Parceria fortalece inovação em fertilizantes

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Mapa e Embrapa firmam parceria com IFDC nos EUA para fortalecer inovação em fertilizantes

Avança projeto de cooperação entre Brasil e EUA em fertilizantes com aporte de mais de US$ 1 milhão

Entre os dias 28 e 30 de outubro, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram em uma missão nos Estados Unidos para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de fertilizantes. O ponto central da visita foi a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com o Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes (IFDC), localizado em Alabama. Esta parceria envolve a Embrapa, o Mapa, universidades brasileiras como USP e UFV, e a Petrobras, com foco em inovação e práticas sustentáveis para o setor agrícola.
O MoU estabelece uma colaboração estratégica para explorar tecnologias que aumentem a eficiência dos fertilizantes e promovam práticas agrícolas mais sustentáveis. O IFDC, fundado em 1974 e atuando em mais de 100 países, é uma referência mundial em segurança alimentar e soluções para reduzir o impacto ambiental. Essa colaboração é parte do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) do Brasil, que busca reduzir a dependência de insumos importados e promover práticas agrícolas sustentáveis no país.
Durante a missão, a comitiva brasileira também participou de encontros com a delegação indiana, composta por representantes de empresas de fertilizantes e setores de inovação. A delegação brasileira incluiu figuras importantes, como o secretário-executivo adjunto Cleber Soares e o secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos, além de representantes da Embrapa e do Mapa, evidenciando o intercâmbio tecnológico e de conhecimentos entre Brasil, EUA e Índia.
Além da assinatura do MoU, a comitiva visitou instalações do IFDC e participou de palestras sobre segurança alimentar e colaboração internacional. Essas discussões abordaram novas abordagens para melhorar a eficiência dos fertilizantes e examinarem as capacidades da planta-piloto do instituto. Empresas indianas e o IFDC participaram ativamente do evento, promovendo debates sobre soluções inovadoras para a segurança alimentar global.
A missão foi concluída com o painel “Colaboração Global para a Segurança Alimentar Sustentável”, realizado na Embaixada do Brasil em Washington, D.C., e moderado pela adida agrícola Ana Lucia Viana. O evento reuniu Mapa, Embrapa, IFDC, USDA e Petrobras para discutir políticas de preservação ambiental e práticas agrícolas sustentáveis. Em reunião anterior com a Embaixadora do Brasil, Maria Luiza Viotti, o compromisso do Brasil com a segurança alimentar e a sustentabilidade foi reforçado, enfatizando o papel da agricultura tropical no cenário global.

Fontes:

Imagem: comprerural 02/11/2024

Texto: Mapa 02/11/2024

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: agricultura tropical, Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes (IFDC), colaboração internacional, insumos importados, intercâmbio tecnológico, Memorando de Entendimento (MoU), Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), práticas sustentáveis, tecnologias de fertilizantes

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

dezembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram