CuradoriaNotíciasSustentabilidade
0

Robô Solix Sprayer da Solinftec reduz em até 95% o volume de herbicidas aplicado durante primeira safra comercial do robô nos Estados Unidos

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

A empresa pretende crescer cinco vezes em solo norte-americano por meio da tecnologia dos robôs que estarão expostos no estande da Solinftec em Decatur (IL), onde acontece o Farm Progress Show, entre 29 e 31 de agosto.
Decatur (IL), EUA, agosto 2023 – A Solinftec, líder global em soluções de inteligência artificial e práticas agrícolas sustentáveis, participa da Farm Show Progress, em Decatur (IL), nos Estados Unidos, onde demonstra as últimas novidades em tecnologia no seu robô Solix AG Robotics. A empresa reforça ainda, as parcerias com novas cooperativas agrícolas em solo norte-americano, Co-Alliance, Carroll FS e Premier Ag, que já atestaram os primeiros resultados gerados pela solução Sprayer em suas lavouras.
Por meio das alianças, a Solinftec amplia em cinco vezes a área presente nos Estados Unidos. A empresa anuncia ainda, o investimento de US$ 5 milhões em suas unidades fabris do robô, incluindo em sua fábrica em Indiana. A empresa já possui 300 produtores em sua lista de espera do Solix e abriu, de forma gratuita, a lista para mais interessados: Visite Solix. Por meio da ampliação, a Solinftec terá capacidade para produzir até 800 unidades do robô anualmente.
O robô Sprayer estará exposto no evento. Após uma safra de utilização, a solução assegurou até 95% de redução de herbicidas mantendo as lavouras limpas, livres de plantas invasoras e mantendo uma produção sustentável desde o pré-plantio até a colheita já que trabalha com aplicações localizadas eliminando, desta forma, plantas daninhas em seu estágio inicial.
O Solix Sprayer é capaz de realizar a aplicação precisa de herbicidas, permitindo o controle eficiente de plantas daninhas, evitando sua disseminação e competição por nutrientes com a cultura alvo. Outro ponto de eficiência com relação ao modelo Sprayer, é sua capacidade de evitar a deriva durante o manejo de herbicidas já que por ser uma máquina mais leve e que opera com velocidade mais baixa, apresenta maior estabilidade das barras.

O Sprayer trabalha integrado com a plataforma ALICE, de inteligência artificial, capaz de fornecer as recomendações mais adequadas de velocidade do vento e melhores horários para a pulverização das lavouras. O Sprayer é alimentado por quatro painéis solares que controlam o seu sistema de acionamento e o sistema de pulverização, fornecendo relatórios sobre populações de culturas; identificação e densidades de plantas daninhas; mapas de pulverização com análise das entradas entre outras camadas de mapas para análise de dados para o produtor 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Outro destaque da empresa na feira, é o robô Solix Hunter para o mercado de Specialty Crops. A Solinftec comercializará a solução a partir de 2024. Ele elimina os principais insetos que causam danos econômicos a essas culturas. Este robô atrai insetos por meio de luz específicas e os elimina por eletrochoques sem a necessidade de utilização de inseticidas.

Co-Alliance, Carroll FS e Premier Ag

Cerca de 20 robôs percorreram o cinturão do milho americano em 2023 e comprovaram a eficácia da solução Sprayer, reduzindo o volume de herbicida nas lavouras americanas em mais de 95% por meio de aplicações localizadas que eliminam as plantas daninhas em seus estágios iniciais. Isso reforça a capacidade da tecnologia para fornecer aplicações precisas, exatamente onde é necessário.

“Co-Alliance, Carroll FS e Premier Ag estão na vanguarda da tecnologia agrícola nos Estados Unidos e, ao adotar o Solix, perceberam o potencial de mudar a forma como precificam os serviços aos produtores americanos”, afirma Leonardo Carvalho, diretor de estratégia global da Solinftec. “No modelo tradicional, as cooperativas americanas compram agroquímicos diretamente de empresas de defensivos agrícolas e oferecem serviços de pulverização junto ao produto que será manejado no campo”, explica.

Com o Solix, surge a possibilidade de mudança na forma de cobrança do serviço, não com base no volume de defensivos aplicados, mas em hectares limpos. Isso significa uma combinação de fatores como área livre de mato competição, melhor produtividade por hectare e a possibilidade de estabelecer um valor fixo, já que a escolha do produto a ser aplicado pela plataforma Solix é da Cooperativa”, garante o diretor de estratégia da Solinftec.

“Por meio dessas parcerias, demonstramos nossa capacidade em atender democraticamente os mais diversos negócios, possibilitando agilidade na tomada de decisões, entregando redução significativa de defensivos agrícolas e proporcionando sustentabilidade aos negócios de nossos clientes como uma nova forma de gerir o cinturão do milho americano”, acrescenta Guilherme Guiné, Chefe de Operações da Solinftec na América do Norte.
“A agricultura moderna precisa de tecnologias como as da Solinftec, que redefinem a maneira como os negócios e a pulverização são feitos atualmente”, observa Noah Freeman, diretor sênior YieldPro da Co-Alliance. “Os benefícios econômicos e de sustentabilidade gerados pelo Solix em nossas operações são evidentes”, diz Ryan Priest, diretor de operações da Premier. “Conseguimos ver claramente os benefícios que a experiência da Solinftec pode oferecer à agricultura americana”, explica Chase Sellnow, gerente geral da Carroll Service Company. “Ao adotar essa tecnologia robótica, observamos o potencial para uma mudança futura na forma como conduzimos nossos negócios”, conclui.

Além dessas cooperativas, a WHIN (Wabash Heartland Innovation Network) também firmou parceria com a Solinftec e continuará a utilizar a tecnologia entre seus associados na próxima safra.

Sobre a Solinftec

A Solinftec é uma empresa brasileira, líder global em inteligência artificial e robótica para o agronegócio. Fundada na cidade de Araçatuba (SP), em 2007, por engenheiros de automação cubanos, a agtech conta com mais de 800 colaboradores globalmente, 330 somente na área de P&D, além de unidades nos Estados Unidos, Colômbia, Canadá e China. Entre as soluções tecnológicas disponibilizadas pela empresa estão a plataforma de inteligência artificial ALICE AI e o Solix Ag Robotics, robô voltado para a produção de alimentos em larga escala no agronegócio. Solix

Contato Comunicação:

Camila Gonzaga [email protected]

(11) 99242-8407

Bruna Domingos [email protected]

Serviço

Visite o estande da Solinftec no Farm Progress Show: Link

Mais informações Farm Progres Show

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram