Curadoria
0

PLANEJAMENTO: Saiba como será o clima nos próximos 6 meses

Previsão de climática para os próximos 6 meses

Na última quinta-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) comemorou 112 anos e como forma de comemorar a data, lançou a Previsão Climática para os próximos seis meses.

A Previsão mostra a tendência de como serão os próximos seis meses, baseado na observação de dados passados e no comportamento da atmosfera, sendo diferencial para a tomada de decisão do produtor rural, para o planejamento da geração hídrica e a viabilidade do transporte nas principais bacias hidrográficas do país.

A previsão inicia no final de novembro de 2021 e se estende até abril de 2022.

Previsão de Chuva

NOVEMBRO

Tem sido um mês com muita chuva na faixa centro-norte do Brasil e, o resultado do modelo do Inmet indica que até o final do mês esse padrão será mantido. Além disso, são previstas chuvas abaixo da média para a Região Sul.

DEZEMBRO

A previsão para dezembro indica chuvas abaixo da média (entre 10 e 50 mm) no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, norte de Minas Gerais, Acre, sudoeste do Amazonas e em áreas do MATOPIBA (região que abrange áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Nas demais áreas, as chuvas deverão ficar próximas ou ligeiramente acima da média.

JANEIRO

Em janeiro são previstas chuvas abaixo da média em Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo e no centro do Mato Grosso do Sul, sul e leste de Tocantins, sul do Piauí e na Bahia (exceto no leste do estado). A Região Sul poderá ter chuvas de ligeiramente acima da média, assim como o estado de São Paulo e a faixa norte do Brasil.

 

FEVEREIRO

Fevereiro poderá ter chuvas irregulares em praticamente toda a região central e o Sul do País. Destaque para áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina onde o modelo indica, novamente, chuvas abaixo da climatologia (média).

MARÇO e ABRIL

No início do Outono (meses de março e abril), o modelo de previsão climática do Inmet indica chuvas abaixo da média na Região Sul e também no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso. Em março de 2022, a tendência é de chuva acima da média no Amazonas, Roraima, Pará, Piauí e centro e sul do Ceará. Também há uma tendência de chuva acima da média no sul de Minas Gerais e norte de São Paulo, região de reservatórios importantes para o setor elétrico.

 

Figura 1. Mapa do modelo de previsão climática do Inmet com a previsão de desvio de chuva (mm) para Março/22.

Temperatura

De modo geral, as temperaturas deverão ficar acima da média (até 1°C) na área central do Brasil entre os meses de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022. Na Região Sul, as temperaturas deverão ficar próximas à média durante esse mesmo período.

Os resultados do modelo do INMET para os meses de março e abril de 2022 indicam temperaturas de normal a acima da média para praticamente toda a Região Sul. Esse pode ser um sinal de que ainda não haja formação de geadas no início do outono.

Fonte: INMET

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezembro 2021
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu