Agricultura DigitalAgronegóciosCuradoria
0

Conheça o Observatório da Agricultura Brasileira!

Conheça o Observatório da Agricultura Brasileira!

(Curadoria Agro Insight)

O Observatório da Agropecuária Brasileira é um portal desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que permite o acompanhamento e a gestão integrada dos dados produzidos por diferentes unidades do Mapa e de outros ministérios que tenham projetos relacionados a diferentes cadeias produtivas e setores da agropecuária.

Antes do portal, as informações agropecuárias ficavam distribuídas em diversas plataformas de várias instituições, dificultando o acompanhamento, a elaboração de relatórios e a análise de eficiência das políticas públicas.

1. OBJETIVO

O objetivo do portal é facilitar o acesso de gestores e demais atores do setor à base diversificada de dados agropecuários produzidos pelo Mapa, tornando as estatísticas mais qualificáveis e georreferenciadas, para deixar o processo de decisão mais dinâmico e prevenir situações de risco.

2. DESENVOLVIMENTO

O Observatório é fruto de um processo envolvendo várias instituições ligadas ao setor da agropecuária, como as secretarias do Mapa e instituições vinculadas e parceiras como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Zetta (Agência UFLA de Inovação). Dessa forma o Observatório vem sendo aprimorado a cada dia buscando expandir seu escopo por meio da integração, cruzamento e disponibilização de informações oficiais.

Para a execução de seus objetivos, o Mapa conta com uma estrutura fixa de secretarias – responsáveis pelos diferentes setores do agronegócio nacional, superintendências estaduais e suas respectivas unidades, uma rede de laboratórios, além de suas vinculadas:

  • Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação
  • Secretaria Especial de Assuntos Fundiários
  • Secretaria de Política Agrícola
  • Secretaria de Defesa Agropecuária
  • Secretaria de Aquicultura e Pesca
  • Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo
  • Secretaria de Comércio e Relações Internacionais
  • Instituto Nacional de Meteorologia
  • Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra
  • Serviço Florestal Brasileiro
  • Companhia Nacional de Abastecimento – Conab
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
  • Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira

3. COMO FUNCIONA?

Funciona em uma sala de situação interativa instalada na Secretaria de Inovação, na Sede do Mapa, de onde é possível fazer o cruzamento de diferentes bases de dados sobre agropecuária e que poderão ser visualizados em um painel avançado de inteligência (Business Intelligence).

O portal do Observatório da agropecuária brasileira possui duas plataformas de navegação uma estatística e outra geoespacial organizadas em painéis temáticos.

A plataforma estatística disponibiliza dados numéricos, tabulares, representações gráficas, informações estruturadas com filtros por período estratificações em nível nacional estadual e municipal. Já a plataforma espacial é dedicada a integração de dados territoriais que podem ser visualizados e combinados de acordo com a necessidade de interpretação dos usuários o meio de funcionalidades de gestão de camadas e produção de relatórios.

Entre as informações disponibilizadas estão imagens de satélite, gráficos com dados econômicos, comerciais e de produção nacional e regional.

As informações além de visualizadas no próprio portal, podem ser exportadas em formato de planilha eletrônica, facilitando a análise de o processamento dos dados.

3.1. Painel Temático: Agropecuária Sustentável e Meio Ambiente

O painel Agropecuária Sustentável e Meio Ambiente foi estruturado a partir dos dados disponibilizados pelos parceiros estratégicos e, também, dos dados de acesso público. Nesse ambiente é possível obter informações consolidadas, as quais são extraídas por meio de cruzamentos espaciais e tabulares entre bases de dados e apresentadas tanto espacialmente quanto no formato de relatórios com números e gráficos. O painel é atualizado regularmente e poderá ser acrescido de novas bases de dados e informações sempre que houver demandas do setor e, prioritariamente, do Mapa.

3.2. Painel Temático: Crédito Rural Público

Para consulta de informações sobre o crédito rural público, este painel temático disponibiliza, de maneira consolidada e interativa, os dados oriundos do Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro, do Banco Central do Brasil (Sicor), para quantidade e valor dos contratos em quatro finalidades: custeio, investimento, comercialização e industrialização.

Os filtros aplicados no painel oferecem a visualização por Período, Fonte de Recurso, Programa, Subprograma, Atividade, Região, Estado e Município, permitindo uma análise do desempenho do crédito rural público e visão detalhada e personalizada dos dados e informações estruturadas, conforme a necessidade e demanda de cada usuário.

3.3. Painel Temático: Produtos Agrícolas

O painel de produtos agrícolas do Observatório da Agropecuária Brasileira congrega em um mesmo ambiente importantes informações sobre crédito, cultivo, disponibilidades e mercado interno e externo das principais culturas agrícolas brasileiras, possibilitando uma visão panorâmica dessas culturas.

As informações consolidadas são oriundas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Banco Central do Brasil (Bacen), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Economia (ME), além do Mapa. Inicialmente, estão disponíveis para a Versão 1.0 deste painel os dados das culturas agrícolas arroz, café, feijão, milho, soja e trigo.

3.4. Painel Temático: Programa Nacional de Solos do Brasil

Os solos do Brasil estão passando por uma promissora fase de refinamento e melhoria de escala de mapeamento e inventário, bem como de consolidação das pesquisas e bases espaciais já disponíveis, por meio da ampla integração setorial e institucional do PronaSolos – Programa Nacional de Solos do Brasil.

O painel temático do PronaSolos no Observatório apresenta, de maneira interativa, as bases de dados espaciais de solos em nível nacional, atualmente disponíveis no Brasil em escala 1:250.000, permitindo a visualização estatística do percentual de área ocupada no Brasil e em cada Unidade da Federação.

3.5. Painel Temático: Zoneamento Agrícola de Risco Climático

O painel temático do ZARC tem como propósito apresentar as informações consolidadas de todas as portarias do zoneamento para cada cultura, grupo, período do ano e tipo de solo. Esses dados também estão disponíveis no portal de indicadores da agricultura, gerenciado pela Coordenação de Risco Climático – Departamento de gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa).

O painel oferece, ainda, ferramentas integradas, com o intuito de promover maior usabilidade e intuitividade na interpretação da informação, centralizando a tábua de risco, a relação de cultivares e também mapas de visualização dos dados por município, estado e região.

4. CONSIDERAÇÕES

O Observatório da Agropecuária Brasileira possibilita a integração, a gestão, o acesso e o monitoramento dos dados e das informações de interesse para o setor agropecuário. Através do Portal é possível obter tanto dados importantes para governantes e gestores do setor (estatísticas de produção, produtividade e área plantada), quanto para técnicos e produtores (Zoneamento Agrícola de Risco Climático para cada cultura).

Toda essa informação disponível de forma fácil e gratuita, aumenta a eficiência do setor uma vez que maximiza a assertividade dos tomadores de decisão.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

Portal Observatório da Agropecuária Brasileira. Disponível em: http://observatorio.agropecuaria.inmet.gov.br/

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , , , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu