EspecialistasProf. Dr. Omar Sabbag
0

Agronegócio do algodão

Agronegócio do algodão

(Transcrição Podcast)

Olá a todos! Vamos a mais um podcast Agro em Destaque em parceria com a Agro Insight, conteúdo de qualidade disponível em um só lugar.

Vamos ao nosso pode de hoje falando sobre a economia do agronegócio, uma das principais importantes culturas também que nós temos é o algodão. E segundo o Boletim Agro Conab, que é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o algodão deve sustentar preços agora em 2021. Então apesar do início da colheita, o cenário brasileiro e mundial do mercado de algodão deve ser de sustentação dos preços durante 2021, e em relação ao mercado internacional, é previsto na recuperação do consumo e aumento da produção para safra 2021/22. Mas deverá haver queda de 4% nos estoques finais.

Vale destacar que os preços do petróleo em elevados patamares e a instabilidade climática em importantes regiões produtoras dos Estados Unidos, também deverão contribuir para esse cenário. Já em relação ao mercado interno, o panorama também é de redução dos estoques de passagem para o final do corrente ano. Este forte ritmo das exportações, o dólar valorizado, a recuperação da economia brasileira e as elevadas taxas de comercialização antecipadas da pluma, irão restringir a oferta interna e garantir preços em patamares elevados no decorrer do ano. Diante da grande produção da safra 2019/20, de 3 milhões de toneladas de pluma, o Brasil então se tornou exportador regular com volumes vendidos ao exterior elevados, mesmo no movimento final da entressafra.

Em relação ao consumo interno, em virtude do aumento da vacinação e da frequência, também do menor isolamento e da retomada verificada da nossa economia, projeta-se a demanda doméstica de 715.000 toneladas e já é um volume considerados 5% superior ao projetado. Já em relação aos estoques finais, a perspectiva é de que 2021 termine com cerca de 1.4 milhão de toneladas, ou seja, uma queda de 21.4 % em relação ao final de 2020. Esse cenário de menor oferta interna deverá manter os preços no mercado doméstico elevados e proporcionar boa rentabilidade ao produtor de algodão. Em síntese, o algodão ganha destaque neste ano com o cenário favorável para os produtores e também para as exportações, portanto, por outro lado, desfavoráveis para o mercado interno em relação aos consumidores.

Muito obrigado a todos!

Acompanhe as podcasts e também sigam o canal Agro Insight no Instagram.

Professor Omar Sabbag da Unesp de Ilha Solteira

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu