DigitalInovaçãoNotíciasTecnologia
0

Profissionais de TI são a chave para o futuro do agronegócio

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Notícias para o Agro)

 

A carência de profissionais da tecnologia no campo deve impactar 82% das vagas geradas nos próximos dois anos, segundo estudo

Com o contínuo avanço tecnológico e a crescente necessidade de produção eficiente e sustentável, o agronegócio tem se beneficiado cada vez mais da atuação dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Estes especialistas desempenham um papel fundamental na modernização do setor, impulsionando a inovação e aprimorando os processos agrícolas para enfrentar os desafios do futuro. Mas, apesar do crescimento deste tipo de ferramenta, o campo ainda lida com a baixa oferta de profissionais de TI capacitados no segmento.

Segundo um estudo realizado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional, é esperado que, nos próximos dois anos, o setor do Agronegócio no Brasil abra cerca de 178 mil novas vagas para profissionais de TI, mas haverá somente 32,5 mil profissionais disponíveis para preencher essas posições, gerando uma lacuna de 82%.

A agricultura, por muito tempo, foi um setor predominantemente manual, mas a revolução digital está transformando essa realidade. Os profissionais de TI têm sido responsáveis por desenvolver e implementar soluções tecnológicas que aumentam a eficiência e a produtividade em todas as etapas do agronegócio. Dentre os principais aspectos em que eles têm contribuído, destacam-se:

  • Agricultura de precisão: por meio de sensores, drones, GPS e análise de dados, os profissionais de TI ajudam a coletar informações sobre o solo, clima e as plantas. Com base nesses dados, é possível otimizar o uso de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, reduzindo o desperdício e aumentando a produtividade.
  • Monitoramento remoto: é possível monitorar remotamente áreas extensas de produção agrícola, permitindo detectar problemas em tempo real, como pragas e doenças, possibilitando a tomada de ações imediatas para reduzir seus efeitos, minimizando as perdas e garantindo a segurança dos alimentos.
  • Análise de dados: os profissionais de TI desempenham um papel crucial na organização e análise dessas informações. Por meio de algoritmos e aprendizado de máquina, eles ajudam a identificar padrões e tendências, permitindo a tomada de decisões mais precisas.
  • Automação de processos: a automação de processos agrícolas, como a irrigação e a colheita, é outra área na qual os profissionais de TI têm sido essenciais, aumentando a eficiência.
  • Rastreabilidade e sustentabilidade: com as demandas crescentes por alimentos seguros e produzidos de forma sustentável, os profissionais de TI colaboram na implementação de sistemas de rastreabilidade, que permitem acompanhar toda a cadeia produtiva. Isso auxilia na garantia de qualidade e transparência, atendendo às exigências dos consumidores e das regulamentações.

“Os profissionais de TI têm se mostrado pilares fundamentais na transformação do agronegócio. Suas habilidades e conhecimentos são essenciais para impulsionar o setor rumo a um futuro mais sustentável e eficiente”, afirma Gilberto Reis, diretor de Operações da Runtalent.

É importante que as empresas presentes nos campos possam investir em profissionais capacitados para atender às demandas das novas tecnologias e realidades de cada setor. Afinal, o Agronegócio é um ramo que cresce mais a cada dia, sendo uma das principais fontes de renda do país e, com isso, é preciso fazer com que a mão de obra qualificada cresça na mesma velocidade, evitando que uma área tão fundamental da economia fique à deriva de problemas que poderiam ser facilmente resolvidos.

O agronegócio tem a oportunidade de continuar avançando, alinhando-se à era da tecnologia e fortalecendo-se como um dos principais motores da economia global. “Com a colaboração entre o agronegócio e a tecnologia, vislumbramos um futuro promissor, em que a produção de alimentos será mais eficiente, sustentável e capaz de alimentar uma população em constante crescimento”, complementa Reis.
Sobre a Runtalent

A Runtalent conecta profissionais de tecnologia aos desafios e estratégias das empresas, unindo métodos ágeis com acompanhamento e suporte para maximização dos resultados. A empresa oferece serviços de IT Outsourcing, na alocação de profissionais, serviços gerenciados, na gestão de times e projetos e squads ágeis com times multidisciplinares. Conta com mais de 8 mil profissionais contratados, atendendo variados projetos em clientes de diversos segmentos do mercado, além de um banco de talentos com mais de 11 mil especialistas e profissionais em diversas áreas de tecnologia.

 

*Conteúdo produzido por terceiros. A equipe Agro Insight não se responsabiliza pelas informações.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Prêmio Mulheres do Agro

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram