Curadoria
0

VisionFarm – Tecnologia e Inovação e Campolab, hub de inovação da FAEG/SENAR – realizam aproximação com a finalidade fortalecer ecossistema de inovação no AGRO entre Centro- Oeste e Matopiba

(Curadoria Agro Insight)

O estado de Goiás  tem uma grande e próspera região de agricultura fronteiriça com o MATOPIBA, última fronteira agrícola do país, compartilhando com o Oeste-Baiano o bioma Cerrado. Atuando nessas regiões a startup que nasceu em Goiás e se consolidou em Luís Eduardo Magalhães –  BA, quer fortalecer o ecossistema de inovação do AGRO  criando elo entre o MATOPIBA e o Centro–Oeste.

Com o intuito de fortalecer o ambiente  de inovação e ecossistema de Goiás e todo Centro – Oeste, A VisionFarm – Tecnologia e Inovação apresentou ao  CampoLab  que é um ambiente de inovação em que o Sistema Faeg/Senar faz a integração entre o produtor rural e as agritechs, startups focadas no agronegócio, o CYKLOPE – Manejo de Resistência, solução com foco no aprimoramento do Manejo Integrado de Pragas (MIP) dedicado ao controle de plantas daninhas e insetos.

Agtechs  são modelos de negócios que oferecem diversos tipos de soluções tecnológicas para o campo, mas tem uma certa dificuldade de chegar até o produtor rural. O Senar Goiás é um incentivador do empreendedorismo através desse tipo de tecnologia e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), está sempre levantando as demandas do meio rural.

O Ecossistema de Inovação

A VisionFarm – Tecnologia e Inovação é uma startup que iniciou suas pesquisas em 2019 e em 2020 se inscreveu e participou da seleção do Batch 2021 da CYKLO – AGRITECH, uma das maiores aceleradoras de startups para o agronegócio do país, tendo como investidores Fundos de investimentos como a SP ventures, Fundo Bossa Nova VC e grandes corporações do agronegócio da região do MATOPIBA, última fronteira agrícola do Brasil. Para desenvolver o CYKLOPE – Manejo de Resistência a startup recebeu um  investimento no valor de 200 mil. A solução trás recursos de Inteligência Artificial que ajuda na identificação de plantas daninhas e insetos, na gestão das aplicações dos defensivos gerando históricos e informação que ajudarão o produtor a evitar a resistência aos herbicidas e inseticidas disponíveis no mercado.

O projeto ainda contou com a participação da Unifaafh, instituição de ensino superior de Luís Eduardo Magalhães – BA, uma das maiores do oeste baiano que em parceria com a VisionFarm, cedeu laboratórios e teve professores e alunos envolvidos na pesquisa, onde foram registrado mais 80 mil imagens de alguns insetos de grande relevância na agricultura para compor a base de dados e o treinamento da Inteligência Artificial. Na mira de grandes players do setor, a solução da VisionFarm para o Manejo Integrado de Pragas já começou a ser sondada também por multinacionais do setor como a companhia FMC Agrícola.

O CYKLOPE – Manejo de Resistência é uma solução que protege tecnologias, ajuda a evitar desperdícios e percas financeiras, além de proporcionar uma ferramenta de aprimoramento do manejo e monitoramento das lavouras, oferecendo ainda Imagens de Satélite e tecnologia NDVI  para que consultores agronômicos, gerentes e proprietários de fazenda consigam ter o controle da lavoura na palma da mão!

A Solução

Já disponível nas versões, Android e IOS a solução ainda conta com uma plataforma web, onde todas as informações podem ser gerenciadas, com modelos estatísticos, ferramentas de geolocalização para acompanhamento do monitoramento em tempo real e interação com agricultura de precisão sendo possível exportar arquivos de mapas e coordenadas geográficas para outras aplicações.

“A aproximação com a CampoLab e os sistema FAEG / SENAR, para nós tem gostinho de volta pra casa, somos goianos e atuamos na consultoria agronômica a vários anos em Goiás, agora chegou a hora de retribuir ao agro do nosso estado oferecendo nosso produto de forma democratizada para que a atividade continue e franca evolução e suportando com base forte a economia do nosso país….. iniciamos uma conversa e buscamos parceiros como o CAMPOLAB e a FAEG pra difundirmos juntos nossa tecnologia e fortalecer o AGRO4.0 em Goiás”, ressalta o Engenheiro Agrônomo Ulysses Remy, um dos sócios da VisionFarm – Tecnologia e Inovação e coordenador do Projeto CYKLOPE – Manejo de Resistência.

A coordenadora de startups da Campolab, Lorena Carvalho conheceu o sistema do CYKLOPE – Manejo de Resistência,  a história de sua criação e aplicação no mercado. “Vamos levar o projeto ao nosso comitê técnico e ver a viabilidade de iniciarmos um trabalho em parceria entre a CampoLab e a VisionFarm, difundindo novas tecnologias e fortalecendo nosso ecossistema de inovação em Goiás”.

Onde Encontrar:

Para baixar os aplicativos é necessário entrar nas plataformas Android e IOS pelos links:

Acesse o Link para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.visionfarm.cyklope
Acesse o Link para IOS: https://apps.apple.com/us/app/cyklope/id1609934160

 

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , , , , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

maio 2022
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu