AgronegóciosEspecialistasProf. Dr. Omar Sabbag
0

Renda fixa vale a pena?

(Transcrição Vídeo)

Olá pessoal, tudo bem?

Sou o professor Omar Sabbag da Unesp de Ilha Solteira e atuo na área de economia e gestão do agronegócio.

Estamos dando uma sequência de vídeos sobre a importância das finanças a quem produz, e hoje eu vou falar um assunto muito importante para vocês, na verdade muitos de vocês conhece e também muitas pessoas ainda questionam, será que ainda vale a pena investir em renda fixa?

Primeiro ponto o que a gente tem que entender, é necessário ter uma reserva de emergência. Na verdade aqui eu não vou estar mostrando aqui para vocês de formam específica o que que presenta cada produto, mas é importante vocês entenderem que a renda fixa não morreu. Porque? Eu preciso ter uma reserva de emergência o que que é essa reserva de emergência na verdade nos traz? Ao mínimo que alguns especialistas dizem eu preciso ter como garantia 6 meses de salário. Então imaginem a seguinte situação: eu tenho um pró-labore de R$ 5.000 por mês, em 6 meses, 5.000 x 6 são R$ 30.000 e o que isso representa na prática? Se caso tiver alguma adversidade eu vou ter este período de fôlego para que eu possa me reestruturar na minha atividade.

Por isso a importância da reserva de emergência. Então nós temos vários produtos quando se trata aí de reserva de emergência. Nós temos além da tradicional poupança, na verdade a poupança hoje é 70% da SELIC. Ah! Mas o que é isso? A SELIC, é a taxa básica da economia, ela está em 2%, então 70% disso representa 1.4% de juros apenas ao ano. Na verdade, a poupança perde para inflação.

Mas também existem outros produtos de renda fixa e alguns produtos são isentos de Imposto de Renda e outros tem a cobrança do Imposto de Renda, de maneira evidentemente regressiva. Vou explicar alguns termos aí para vocês, por isso que é importante a gente começar a entender. Então além da poupança, eu tenho os CDs no banco, vale a pena você inclusive conversar né com o gerente, enfim, eu tenho os LCIs e os LCAs. Os LCAs, por exemplo, são letras de câmbio voltadas, na verdade letras de crédito voltadas ao agronegócio, a atividade de vocês. O que é interessante, é que são isentos de imposto de renda e a rentabilidade é um pouco maior, é claro, do que a poupança.

Então quando se fala em renda fixa, falando-se em reserva de emergência, também é importante a gente poder compactuar que alguns produtos têm liquidez imediata, alguns você precisa esperar um período de carência para poder resgatar o seu dinheiro. Além disso tem o investimento no tesouro direto, que também é uma das formas aí de melhor rentabilidade ainda nesse cenário aí de renda fixa, no entanto, como se diz na economia, tudo tem um preço, nada é de graça, ou seja, não existe almoço grátis. Então muitas vezes você pode ter uma maior rentabilidade, só que você tem que deixar o seu dinheiro evidentemente investido sem poder mexer por um determinado período dentro daquele estabelecimento.

Tá bom pessoal, então essa é a dica que eu falo para vocês, de investir em renda fixa, ainda ela não morreu e se faz necessário para ter uma possível reserva de emergência numa adversidade que tem aí, uma necessidade de uso que você faça desse dinheiro.

Tá certo! Então grande abraço a todos aí! Desejo mais uma vez aí sucesso, acompanha os nossos vídeos e eu vou falar rapidamente a importância também de alguns outros produtos já existentes, principalmente para quem pensa em investir em função daquilo que está produzindo, até o nosso próximo vídeo!

 

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu