CuradoriaIrrigação
0

Wikirriga: conheça a plataforma de conhecimento sobre agricultura irrigada

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

 -

A irrigação é a principal usuária de recursos hídricos, e talvez esse fato torne mais difícil para a sociedade a compreensão de sua importância. Mas é justamente por esse motivo que a comunicação e a disponibilização de conhecimento são tão importantes. A falta de uma comunicação adequada com a sociedade é um dos principais entraves ao desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada. É fundamental melhorar a interlocução do setor agrícola com a sociedade, principalmente quanto ao uso dos recursos hídricos.

A disseminação de informações incorretas contribui para o aumento da polarização do debate sobre a agricultura irrigada. A água, principal insumo da produção de alimentos, é sinônimo de diálogo, de compartilhamento e de integração. A falta de comunicação coloca os usuários de recursos hídricos em posições antagônicas: ao invés de cooperarem entre si, entram em disputas muitas vezes desnecessárias. A água não deve ser geradora de conflitos, mas sim de oportunidades para o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Nesse sentido, é preciso divulgar informações corretas com base em dados técnicos e análises consistentes, que possam ser atualizados continuamente. Essa é a premissa do Wikirriga, uma plataforma on-line e gratuita de conhecimento sobre agricultura irrigada, criada com o objetivo principal de disponibilizar à sociedade brasileira conhecimentos atuais sobre a agricultura irrigada.

Dois princípios básicos e fundamentais nortearam a criação do Wikirriga:

  • uso de ferramenta colaborativa, que possibilite que o conhecimento agregado à plataforma seja dinâmico, ou seja, continuamente atualizado;
  • conhecimento de fácil acesso e gratuito para a sociedade. Como disse Ricardo Almeida, CEO da empresa Netafim, o Wikirriga é um “livro social” que permite deixar à sociedade a oportunidade de constante atualização.

Com o Wikirriga, o conhecimento sobre agricultura irrigada estará disponível e acessível a toda a sociedade. Além disso, esse conhecimento será constantemente atualizado por uma rede de profissionais da área – os denominados editores associados e colaboradores, provenientes de instituições como a Embrapa e universidades.

Na comunicação, a mensagem do emissor produz sentido e gera valor para o receptor, num processo que se retroalimenta. Dessa forma, ao decodificar a informação técnica para a sociedade, facilitando o acesso e a apreensão do conhecimento, a comunicação contribui decisivamente para diferenciar o fato do mito. Os debates sobre a melhor forma de se utilizar os recursos hídricos sempre existirão, principalmente em regiões com baixa disponibilidade hídrica. Nesses casos, embora não esteja prevista na política de recursos hídricos, a comunicação é, sem dúvida, um dos principais instrumentos da gestão. Informar com qualidade contribui para redução de conflitos pelo uso de água.

Espera-se que o Wikirriga possa, portanto, contribuir para melhorar o conhecimento sobre a agricultura irrigada e envolver a comunidade acadêmica e técnica na atividade de socializar o conhecimento.

A plataforma pode ser acessada no endereço: https://wikirriga.com.br/.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

Artigo – Wikirriga: plataforma de conhecimento sobre agricultura irrigada aberta à sociedade. Manejo de Recursos Hídricos. Junho de 2023.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: irrigação, Irrigação e drenagem, Wikirriga

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram