Os pilares da produção sustentável de soja

produção soja

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

O DNA da agricultura brasileira é a ciência e a inovação. A Embrapa tem seu histórico pautado na entrega de soluções para os sistemas de produção em que a soja está inserida. Respaldada por ampla rede interinstitucional de parcerias, tornou-se referência mundial na geração de tecnologias para a cultura da soja em regiões tropicais. Entre suas contribuições, destacam-se a inoculação da soja com bactérias fixadoras de nitrogênio; as técnicas de manejo, a fertilização e a conservação do solo; o manejo integrado de insetos-praga, doenças e plantas daninhas e o desenvolvimento de cultivares de soja para as principais regiões brasileiras, o que possibilitou a expansão da cultura para áreas não tradicionais de cultivo.

É nesse contexto que a Embrapa está apresentando os quatro pilares prioritários para a produção sustentável de soja. São eles: Genética Avançada, Bioinsumos, Soja Baixo Carbono e Agricultura Digital.

Soja Baixo Carbono (SBC)

O Programa Soja Baixo Carbono (SBC) tem por objetivo certificar a sustentabilidade da produção de soja brasileira, tornando tangíveis aspectos qualitativos e quantitativos do processo de produção do grão. Está sendo pautado na mensuração dos benefícios e na certificação das práticas de produção que comprovadamente reduzam a emissão de Gases de Efeito Estufa em relação à média regional. A iniciativa tem utilizado uma metodologia própria, baseada em protocolos científicos validados internacionalmente, a partir de critérios objetivamente mensuráveis, reportáveis e verificáveis. A certificação da soja brasileira será voluntária, privada e de empresas especializadas (certificação de 3ª parte).

O SBC permitirá a valorização da soja produzida por meio do uso de boas práticas agrícolas, como Sistema Plantio Direto; Integração Lavoura-Pecuária; adequada inoculação visando a fixação biológica de nitrogênio; e manejo integrado de insetos-praga, plantas daninhas e doenças. A captura extra de valor para o produtor e empresas que fazem parte da cadeia alavancará o uso de tecnologias sustentáveis na produção de soja, contribuindo para a melhoria da imagem da soja brasileira no mercado global.

Genética Avançada

A Embrapa Soja sempre esteve na vanguarda do conhecimento, tanto que as tendências inovadoras da biotecnologia moderna são rotina em seus laboratórios. A seleção assistida por marcadores moleculares no melhoramento vegetal vem auxiliando os pesquisadores na seleção de genótipos desejáveis, com máxima eficiência, rapidez e com baixo custo. A Biologia molecular e a engenharia genética têm produzido profundas mudanças no desenvolvimento de novas variedades de soja. A tecnologia de edição de genomas possibilita remover ou alterar partes do DNA da própria planta para modular características desejáveis. A Embrapa Soja vem utilizando as tecnologias de genética avançada para desenvolver cultivares de soja mais tolerantes às adversidades climáticas, assim como maior teor de ácido oleico.

Nesse contexto, projetos com edição gênica e RNAi, podem gerar tecnologias disruptivas em curto espaço de tempo. A utilização de técnicas modernas de edição gênica permitirá avanços rápidos no melhoramento genético para uma grande amplitude de características, como, por exemplo, melhoramento da qualidade dos grãos e resistência a doenças. Por sua vez, tecnologias baseadas no uso tópico de RNAi podem contribuir no manejo da cultura, permitindo reduções na utilização de agrotóxicos. A Embrapa Soja tem know how nessas áreas de fronteira do conhecimento e, juntamente com parceiros públicos e privados, contribuirá no avanço genético, fundamental para a competitividade da soja brasileira.

Bioinsumos

Para atender aos desafios crescentes relacionados à utilização de bioinsumos na produção, a Embrapa Soja investe em pesquisas para aumentar a participação de insumos biológicos no controle de pragas, doenças e na promoção do crescimento em sistemas de produção convencional e de base agroecológica. Também busca estimular a diminuição do uso de fertilizantes de origem não renovável por insumos de base biológica na soja.

O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta e transformar esse recurso com valor imensurável em tecnologias para produção sustentável de soja é uma oportunidade fantástica para a Embrapa Soja e parceiros. Além da utilização direta de organismos vivos para manejo de insetos-praga, fitonematoides e doenças, fixação biológica de nitrogênio e incremento do crescimento de plantas, há vasto campo para identificação de metabólitos para uso multifuncional – um grande desafio e uma grande oportunidade para a pesquisa brasileira.

Agricultura Digital

Os últimos anos vêm sendo marcados por mudanças tecnológicas no campo digital, tanto que várias soluções já estão disponíveis e outras em desenvolvimento para atender as necessidades do agronegócio. Nesse sentido, o fortalecimento da cultura de inovação na Embrapa Soja está se fortalecendo a cada ano por meio de iniciativas como edital de inovação aberta, o Soja Open Innovation, idealizado para possibilitar parcerias entre a Embrapa Soja, as startups e empreendedores inovadores em tecnologias digitais aplicadas ao agronegócio. Conectividade, sensoriamento remoto, big data, entre outras ferramentas relativas à tecnologia da informação enfatizam o potencial da Agricultura Digital para melhoria do monitoramento das lavouras, da racionalização no uso de insumos e no incremento a produtividade.

BIBLIOGRAFIA E LINS RELACIONADOS

Embrapa – Pilares para a sustentabilidade da soja brasileira. Fevereiro de 2023.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Bioinsumos, Genética Avançada, Soja Baixo Carbono e Agricultura Digital

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  
LinkedIn
YouTube
Instagram