EspecialistasProf. Dr. Omar Sabbag
0

Tecnologia na análise de grãos proporciona maior nível de informação ao produtor

Tecnologia na análise de grãos proporciona maior nível de informação ao produtor
Especialistas
Especialistas
Tecnologia na análise de grãos proporciona maior nível de informação ao produtor
/

(Transcrição Podcast)

Olá a todos! Vamos a mais um podcast Agro em Destaque em parceria com a Agro Insight, conteúdo de qualidade disponível em um só lugar.

Vamos ao nosso podcast de hoje. Olha, falando da importância da tecnologia, que pode aperfeiçoar análise de grãos. Afinal de contas, o produtor rural, ele também é um gestor. Então ele precisa trabalhar com ferramentas tecnológicas para aumentar o desempenho de qualidade daquilo que se produz.

Então como muitos de vocês sabem, o Brasil ele se tornou uma potência mundial dos grãos, então a safra 2020/21 deverá atingir aí 262 milhões de toneladas. Somente na cultura da soja, um novo recorde estimado em 135 milhões de toneladas. Esses resultados são impressionantes, afinal de contas né, estamos considerando o avanço em pesquisa, manejo, cultivares e é claro, a tecnologia inserida no processo produtivo.

Para que vocês possam ter uma ideia, entre a safra de 1990 até 2020, a área plantada cresceu 82%, e a produção avançou 350%. Então é claro né, pensando na produtividade e facilidade já existem inclusive empresas que desenvolvem tecnologias que ajudam a certificar a origem vegetal dos grãos, e uma delas inclusive a chamada Grão Certo, que classifique faz o raio-x dos grãos e ainda sim também pode ser que esta tecnologia seja também muito útil produtor. Por quê? Porque ela é portátil e permite também a análise dos grãos no campo. Então essa tecnologia de precisão, ela utiliza inteligência artificial, ou seja, ela faz a classificação dos grãos de forma automatizada, substituindo a forma manual, e reduzindo a interferência humana no processo, reforçando é claro, a imparcialidade. Dessa forma, então esta tecnologia ela veio para uniformizar e classificar os produtos de origem vegetal, possibilitando o acompanhamento online em tempo real na palma da mão do produtor. Olha que maravilha!

Já também essa solução, né outra solução que é portátil, ela analisa em poucos minutos os teores de proteína e óleo dos grãos de soja. Então, por meio dessas análises é possível determinar em poucos minutos alguns principais atributos do grão, e isso não é verdade, proporcionará maior poder de decisão dentro da cadeia produtiva. Vale destacar que este equipamento utiliza a tecnologia de infravermelho próximo e afere os números em poucos minutos.

Lembrando que essas duas tecnologias, tanto de raio X como essa tecnologia portátil ali no campo, com o uso de infravermelho, já estão disponíveis comercialmente em todas as regiões produtoras do Brasil.

Em síntese, a ciência que produz o conhecimento propicia o avanço da tecnologia para as análises de grãos, em relação a sua classificação, de forma auxiliar os produtores avaliarem a sua produtividade e claro aumentar a qualidade daquilo que se produz.

Muito obrigado a todos!

Acompanhe as nossas podcast e também siga no canal Agro Insight no Instagram.

Professor Omar Sabbag.

 

 

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

outubro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu