CuradoriaMercado
0

Uma em cada quatro cooperativas do Brasil é do setor de agronegócios, aponta OCB

Princípios de riqueza e o agronegócio

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Anuário da Organização aponta que elas somam 1 milhão de cooperados e empregam 250 mil trabalhadores, quase o dobro do segundo colocado


Uma em cada quatro cooperativas no Brasil é do setor agropecuário. Segundo o anuário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o País conta com 1.185 cooperativas de agronegócios, o que representa 25% das 4.693 associações nacionais. Elas somam 1 milhão de cooperados e 250 mil trabalhadores. No mundo, de acordo com o anuário, o agronegócio responde por 32% das 300 maiores cooperativas. 

Cooperativas do agro no Brasil devem movimentar R$ 400 bilhões em 2022 - Sociedade Nacional de Agricultura

O mapa mundial do cooperativismo, conforme informações da OCB, tem 3 milhões de associações e 1 bilhão de cooperados, o que corresponde a 12% dos habitantes do planeta, e 280 milhões de trabalhadores. Apenas as 300 maiores cooperativas somam faturamento de US 2,17 trilhões. O Brasil tem nove cooperativas entre as 300 maiores do mundo. 

O setor de agronegócios é o grande destaque do Brasil, com suas 1.185 associações, muito à frente do segundo colocado, o setor de transporte, com 886 cooperativas, de crédito, com 728, e de saúde, com 720. Também é o maior empregador dentro do cooperativismo, seus 250 mil trabalhadores representam quase o dobro dos 136 mil empregados nas cooperativas de saúde e duas vezes e meia os 99 mil funcionários das cooperativas de crédito. Em quarto lugar na lista de empregadores do cooperativismo está o setor de consumo, com 14,4 mil trabalhadores. 

“O cooperativismo é uma importante ferramenta para o agronegócio no Brasil, está presente em todas as regiões e contribui efetivamente para consolidar o país como um dos maiores produtores do planeta”, explica Bruno Dias, Gerente de Marketing e Inovação da Holambra Cooperativa Agroindustrial, uma das maiores e melhores do Brasil, de acordo com o ranking da Revista Exame. A Holambra é referência regional na produção de grãos, integra o ranking das 10 maiores do Brasil, uma das maiores e melhores do Estado de São Paulo, com seus mais de 170 cooperados, que cultivam mais de 157 mil hectares de cereais (soja, milho, trigo, sorgo, cevada e feijão), algodão e frutas, temperadas e tropicais. 

No final do ano passado, a Holambra Cooperativa inaugurou em Itapetininga sua quinta loja de insumos, para fortalecer o desenvolvimento do agronegócio regional, garantir maior relacionamento e proximidade com produtores da cidade e da região, além de um atendimento personalizado. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento do agronegócio para continuar a impactar positivamente o setor no país. A grande adesão dos produtores e fornecedores mostra a importância dessa expansão para todo o público”, afirmou o Gerente Comercial da Loja Itapetininga, Eduardo Almeida, na inauguração. 

Itapetininga foi escolhida para abrigar a nova loja pelo potencial da região, alinhado à estratégia de crescimento da Holambra. A nova unidade, oferece comercialização de insumos (sementes, defensivos e fertilizantes) operações de barter, venda de rações, e outros insumos indispensáveis para atividade agrícola. “A Holambra trabalha com as melhores marcas de insumos do mercado”, disse Almeida, o que reforça o compromisso da Cooperativa em oferecer tradição, confiança e segurança aos seus clientes.

Sobre a Holambra Cooperativa Agroindustrial
A Holambra Cooperativa Agroindustrial, de acordo com o ranking 2022 da Revista Exame, é uma das 10 maiores cooperativas do país. Há 63 anos gerando riqueza e sustentabilidade. Desde 1960, a marca entrou para a história do agronegócio brasileiro como modelo de
cooperativismo de sucesso. Com mais de 170 cooperados que cultivam cereais (soja, milho, sorgo, trigo e feijão), algodão e frutas, temperadas e tropicais. A diversidade e a qualidade da produção consolidam a competência dos cooperados. De 2000 a 2022, o movimento da cooperativa saltou de R
47 milhões para R 2,9 bilhões

Confira o vídeo da nova loja: Link

Fonte da imagem: sna 15/02/2024

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Agricultura brasileira, agronegócio, cooperativismo, Holambra

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram