Evento da ONG Alianima marca lançamento do “Observatório do Peixe”, com presença de Paulo Faria (Ministério da Pesca e Aquicultura)
No dia 18 de setembro (quarta-feira), a Alianima, organização sem fins lucrativos dedicada a promover melhorias de bem-estar animal nas cadeias produtivas, realizará o seminário “Bem-Estar de Peixes: Questões Práticas na Produção”, marcando o lançamento da primeira edição do relatório “Observatório do Peixe”.
O evento online, que acontece a partir das 9 horas, será uma oportunidade para o setor aquícola brasileiro debater práticas mais humanitárias e sustentáveis nos sistemas de produção dos peixes. Com a presença de profissionais e especialistas dessa indústria, a programação também se destaca pela palestra de Paulo Faria, Diretor de Desenvolvimento e Inovação no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), sobre o bem-estar dos peixes no cenário das políticas públicas.
“A iniciativa é parte de um esforço contínuo da Alianima para conscientizar a sociedade e os tomadores de decisão sobre a importância do bem-estar dos peixes na produção, uma área ainda pouco considerada no país”, afirma Caroline Maia, Especialista em peixes da Alianima.
Nos últimos anos, a organização vem dialogando com parlamentares federais e representantes do MPA a respeito do bem-estar animal, além de acompanhar essa pauta na Subcomissão de Pesca e Aquicultura, na Câmara dos Deputados, e nas reuniões periódicas da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados.
Parte dessas impressões estão presentes no relatório “Observatório do Peixe”, que apresenta questões de interesse público, como:
● O aumento da piscicultura e a crescente demanda por tilápias no mercado brasileiro e internacional;
● A falta de regulamentação federal e a busca pelos compromissos corporativos sobre bem-estar de peixes.
O evento ainda fará uma imersão enriquecedora sobre a senciência em peixes, com a palestra da professora da UNESP, Dra. Eliane de Freitas. Haverá ainda a apresentação dos manuais de boas práticas na piscicultura do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), pelo professor da UPF, UFSM, UNIOESTE, Dr. Leonardo Barcellos, além da participação de Murilo Quintiliano, da FAI Farms, empresa de pesquisa e transferência de tecnologia no desenvolvimento de estratégias de produção animal sustentável.
“Esperamos que nos próximos anos, o Brasil avance na regulamentação do bem-estar desses animais aquáticos, incluindo parâmetros claros para garantir uma insensibilização adequada seguida pelo abate efetivo, bem como a proibição de práticas que causam muito sofrimento desnecessário”, diz Caroline. “A certificação de bem-estar animal, além de explicitar a dedicação dos produtores quanto ao tema, pode contribuir para a sustentabilidade ambiental”, conclui a especialista em peixes da Alianima.
“Seminário Bem-estar de Peixes: Questões Práticas na Produção”
● Data: 18 de setembro de 2024
● Horário: das 9h às 17h30
● Inscrições poderão ser feitas através deste link
Sobre a Alianima
A Alianima é uma organização de proteção animal sem fins lucrativos, que trabalha em estreita colaboração com líderes da indústria alimentícia para identificar e abordar os principais desafios enfrentados pela cadeia de produção animal. A organização oferece parcerias, consultorias e suporte técnico gratuito às empresas comprometidas em melhorar as condições de vida dos animais, auxiliando na implementação de práticas sustentáveis e de bem-estar animal. Com uma equipe especializada, fundamenta todas as suas ações e materiais em dados técnico-científicos, com o objetivo de fomentar uma indústria mais atenta e preocupada com o sofrimento animal e um consumidor mais informado sobre a origem de seus alimentos.