CuradoriaEspecialistasNematóides
0

Nematoides em culturas anuais

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Manejo de nematoides em culturas anuais

Priscila Moreira Amaro

Engenheira Agrônoma Nematologista, CEO Nema no Campo

As culturas anuais como soja e milho são atacadas por nematoides, recentemente a Syngenta em parceria com a Agroconsult e Sociedade Brasileira de Nematologia, divulgaram um estudo completo sobre as projeções de danos causadas pelos nematoides, onde os danos chegam a 65 bilhões de reais em 2021, onde a cada 10 safras de soja uma é perdida para os nematoides.

            Mas por que essas perdas são tão expressivas?

Primeiro porque a soja e o milho, além de outras culturas anuais como algodão e culturas de inverno são suscetíveis às principais espécies de nematoides presentes nas áreas agrícolas.

Reveja nosso artigo “Nematoides na cultura da soja” e confira mais alguns motivos para a multiplicação dos nematoides ser intensificada na cultura da soja.

1.  PRINCIPAIS NEMATOIDES NAS CULTURAS ANUAIS

O gênero Meloidogyne, assim como para outras culturas, também ocorre na soja, milho, algodão e culturas de inverno, as espécies que mais ocorrem na cultura são: o Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica, exceto para cultura do algodão que não é parasita por M. javanica, somente M. incognita.  

Além do nematoide de galhas, o nematoide das lesões, Pratylenchus brachyurus e o nematoide reniforme, Rotylenchulus reniformis também são importantes para algumas das culturas anuais citadas anteriormente. Mais recentemente o nematoide espiralado, Helicotylenchus dihystera tem aumentado em áreas de soja, milho, algodão e algumas outras culturas em todas as regiões produtoras do Brasil e também no país vizinho Paraguai. Além do nematoide espiralado, o nematoide conhecido como falso espiral, Scutellonema brachyurus tem aumentado nas áreas de soja e milho em algumas regiões do país como Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e também no país vizinho, Paraguai. (Tabela 1).

 Tabela 1. Principais espécies de nematoides importantes para as culturas anuais no Brasil.

Cultura Meloidogyne incognita Meloidogyne javanica Pratylenchus brachyurus Rotylenchulus reniformis Helicotylenchus dihystera Scutellonema brachyurus
Soja*

x

x x x x

x

Milho*

x

x x x

x

Algodão

x

x x x

Culturas de inverno*

x

x x x

* Reação variável entre as cultivares da cultura.

Fonte: Nema no Campo

 2. FERRAMENTAS DE MANEJO PARA CULTURAS ANUAIS

Quando pensamos no sistema produtivo brasileiro, sempre temos a sucessão de soja-milho ou soja-milho-algodão no Cerrado, e soja-milho e cereais de inverno nas regiões com temperaturas mais amenas, em todos esses sistemas temos alimento para o nematoide o ano todo, por isso as ferramentas de manejo, são utilizadas visando a redução da população de nematoides a fim de, um melhor convívio, podemos chamar isso de manejo de convivência, visto que a eliminação total dos nematoides é praticamente impossível.

Para que o manejo seja feito de forma assertiva, é importante criar estratégias buscando sempre conviver os nematoides numa área infestada. Por que conviver? É certo que os nematoides não são exterminados completamente de uma área, isso é praticamente impossível de acontecer. As ferramentas de manejo integrado são empregadas a fim de diminuir danos potenciais e aumentar a produtividade na área, produzir razoavelmente mesmo com a presença de nematoides.

As ferramentas de manejo integrado podem ser divididas em: Manejo genético, Manejo químico, Manejo biológico e Manejo cultural. 

Se você quer aprender a planejar de forma assertiva o manejo de nematoides para culturas anuais, se inscreva agora mesmo no Mini Curso da Nema no Campo que irá ocorrer no dia 17/01 às 19:30h, pelo link: https://bit.ly/3Zr0d2d

E se você quer Descomplicar os nematoides com temas do básico ao avançado pode começar agora mesmo o curso especial da Nema no Campo que se chama: Descomplicando os Nematoides, composto de 25 aulas gravadas divididas em módulos + aulas extras e também vários bônus como: grupo perpétuo no Whatsapp para tirar dúvidas e interação + apostilas de todos os módulos e vários outros materiais extras.

Descomplicando os Nematoides – do básico ao avançado

Domine de uma vez por todas o Manejo de Nematoides! Com o curso Descomplicando os Nematoides você irá saber o que fazer para combater esses inimigos invisíveis que tanto trazem prejuízos para agricultura.

Acesse o curso, clicando aqui

 3. CONSIDERAÇÕES

O manejo de nematoides nas culturas anuais deve ser planejado a longo prazo,  medidas a curto prazo não trazem bons resultados quando o problema são nematoides. Quando temos nematoides na área o manejo na cultura principal que na maioria dos casos é a cultura da soja, se torna obrigatório, utilizando uma cultivar resistente, produtos biológicos ou químicos, ferramentas como a rotação de culturas podem ser utilizadas na safrinha ou entressafra.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

– AGROFIT. Nematicidas biológicos. Disponível em: http://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons

– AGROFIT. Nematicidas químicos. Disponível em: http://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons

– BROWN, D.J.F.; FERRAZ, L.C.C.B. Nematologia das plantas: fundamentos e importância. Manaus: Norma Editora, 2016. 251 p. Disponível em: http://www.nematologia.com.br/files/livros/1.pdf

– FERRAZ, S.; FREITAS, L.G.; LOPES, E.A.; DIAS-ARIEIRA, C.R. Manejo Sustentável de Fitonematoides. Viçosa: Editora UFV, 2011. 304p. Disponível para compra em: https://www.editoraufv.com.br/produto/manejo-sustentavel-de-fitonematoides/1108956

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: M. incognita, M. javanica, Meloidogyne, Pratylenchus brachyurus, Rotylenchulus reniformis

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram