundância, frequência, similaridade, riqueza, Índice de Shannon-Weaver, Índice de Equitabilidade ou Uniformidade, Índice de maturidade, entre outros.

Também são utilizados parâmetros ecológicos após as identificações dos nematoides, como: Maturidade ecológica, estrutura trófica (distribuição dos grupos de acordo com o hábito de alimentação), condição de cadeia trófica, perturbação ambiental.

3. IMPORTÂNCIA DOS NEMATOIDES NOS ESTUDOS MICROBIOLÓGICOS DO SOLO

Os nematoides e os demais microrganismos têm muito a nos contar a respeito do solo, o futuro da agricultura é se tornar cada vez mais detalhista, e os nematoides apresentam grande potencial de nos indicar como está a situação do solo em diferentes ambientes.

Análises microbiológicas ou bioanálises do solo começam a se tornar uma realidade no Brasil, a bioanálise lançada pela Embrapa no último ano, considera a quantificação dos microrganismos numa amostra de solo, os nematoides são considerados nesse tipo de análise, só que de maneira geral, não separando-os em grupos.

O estudo detalhado dos nematoides pode nos trazer respostas específicas sobre a qualidade ambiental, nos ajudando a melhorar as condições para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.

4. CONSIDERAÇÕES

Por se tratar de um grupo muito diverso, os nematoides têm potencial para nos ajudar a entender a dinâmica dos microrganismos no solo e como melhorar a qualidade dos agroecossistemas.

Conhecer todas essas possibilidades, nos abre um leque de opções para estudos mais detalhados de tudo que está envolvido na microbiota dos nossos solos.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

– DISSERTAÇÃO: PRISCILA MOREIRA AMARO, Efeito de práticas de manejo em comunidades de nematoides em áreas agrícolas e em testes in vitro. Disponível para compra em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7585991#

– BROWN, D.J.F.; FERRAZ, L.C.C.B. Nematologia das plantas: fundamentos e importância. Manaus: Norma Editora, 2016. 251 p. Disponível em: http://www.nematologia.com.br/files/livros/1.pdf

– BLOG GIOVANI ARIEIRA. Por que os nematoides são bons bioindicadores. Disponível em: https://nematobrasil.blogspot.com/2011/06/por-que-os-nematoides-sao-bons.html

BioAS Tecnologia de Bioanálise de solo EMBRAPA. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/6047/bioas–tecnologia-de-bioanalise-de-solo-

 

 

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu