Publicações recomendadas para o manejo da adubação em frutíferas

manejo da adubação em frutíferas

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Manejo da adubação em frutíferas. A fruticultura se destaca entre as atividades agrícolas pelo desenvolvimento de práticas culturais intensivas, em que a nutrição das plantas tem relevante importância para a produtividade, lucratividade e longevidade dos pomares.

O manejo correto da nutrição é imprescindível para a garantia das condições básicas apropriadas ao desenvolvimento vegetativo e dos frutos. Na fruticultura, a produtividade representa apenas um fator. De nada adianta obter-se altos rendimentos, se a qualidade dos frutos não é satisfatória.

Por isso, a nutrição equilibrada constitui um fator preponderante para a obtenção de frutas de excelente qualidade e com potencial de armazenamento, principalmente quando destinados para fins de consumo in natura.

Neste contexto, fizemos uma seleção de publicações nacionais voltadas ao manejo da calagem e adubação da videira, do cacaueiro, do mamoeiro e dos citros.

VIDEIRA

A diversidade ambiental brasileira possibilitou a formação de diferentes polos de produção. A viticultura característica de regiões temperadas, com um período de repouso hibernal; de áreas subtropicais, onde a videira é cultivada com dois ciclos anuais, definidos em função de um período de temperaturas mais baixas, no qual há risco de geadas; e, a viticultura tropical, onde é possível a realização de podas sucessivas, com a realização de dois e meio a três ciclos vegetativos por ano.

Nesse contexto, com sistemas de produção tão distintos, faz necessário abordar as recomendações para cada polo produtor.

Viticultura de clima temperado

É uma viticultura tradicional, com a uva sendo utilizada para processamento de vinhos, sucos e outros derivados.

Para a viticultura temperada a principal publicação que norteia as recomendações de calagem e adubação é o Manual de calagem e adubação para os Estados de Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (2016). Trata-se de uma tradicional publicação que está na sua 11ª edição e que reúne as recomendações não só para a videira, mas para a maioria das espécies de importância econômica desses dois Estados.

O manual pode ser adquirido no site da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo ao preço de R$ 70,00 + frete.  Entretanto, a edição anterior do mesmo manual, sem as atualizações, pode ser baixada, sem custos.

Viticultura Subtropical

A viticultura subtropical brasileira, propriamente dita, desenvolveu-se apenas no Norte do estado do Paraná, onde predomina o cultivo de uvas finas para consumo in natura.

Caracteriza-se pela obtenção de dupla produção. O principal produto da região são as uvas finas para consumo in natura, destacando-se a cultivar Itália e suas mutações coloridas ‘Rubi’, ‘Benitaka’ e ‘Brasil’.

Para essa região, a publicação oficial é o Manual de Adubação e Calagem para o Estado do Paraná, publicado em 2017.

Viticultura Tropical

A viticultura tropical, apesar de relativamente recente, alcançou significativa evolução tecnológica no Brasil.

Destaca-se o noroeste de São Paulo, Norte de Minas Gerais e principalmente o Vale do Submédio São Francisco. Sendo a última, a principal região vitivinícola tropical brasileira, distribuída nos estados de Pernambuco e Bahia.

As publicações recomendadas são a Circular Técnica 100, com título Nutrição e Adubação da Videira em Sistema de Produção Integrada, publicada em 2012, pela Embrapa Semiárido e o Boletim Técnico 100, com as Recomendações de Adubação e Calagem para o Estado de São Paulo, publicado em 1997.

Links relacionados

CQFS – Comissão de Química e Fertilidade do Solo – RS/SC. Manual de calagem e adubação para os Estados de Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Viçosa, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 2016. 376p. Disponível para compra em: http://www.sbcs-nrs.org.br/?secao=publicacoes

CQFS – Comissão de Química e Fertilidade do Solo – RS/SC. Manual de adubação e calagem para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porto Alegre, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 2004. 400p. Disponível em: http://www.sbcs-nrs.org.br/docs/manual_de_adubacao_2004_versao_internet.pdf

PAULETTI, V.; MOTTA A. C. V. Manual de adubação e calagem para o estado do Paraná (2ª Edição). Curitiba: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Estadual Paraná. 2017. 482p. Disponível para compra em: https://www.sbcs.org.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=136

SILVA, D.J. Nutrição e Adubação da Videira em Sistema de Produção Integrada. Circular Técnica 100. 1a edição, 2012, 10p. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/77111/1/CTE100.pdf

Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo, por B. van Raij, H. Cantarella, J.A. Ouaggio & A.M.C. Furlani. 2.ed. Campinas, Instituto Agronômico/Fundação IA C, 1997. 285p. (Boletim técnico, 100). Disponível em: http://www.etecsaosimao.com.br/_documentos/_pdf/_apoio_ao_aluno/_livros/BOLETIM_100_IAC_Completo.pdf

manejo da adubação em frutíferas

CACAUEIRO

O cacaueiro é uma planta que se desenvolve preferencialmente sob sombreamento, tanto na fase de estabelecimento como na fase produtiva, sendo frequentemente cultivado em sistema agroflorestal. Os maiores produtores nacionais são os Estados do Pará e da Bahia.

