Há umas três semanas escrevi um texto questionando vocês leitores, sobre o que era agricultura sintrópica. Escrevi um pouco sobre o tema e deixei dois vídeos como indicação para quem gostaria de se saber mais sobre o assunto. Nesta semana, irei abordar um pouco mais sobre o tema e deixar a indicação de um livro e alguns links de vídeos que abordam sobre o livro e sobre o tema, para quem tiver interesse em se aprofundar no assunto e/ou até mesmo sanar as suas curiosidades sobre o tema.
O livro que indico é “AGRICULTURA SINTRÓPICA SEGUNDO ERNST GÖTSCH”, cujo autores são: José Fernando Dos Santos Rebello & Daniela Ghiringhello Sakamoto. O Livro destaca técnicas desenvolvidas pelo agricultor e pesquisador Ernst Götsch, por meio de fotos, gráficos, ilustrações e textos. Ernst é reconhecido como um dos mais importantes pesquisadores em sistemas agroflorestais das Américas. E foi através do conhecimento gerado pelas suas pesquisas e por suas percepções, que se deu origem a uma nova forma de agricultura, o qual foi denominada de agricultura sintrópica. Que é uma agricultura de informação e processos, e não de insumos.
Com relação ao livro, este está estruturado em 8 capítulos, cuja finalidade é apenas para facilitar a leitura, portanto não estão em uma hierarquia de importância, pois todos os pontos elencados são extremamente importantes e devem estar presentes sempre ao mesmo tempo para o sucesso dos plantios. No começo do livro tem uma breve história sobre Ernst Götsch e como introdução se tem a explicação do que é sintropia. Além de esclarecer o motivo pelo qual Ernst abandonou o termo “agrofloresta” e passou a utilizar o termo “agricultura sintrópica”. Dentre os capítulos deste fantástico livro, temos:
1 – Foco na fotossíntese;
2 – Dinâmicas da sucessão natural usadas como ferramentas;
3 – Solos cobertos e plantios adensados;
4 – Capina seletiva e podas;
5 – Concentrar energia e gerar biomassa de forma eficiente;
6 – Ecofisiologia e função ecofisiológica das plantas;
7 – Sincronizar os plantios;
8 – Tentar enxergar o que cada ser está fazendo de bom;
E por fim, como considerações finais os autores do livro destacam que “para se ter sucesso na implantação e no manejo de sistemas sintrópicos, dois pontos são fundamentais”:
1) Conhecer profundamente todas as técnicas e princípios da agricultura sintrópica;
2) Conhecer as necessidades e características de todas as plantas cultivadas que crescem bem na região, juntamente com todas as plantas nativas e exóticas que vão bem ali.
Ainda, de acordo com os autores do livro, esse conhecimento implica a valorização e o resgate do saber local e tradicional, importante base para o sucesso de cultivos. Com esse olhar sintrópico do mundo, não há dúvidas de que estaremos cada vez mais aptos a construir sistemas semelhantes em sua forma, função e dinâmica às florestas originais do nosso lugar.
E Por fim, mas não menos importante, o livro é praticamente encerrado com os critérios para medir a sustentabilidade dos sistemas sintrópicos, proposto por Ernst Gösch.
O livro, é rico em detalhes, trazendo aos leitores imagens e ilustrações, o que facilita a compreensão. As Imagens que fazem o fechamento do livro são da fazenda olhos d’água, local onde Ernst Götsch reside, o qual recuperou 340 hectares de floresta na mata atlântica, sendo um dos lugares com maior taxa fotossintética do bioma, segundo o IBAMA.
Este é o primeiro livro publicado no Brasil que reúne e sistematiza os ensinamentos de Götsch, suíço que migrou para o Brasil no começo da década de 1980.
Vídeo recomendado: Por que a Agricultura Sintrópica Funciona?
O livro está disponível para compra no link: https://www.lojaplantandoflorestas.com/
1 Comentário. Deixe novo
Muy interesante esta modalidad de trabajo comunitario y ecosistémico, estoy interesado en realizar el curso que ustedes ofrecen, trabajo con comunidades indígenas del amazonas y resto de Colombia, muchas gracias por enviar información del siguiente curso, los felicito.