(Curadoria Agro Insight)
Na curadoria Agro Insight de hoje abordamos um tema cada vez mais recorrente na pecuária, a agricultura de precisão.
O uso de tecnologias de pecuária de precisão pode auxiliar no desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis e de uma pecuária mais competitiva. Essas ferramentas, como identificação animal automatizada, dispositivos eletrônicos de pesagem, colares com sensores, bebedouros e cochos automáticos, termografia infravermelha e estações meteorológicas automáticas, ampliam a capacidade de observação do rebanho.
Seu uso possibilita identificar e medir consumo de alimentos e água, comportamento alimentar, frequência cardiorrespiratória, temperatura corporal, atividade e posição dos animais. Os dados trazem indicadores produtivos, comportamentais e fisiológicos em benefício da saúde, produtividade e bem-estar dos animais.
Outro benefício da aplicação da tecnologia é manter ou, ainda, atrair os mais jovens para área rural, já que o uso desses equipamentos exige conhecimento e habilidades de informática, eletrônica, mecânica, robótica, comunicação, além do conhecimento tradicional de agronomia, veterinária e zootecnia.
Conceito
A Pecuária de Precisão (PP) foi definida por Wathes et al. (2008) como o manejo da produção animal com uso dos princípios e tecnologias da engenharia de processo, especialmente os sensores inteligentes.
Segundo esses autores, a inclusão de animais vivos no sistema distingue a PP de outras aplicações da teoria de controle, especialmente a utilizada na Agricultura de Precisão voltada para a produção agrícola, requerendo a medição contínua dos sinais relativos à atividade fisiológica, comportamento e outros indicadores de produção, como o peso vivo, o consumo de alimentos e seu movimento.
A pecuária de precisão tem como foco a potencialização do desempenho individual, em detrimento do tratamento por grupos de manejo. Isso é possível somente com um eficiente sistema de identificação individual, que passa a ser a base da PP.
De acordo com Banhazi et al. (2012), a Pecuária de Precisão devidamente implementada tem o potencial para:
i) melhorar e documentar objetivamente os parâmetros de bem-estar animal nas propriedades;
ii) reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e melhorar os aspectos ambientais dos diferentes sistemas de produção agropecuários;
iii) melhorar a comercialização e facilitar a segmentação dos produtos de origem animal;
iv) reduzir o comércio ilegal de produtos de origem animal;
v) melhorar o retorno econômico das atividades agropecuárias.
Podcast sobre pecuária de precisão
O Prosa Rural, programa de rádio da Emvrapa fala sobre a utilização da Pecuária de Precisão. O uso de tecnologias de pecuária de precisão pode auxiliar no desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis e mais lucrativos. A pecuária de precisão permite aumentar a eficiência do uso de insumos, reduzir as perdas, elevar a qualidade dos produtos agropecuários, diminuir esforços e otimizar o trabalho, também em pequenas propriedades, refletindo em melhores condições de vida no campo. Participa do programa o pesquisador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste.
BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS
Embrapa/Notícias – Pecuária de precisão para todos. Prosa Rural. Produção animal , Automação e Agricultura de Precisão.
Bernardi et al. Potencial de uso das tecnologias de agricultura e pecuária de precisão e automação. SP: Embrapa Pecuária. Sudeste, 2017.
Embrapa/Notícias – Pecuária de precisão contribui para desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis e eficientes. Automação e Agricultura de Precisão