No ano de 2020 foi lançado pela Embrapa Amazônia Oriental, a mais completa obra sobre manejo da fertilidade para o Estado do Pará, intitulada Recomendações de calagem e adubação para o estado do Pará (2ª Edição). A obra conta com as mais atuais recomendações de calagem e adubação para o cultivo do cacau.

Outra publicação de importância para o manejo da adubação na cultura do cacau é o Boletim Técnico n° 203, de 2013, intitulado, Recomendações de corretivos e fertilizantes na cultura do cacaueiro no Sul da Bahia, publicado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).

Ambas as publicações estão disponíveis nos sites das respectivas instituições, sem custos.

Pode-se citar ainda, as publicações: Cacau: cultivo, pesquisa e inovação. (2018) e Cacau: do plantio à colheita (2016), como referências para o manejo nutricional do cacaueiro.

Links Relacionados

Recomendações de calagem e adubação para o estado do Pará / editores técnicos, Edilson Carvalho Brasil, Manoel da Silva Cravo, Ismael de Jesus Matos Viégas. 2ª ed. – Brasília, DF: Embrapa, 2020, 419 p. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1125022/recomendacoes-de-calagem-e-adubacao-para-o-estado-do-para

CHEPOTE, R. E. et al. 2013. Recomendações de corretivos e fertilizantes na cultura do cacaueiro no sul da Bahia. Ilhéus, BA, CEPLAC/CEPEC. Boletim Técnico n0 203. 44p. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/ceplac/publicacoes/boletins-tecnicos-bahia/bt-203.pdf

SOUZA JÚNIOR, J.O. Cacau: cultivo, pesquisa e inovação / José  Olimpio de Souza Júnior (org.). – Ilhéus, BA:  Editus, 2018. 558 p. Disponível em: http://www.uesc.br/editora/catalogo/livros2019/janeiro/cacau_sumario.pdf

SOUZA, C. A. S.; AGUILAR, M. A. G.; DIAS, L. A. S. Nutrição, calagem e adubação. In: SOUZA, C. A. S. et al (Ed.). Cacau: do plantio à colheita. Viçosa, MG: Editora UFV, 2016. p. 139-177. Disponível para compra em: https://www.editoraufv.com.br/produto/cacau-do-plantio-a-colheita/1113129/?gclid=Cj0KCQiA5bz-BRD-ARIsABjT4nh3VGkKhEYe2nGP4Kx5SA1FWQqZGNNnVC3ZDonCdWWdkeirWzuzsCQaAt-uEALw_wcB

MAMOEIRO

A cultura do mamão exerce uma grande importância socioeconômica para a fruticultura nacional, destacando-se o Brasil como segundo produtor mundial e o terceiro exportador da fruta.

Atualmente, o cultivo de mamão ocorre na maioria dos estados brasileiros, mas é na Bahia e no Espírito Santo que está concentrada, onde juntos os dois Estados respondem por 70,5% da produção brasileira (IBGE, 2017).

As principais publicações voltadas ao manejo nutricional do mamoeiro são da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Nutrição, Calagem e Adubação do Mamoeiro Irrigado (2004) e Recomendações de calagem e adubação para o mamoeiro (2010). Mas podemos citar ainda o livro A cultura do mamoeiro: tecnologias de produção (2003), publicado pelo Incaper e o Capítulo 15 do livro Irrigação e fertirrigação em fruteiras e hortaliças (2011), intitulado Irrigação e fertirrigação na cultura do mamão. Esse último com destaque para o uso da fertirrigação.

Links relacionados

OLIVEIRA, A.M.G.; SOUZA, L.F.S.; RAIJ, B.V.; MAGALHÃES, A.F.J.; BERNARDI, A.C.C. Nutrição, Calagem e Adubação do Mamoeiro Irrigado. Embrapa Mandioca e Fruticultura. 1a edição, 2004, 10p. (Circular técnica 69). Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/1503/nutricao-calagem-e-adubacao-do-mamoeiro-irrigado

OLIVEIRA, A.M.G.; SOUZA, L.F.S.; COELHO, E.F. Recomendações de calagem e adubação para o mamoeiro. Embrapa Mandioca e Fruticultura. 1a edição, 2010, 5p (Comunicado Técnico 139). Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/28555/1/comunicado-139.pdf

