Notícias
0

Nova cultivar de trigo de sequeiro para o Cerrado é alternativa de sucessão para a soja

Investimento no Agro

(Curadoria Agro Insight)

Considerada uma das melhores alternativas para cultivo de trigo de sequeiro no Cerrado, a cultivar BRS 404 foi apresentada pela Embrapa a cerca de 80 produtores, técnicos e consultores rurais nesta terça-feira (05) na fazenda Capão Seco, região do PAD/DF.

A apresentação técnica da Embrapa foi feita pelo pesquisador Jorge Chagas, que apresentou informações relacionadas à cultivar BRS 404, lançada em 2015 para a região do cerrado do Brasil Central (Minas Gerais, Goiás e DF). “Essa cultivar tem como destaque o ciclo precoce e a tolerância à seca e ao calor, além de ter um grão de excelente qualidade tecnológica, sendo classificado como trigo pão”, afirmou. Além das caracterísitcas da cultivar, o pesquisador também apresentou o manejo agronômico desenvolvido para ela. Foi indicada a melhor época de semeadura para a região, a densidade ideal e o manejo da adubação, com destaque para a adubação nitrogenada.

O pesquisador Jorge Chagas também enfatizou os benefícios para o sistema de produção do cultivo do trigo safrinha após o cultivo da soja. “Essa sucessão de culturas ajuda no controle de plantas daninhas por meio da rotação de princípios ativos de herbicidas, controle de plantas tigueras ‘RR’ e na supressão pelo cultivo e pela palhada. Também ajuda a quebrar o ciclo de pragas e doenças, principalmente de fungos de solo”, explicou o especialista.

Segundo ele, a inserção do trigo no sistema também abre oportunidade para o cultivo de sojas de ciclos médios e tardios, já que esta cultivar é indicada para o cultivo na segunda quinzena de março nessa região. “Sojas de ciclos médios e tardios tendem a ser mais produtivas do que as sojas de ciclos precoce e super precoce. Assim, o produtor pode ganhar na soja e, depois, no trigo, conseguindo boa rentabilidade, mesmo em anos secos como este”, afirmou. De acordo com o pesquisador, a cultivar BRS 404 entra como mais uma ferramenta disponível ao produtor, trazendo vários benefícios ao sistema soja/trigo na região, e é uma boa oportunidade para a diversificação dos cultivos, reduzindo riscos.

Folder BRS 404

Clique aqui

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

– SÓ e SILVA, M.; SOARES SOBRINHO, J.; ALBRECHT, J. C.; CHAGAS, J. H.; CAIERÃO, E.; MORESCO, E. R.; CASTRO, R. L. de; NASCIMENTO JUNIOR, A. do; EICHELBERGER, L.; GUARIENTI, E. M.; MIRANDA, M. Z. de; MACIEL, J. L. N.; SANTANA, F. M.; RIBEIRO JUNIOR, W. Q.; SCHEEREN, P. L. BRS 404 – nova cultivar de trigo de sequeiro para o cerrado brasileiro. Embrapa Trigo. 2015.

– SÓ e SILVA, M.; CHAGAS, J. H.; SOARES SOBRINHO, J.; MORESCO, E. R.; ALBRECHT, J. C. BRS 404: a melhor alternativa para cultivo de sequeiro no cerrado. Passo Fundo: Embrapa Trigo. Folder. 6 p.

 

 

 

 

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu