Sebrae e Al Invest Verde oferecem mentoria gratuita para IGs brasileiras

Brasil amplia as exportações de milho

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Iniciativa faz parte de programa da União Europeia em países da América Latina com participação de consultores especializados internacionais

Empreendedores que trabalham com produtos que têm Indicação Geográfica (IG) vão ganhar um apoio inédito no Brasil. O Sebrae e o programa AL Invest Verde, da União Europeia, lançaram parceria para oferecer mentorias com consultores internacionais especializados e sem custo para IGs brasileiras selecionadas. As temáticas abordarão marketing, governança, estratégia, sustentabilidade, estratégias de controle e suporte técnico no desenvolvimento de pedidos de proteção e reconhecimento de Indicação Geográfica. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (10), em Manaus, durante o Inova Amazônia, promovido pelo Sebrae.

Ter o selo de Indicação Geográfica pode elevar o valor do produto em até 50% | ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias

Fonte: Agência Sebrae 23/05/2024

A coordenadora de negócios de base tecnológica do Sebrae Nacional, Hulda Oliveira, explica que a gestão de IGs apresenta diversos desafios. “É um ativo coletivo que precisa de constante cuidado. Deve envolver as comunidades e os diferentes interesses dos produtores, bem como uma aproximação com entidades públicas, no caso de Ciência Tecnologia”, esclareceu. O objetivo da iniciativa é promover o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina por meio da utilização eficaz dos instrumentos de propriedade intelectual concedidos pela legislação nacional dos países do Mercosul.

Hulda acrescenta que a ideia é apoiar as IGs selecionadas durante todo o processo, tendo em vista que os consultores são estrangeiros e estão fora do país. “Vamos dar todo o suporte necessário paralelamente aqui no Brasil”, adiantou. Segundo ela, posteriormente o Sebrae pretende compartilhar esse conhecimento com as 114 IGs registradas atualmente no país.

Durante o lançamento do programa de mentorias, o líder da ação pela Al Ivest, Mariano Riccheri, lembou que os consumidores estão cada dia mais interessados em produtos que possuem preocupação com a sustentabilidade. “Esse valor agregado atrai atenção de muitas pessoas dispostas a pagar mais por isso”, comentou. Ele ressaltou a importância das IGs como guardiãs de seus territórios. “As IGs são a alma dessas produções que existem por gerações”, pontuou.

Entenda o Programa

O Sebrae foi escolhido para promover a iniciativa por ser considerado entidade líder na implementação da estratégia de Indicações Geográficas do Brasil. O programa terá 14 meses de duração e duas fases: seleção de produtos ligados à origem que terão os benefícios da mentoria e mentorias aos produtos de origem selecionados com workshops e apoio presencial e virtual.

A fase de mentorias está prevista para começar em setembro de 2024 e terminar em fevereiro de 2025. A seleção dos produtores terá como base critérios acordados em conjunto com as principais entidades de cada país onde será realizada a iniciativa. Poderão ser contemplados também produtos de origem que tenham obtido esse registo junto das autoridades nacionais, mas que ainda não tenham implementado satisfatoriamente o seu sistema de IG.

O programa vai ajudar na revisão das estratégias de sustentabilidade das IG selecionadas, nas atuais opções de comercialização em destinos-chave, como a União Europeia, além dos requisitos de acesso a esses mercados, em particular os relacionados com o Pacto Verde e regulamentos que garantem sem desmatamento

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Indicação Geográfica, Mentorias, Sebrae, sustentabilidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
LinkedIn
YouTube
Instagram