MARTINS, D. dos S.; COSTA, A. de F. S. da. (eds.) A cultura do mamoeiro: tecnologias de produção. Vitória, ES: Incaper, 2003. 497 p. Disponível em https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/924/1/Livro-A-Cultura-do-Mamoeiro-1.pdf

PRADO, P.M.; NATALE, W. Nutrição e Adubação do Mamoeiro no Brasil. Editora: EDUFU, 2010, 124p.Disponível em: https://livraria.funep.org.br/product/nutric-o-e-adubac-o-do-mamoeiro-no-brasil/

Irrigação e fertirrigação na cultura do mamão

COELHO, E.F.; OLIVEIRA, A.M.G.; SILVA, J.G.F.; COELHO FILHO, M.A.; CRUZ, J.L. Irrigação e fertirrigação na cultura do mamão. In: Manejo da fertirrigação em fruteiras e hortaliças. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/55939/1/IRRIGACAO-e-FERTIRRIGACAO-cap15.pdf

CITROS

A laranja é a fruta mais produzida no Brasil e o seu cultivo está presente em todo o território brasileiro. Isso faz com que o país seja o maior produtor de laranja doce do mundo.

De forma geral, as recomendações de calagem e adubação são realizadas de forma genérica para os citros.

Para a citricultura no Sul do Brasil, as publicações oficiais sobre recomendação de calagem e adubação são o Manual de calagem e adubação para os Estados de Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (2016) e o Manual de Adubação e Calagem para o Estado do Paraná (2017). Além de uma publicação bastante recente, a Atualização sobre Calagem e Adubação em Frutíferas (2020). Nesses livros são obtidas as informações sobre calagem, adubação de pré-plantio, de formação e de manutenção.

Para o Estado de São Paulo, maior produtor nacional, são recomendados o livro Boletim Técnico 100, de título, Recomendações de Adubação e Calagem para o Estado de São Paulo (1997), publicado pelo Instituto Agronômico (IAC). O Boletim 100, traz de forma organizada, as informações básicas e necessárias ao entendimento das respostas das plantas de citros ao ambiente solo e, pragmaticamente, recomenda a sua correção e adubação.

Para outras regiões do Brasil, podemos citar ainda, as seguintes publicações: Guia Prático para a Adubação da Laranjeira com Base em Análises de Solo e Folha (2015), Recomendações técnicas para o cultivo de citros no Estado do Pará (2000), Nutrição mineral, calagem, gessagem e adubação dos citros (1989).

Links relacionados

CQFS – Comissão de Química e Fertilidade do Solo – RS/SC. Manual de calagem e adubação para os Estados de Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Viçosa, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 2016. 376p. Disponível para compra em: http://www.sbcs-nrs.org.br/?secao=publicacoes

CQFS – Comissão de Química e Fertilidade do Solo – RS/SC. Manual de adubação e calagem para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porto Alegre, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 2004. 400p. Disponível em: http://www.sbcs-nrs.org.br/docs/manual_de_adubacao_2004_versao_internet.pdf

PAULETTI, V.; MOTTA A. C. V. Manual de adubação e calagem para o estado do Paraná (2ª Edição). Curitiba: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Estadual Paraná. 2017. 482p. Disponível para compra em: https://www.sbcs.org.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=136

Atualização sobre Calagem e Adubação em Frutíferas. Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRS – RS/SC). Disponível, com custo, em: http://gepaces.com.br/index.php/pt-br/publicacoes/livro

RAIJ, B. Van; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J.A.; FURLANI, A.M.C. (Ed.) Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 2.ed. Campinas: IAC, 1997. 285p. (Boletim Técnico, 100)

SOBRAL, L.F. Guia prático para a adubação da laranjeira com base e análises de solo e folha / Lafayette Franco Sobral, Joézio Luiz dos Anjos – Aracaju : Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2015. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1042992/1/Doc205.pdf

MALAVOLTA, E.; VIOLANTE NETTO, A. Nutrição mineral, calagem, gessagem e adubação dos citros. Piracicaba, SP: Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato, 1989. 153 p.

VELOSO, C. A. C.; RIBEIRO, S. I.; OEIRAS, A. H. L.; FILGUEIRAS, S. B. Q.; MENEZES, A. R. Recomendações técnicas para o cultivo de citros no Estado do Pará. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2000, 27 p. Série: (Embrapa Amazônia Oriental. Circular técnica, 10). Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/382689/recomendacoes-tecnicas-para-o-cultivo-de-citros-no-estado-do-para

Considerações

Tendo em vista o grande número de publicações voltadas ao manejo e à adubação de frutíferas, seria impossível indicar todas. Entretanto, aquelas citadas neste artigo, são consideradas referências sobre o tema, tendo sido citadas em diversos livros e artigos científicos.

 

Veja mais

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: manejo da adubação em frutíferas

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram