Ranking da produção agrícola nacional: Sorriso, Campo Novo do Parecis e São Desidério 

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

CURADORIA AGRO INSIGHT

Encabeçando a lista dos 100 municípios mais prósperos, selecionados entre uma lista de 5.563 cidades, destacam-se Sorriso (MT), Campo Novo do Parecis (MT), Sapezal (MT), Rio Verde (GO) e São Desidério (BA), contribuindo de maneira significativa para a produção nacional de algodão, milho e soja.

 

Fonte da imagem: Mapa

O Ministério da Agropecuária (Mapa) identificou os 100 municípios mais afluentes do Brasil no setor agroindustrial. Essa análise resultou da pesquisa anual sobre Produção Agrícola Municipal (PAM) realizada pelo IBGE, referente ao ano de 2022, considerando diversas variáveis como área de cultivo, produção, valor da colheita e produtividade.

Conforme a avaliação realizada pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa, os resultados do ano em análise demonstraram recordes de produção e valor da safra. A produção atingiu a marca de 263,8 milhões de toneladas em uma área de 90,4 milhões de hectares, enquanto o valor da colheita de cultivos permanentes e temporários alcançou a cifra de R$ 830,09 bilhões.

A área total dos municípios mais abastados corresponde a 30,156 milhões de hectares, representando 34,2% da área total de 90,4 milhões de hectares. Além disso, esses municípios respondem por 34,71% do valor da produção e geram uma receita de R$ 288,13 bilhões. É importante destacar também que essas localidades registram índices de produtividade notáveis, conforme apontado pela pesquisa.

Entre os 100 municípios mais prósperos, 67 estão localizados na região Centro-Oeste, distribuídos da seguinte forma: 41 municípios em Mato Grosso, 14 em Goiás, 11 no Mato Grosso do Sul e um no Distrito Federal (Brasília).

Em Minas Gerais, encontram-se 11 desses municípios, enquanto na Bahia são 7. No Paraná, há 3 municípios, em São Paulo 2 e o restante está distribuído por outros estados.

Na Bahia, os municípios mais abastados são São Desidério, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Correntina, Luiz Eduardo Magalhães, Riachão da Neves e Jaborandi.

Em Minas Gerais, os municípios mais afluentes são Unaí, Uberaba, Paracatu, Perdizes, Sacramento, Buritis, Patrocínio, Araguari, Coromandel, Uberlândia e Guarda Mor.

No Paraná, os três mais prósperos são Guarapuava, Tibagi e Cascavel.

Fonte: Mapa

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: agroindústria, algodão, cultivo, grãos, milho, ranking de produção, soja

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
LinkedIn
YouTube
Instagram