Em pouco mais de um ano, a empresa saltou do 55º lugar para a 18ª posição no ranking de empresas certificadas pelo ISE B3 — Índice de Sustentabilidade de Empresas
A SLC Agrícola subiu da 55ª para a 18ª posição no índice ISE B3, o principal indicador de sustentabilidade do mercado. A companhia figura pelo segundo ano consecutivo no ranking da 19ª carteira divulgada nesse ano, que conta com 80 empresas. O índice foi revalidado no final de abril e passou a valer a partir de 06 de maio. Lançado em 2006, o índice ISE B3 acompanha o desempenho médio dos preços das ações emitidas por empresas que se destacam pelo seu compromisso com a sustentabilidade empresarial, por meio das práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês).
Fonte: planetacampo 26/05/2024
“Além de estarmos na carteira pelo segundo ano consecutivo, nossa posição no ranking vem subindo satisfatoriamente. Ocupávamos a 55ª posição quando entramos para carteira no ano 2022, subimos para o 37º lugar e agora alcançamos a 18ª posição, após incorporação da nossa avaliação atualizada no CDP – Mudanças Climáticas, que melhorou para A-. Isso mostra que a SLC Agrícola está cada vez mais empenhada na sua prática sustentável e alinhada às demandas do mercado. Nós, da SLC Agrícola, temos um Sonho Grande, que é impactar positivamente gerações futuras, sendo líder mundial em eficiência no negócio agrícola e respeito ao planeta. E por meio dessa colocação no ISE B3 os investidores podem ter mais confiança de que nossas políticas, práticas e esforços para concretizar esse sonho estão no caminho certo”, explica Álvaro Dilli, diretor de RH, Sustentabilidade e TI da SLC Agrícola.
Outros índices
Em 2023, a SLC Agrícola completou 16 anos de presença na B3 e está em três dos quatro índices de Sustentabilidade da Bolsa de Valores. No final de 2022, a empresa tinha ingressado pela primeira vez no índice ISE e, nos últimos anos, havia sido incluída no Índice Carbono Eficiente (ICO2), no qual a empresa também faz parte da 13ª carteira. Essa é a terceira participação consecutiva da companhia no índice. O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. Ele é composto por ações das empresas que adotaram práticas transparentes com relação às suas emissões de gases do efeito estufa.
A empresa também figura novamente no IGPTW, criado em 2022. O IGPTW B3 é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com as empresas certificadas e as melhores empresas para trabalhar, a partir do ciclo do ranking nacional, ambos preparados pela Great Place To Work (GPTW).
Sobre a SLC Agrícola
Fundada em 1977, a SLC Agrícola é uma das maiores produtoras de commodities agrícolas do país. Possui 22 unidades de produção localizadas em sete estados brasileiros, na região do Cerrado, e matriz em Porto Alegre (RS). Produz algodão, soja e milho e se dedica à criação de gado no modelo integração lavoura-pecuária (ILP). Para a safra 2023/2024, a previsão é de uma área plantada de 652 mil hectares. Também produz e comercializa sementes de soja e algodão sob a marca SLC Sementes. Uma das primeiras empresas do agronegócio a ter ações negociadas em Bolsa de Valores (SLCE3), a SLC Agrícola compõe alguns dos principais indicadores da B3, como o IBOVESPA, IBRX100, ICO2 e ISE, entre outros. Em 2021, formalizou sua política de Desmatamento Zero.