Sigatoka-negra da bananeira: método de controle aplica fungicida direto na axila foliar

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Curadoria Agro Insight:

controle da sigatoka-negra da bananeira

A sigatoka-negra da bananeira é uma doença que pode acabar com uma plantação inteira. O controle da sigatoka-negra da bananeira normalmente é realizado pelo uso de plantações resistentes ou fazendo aplicações de fungicidas nas plantas. Os pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) desenvolveram um método especial de aplicar os fungicidas, de maneira simples e com equipamentos que o produtor pode fazer.

O método de aplicação de fungicidas para o combate à sigatoka-negra consiste em aplicar uma pequena quantidade de fungicida direto  na axila foliar da bananeira. O aparelho que o produtor irá utilizar para esse procedimento é formado por uma seringa veterinária, juntamente com uma mangueira de 25cm, e um cano metálico de aproximadamente 2m de comprimento. A aplicação deve ser feita na segunda folha, contada de cima pra baixo. A frequência da administração depende da região e da chuva nos locais de plantação.

Uma das vantagens dessa técnica está na redução de custo, visto que não é necessário o uso de pulverização aérea – técnica usada para o controle de doenças em plantações de bananeiras. Outro ponto positivo é que não há necessidade de se levar um volume grande de água para o campo, pois a aplicação é feita direto na planta, isso traz uma simplificação no processo de produção.

O pesquisador Luadir Gasparotto explica que para evitar a doença, ou se utiliza cultivares resistentes ou é necessária a aplicação de fungicidas, como no caso da pacovan, da família da banana-da-terra, que é muito cultivada e apreciada em todo o Brasil.

Podcast

Fonte : Prosa RuralJunho 2023

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram