CuradoriaGestãoMercadoMilhoPragas
0

Segunda safra de milho está finalizando com aumento dos custos de produção

Segunda safra de milho está finalizando com aumento dos custos de produção

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Na curadoria Agro Insight de hoje vamos falar sobre o final da segunda safra de milho e como ocorreu a safra em relação aos problemas durante o ciclo da cultura. Desta forma, trouxemos uma análise do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) que nos mostra como foi a safra em diferentes regiões produtoras e as principais dificuldades que o produtor teve e que acabaram impactando no custo de produção.

Além de clima, pragas acentuam queda na produtividade do milho

A colheita da segunda safra 2020/21 de milho está na reta final em boa parte do Brasil. Segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a temporada foi marcada por adversidades climáticas, como falta de chuvas em grande parte do ciclo de produção do cereal e por geadas, contexto que reduziu com força a produtividade. Nesta safra, contudo, infestações de pragas, como a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), acabaram acentuando a queda na produtividade em algumas áreas.

Esse cenário, que causou danos severos especialmente ao milho, surpreendeu parte dos agricultores, principalmente os do Sul do País, onde a ocorrência severa da praga era desconhecida.

Levantamento do Centro de Pesquisas mostra que, na região Sul, grande parte das lavouras tem apresentado produtividade média abaixo de 50 sacas por hectare. Dessa forma, muitos agricultores estão com dificuldades para cumprir os contratos de entrega do milho – alguns, inclusive, já acionaram os seguros rurais para tentar amortizar os prejuízos.

No Cerrado, o milho de segunda safra tem registrado produtividades médias de 90 sc/ha em Rondonópolis (MT) e de 50 sc/ha em Uberaba (MG), inferiores às observadas pelo Cepea na temporada anterior. Ressalta-se que, no Cerrado, a incidência da cigarrinha-do-milho é mais comum; portanto, produtores conseguiram controlar melhor a praga na comparação com agentes do Sul.

O uso de defensivos, que tinha como alvo os percevejos, também ajudou a controlar a cigarrinha. Ainda assim, o atraso no plantio e o clima desfavorável resultaram em queda na produtividade em boa parte das regiões do Cerrado, de 15% a 40%.

Cigarrinha eleva custo de produção de milho

Visando conter o avanço da cigarra no milho, produtores de algumas regiões precisaram elevar o número de aplicações de defensivo. Como consequência, nesta segunda safra, cálculos do Cepea mostram aumento da participação dos gastos com defensivo sobre o Custo Total (CT), o que pressiona a margem líquida do agricultor.

Na região de Cascavel (PR), onde a cigarrinha do milho deixou produtores em alerta, foram necessárias duas aplicações extras do insumo na safra 2020/21 em relação à anterior. Essas duas aplicações extras, por sua vez, representaram elevação de R$ 39,88/ha (ou de 0,58 sc/ha) nos custos. Nesse cenário, os agricultores paranaenses investiram 3,05% do Custo Total (CT) da atual safra no combate à praga, contra 2,24% na safra anterior. Em Chapadão do Sul (MS), também houve aumento médio de duas aplicações do defensivo e, consequentemente, acréscimo de R$ 201,00/ha (ou de 2,62 sc/ha) nos custos. Assim, 4,94% do Custo Total foi utilizado para a compra dos químicos na safra 2020/21, contra apenas e 1% em 2019/20.

Fonte: Cepea

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

CUSTOS GRÃOS/CEPEA: Além de clima, pragas acentuam queda na produtividade do milho. Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: agronegócio, Cigarrinha do milho, milho

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

outubro 2024
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram