Plataformas digitais e gestão de dados no campo

engenheiro agrônomo produtor rural cientista dados

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

A migração do agronegócio brasileiro para o ambiente digital é inevitável, mas ainda existem desafios significativos para que todos os produtores se adaptem a plataformas digitais, marketplaces e e-commerces. Essas plataformas oferecem uma variedade de conteúdos e soluções técnicas e comerciais para o setor, e o aumento do acesso a esses recursos é essencial para promover a inovação e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental do agronegócio.

Foto grátis mulher de tiro completo segurando o tablet

Entretanto, as agtechs enfrentam barreiras como conectividade limitada, estratégias empresariais inadequadas e falta de oferta de crédito digital. A falta de acesso à internet no campo é um grande obstáculo, e a conectividade de qualidade é vital para democratizar o acesso a informações importantes, afetando diretamente a produtividade e a rentabilidade dos produtores. A redução da assimetria de informações é outra vantagem das plataformas digitais, mas requer mais atenção das autoridades para garantir sua eficácia.

Além disso, algumas propriedades rurais ainda não têm acesso à internet ou lidam com conectividade precária e cara. Esse problema dificulta a digitalização do setor e demanda uma combinação de esforços públicos e privados para ser solucionado. Na área comercial, as empresas agropecuárias mostram resistência em adotar ferramentas digitais, frequentemente devido à falta de cultura digital ou à baixa priorização dessas estratégias. Isso se reflete em uma presença limitada em marketplaces digitais, com anúncios de baixa qualidade, poucas fotos, descrições insuficientes e baixa responsividade a consultas online. Esses problemas limitam o potencial dos canais digitais para aumentar a eficiência dos negócios.

O crédito rural enfrenta desafios semelhantes no meio digital, como assimetria de informações e altos custos de transação, mas tecnologias como computação em nuvem e inteligência artificial estão começando a transformar esse cenário. Apesar das vantagens do crédito digital, ele ainda precisa de maior aceitação pelos produtores rurais. O campo brasileiro é diversificado e exige uma abordagem personalizada para garantir que o crédito digital beneficie toda a cadeia agro.

Em resumo, o agronegócio brasileiro enfrenta vários desafios na transição para o ambiente digital, incluindo conectividade, modernização das estratégias empresariais e acesso ao crédito digital. Enquanto a conectividade depende de esforços colaborativos entre setores público e privado, a adoção de estratégias comerciais mais modernas e a ampliação do crédito digital requerem um esforço coordenado para acelerar a transformação do setor em um ambiente mais digital e inovador.

Referência:   Michel Jorge Samaha; Francisco Roder Martinez.  canal rural 30/04/2024

Imagem: freepik 30/04/2024

 

QUER SABER MAIS?

NÃO PERCA O EPISÓDIO DO ESCANCARAGRO: Gestão de dados para a tomada de decisão! É SÓ CLICAR! Não esqueça de deixar seu like e se inscrever no canal. 

Gestão de dados para tomada de decisão está na ponta da língua de todas as empresas de tecnologia da informação para o Agro, principalmente com a nova onda de agritechs que invadiram o mercado! Mas falar com quem já fazia isso “quando tudo era mato”, é outra coisa, não é? Foi por isso que trouxemos a Engenheira Agrônoma Ana Flávia para falar dessa área e da ferramenta que é unanimidade de 10 entre 10 profissionais que pedimos indicação! Falamos sobre tudo que a gestão da informação pode trazer de benefícios econômicos e de paz no planejamento da safra e de como o produtor ou quem presta assessoria para ele pode se diferenciar ao usar essa abordagem! Bora para mais um episódio inspirador? Aperte o play e escute no caminho para a fazenda! 😉

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: agtechs, Escancaragro, inovacao, plataformas digitais, PodCast, tecnologias, video

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram