Orientações sobre o manejo da lagarta broca-das-axilas resistentes à soja-Bt

broca-das-axilas resistentes à soja-Bt

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Na curadoria de hoje, trouxemos as orientações atualizadas da Embrapa para o manejo das lagartas resistentes à sota-Bt.

Embrapa Soja orienta sobre manejo de broca-das-axilas resistentes à soja-Bt na safra 22/23

A Embrapa Soja acaba de atualizar a nota técnica com orientações sobre o manejo da lagarta broca-das-axilas (Crocidosema aporema) resistentes  à soja-Bt, na safra 22/23.

A praga tem baixo potencial para causar perda econômica, por isso, a Embrapa Soja está recomendando que os produtores monitorem suas áreas e apenas optem por usar inseticidas químicos sintéticos quando 50% ou mais das plantas apresentarem sintomas de ataque. “Aplicar inseticidas químicos antes dessa infestação não traz benefícios para a produtividade e, portanto, não é justificável economicamente”, explica Adeney de Freitas Bueno, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Soja.

Acesse a nota técnica, clicando  aqui

Levantamentos da Embrapa Soja mostram que populações de broca-das-axilas resistentes à proteína inseticida Cry1Ac, presente na soja-Bt, têm ocorrido, principalmente na região centro-norte do estado do Paraná e sul do estado de São Paulo, favorecidas pela ocorrência de veranicos em algumas regiões. As demais regiões produtoras de soja, especialmente aquelas que enfrentam tempo seco, podem registrar o problema.

Bueno explica que apesar da preocupação de muitos produtores, a broca-das-axilas tem pequena capacidade de reduzir a produtividade da soja. “Em experimentos realizados durante as safras 2020/21 e 2021/22, a Embrapa Soja comparou a produtividade de plantas com sintomas do ataque com plantas sem qualquer sintoma de ataque em 13 diferentes lavouras no país. Apenas em uma das áreas avaliadas (Cristalina, GO), a produção observada em plantas com ataque foi menor quando comparadas a plantas sem ataque”, explica Bueno.

Histórico

A primeira geração de soja-Bt aprovada no Brasil (Intacta RR2 Pro®) foi disponibilizada comercialmente aos agricultores em 2013 como uma tecnologia para o manejo de algumas lagartas alvo: lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens), lagarta-da-maçã do algodoeiro (Chloridea virescens) e broca-das-axilas (Crocidosema aporema). Nas últimas safras, a Embrapa Soja vem acompanhando a ocorrência de populações de duas espécies de lagartas (Rachiplusia nu e Crocidosema aporema) resistentes à proteína inseticida Cry1Ac, expressa pela primeira geração de soja-Bt.

Além do monitoramento constante da área, a Embrapa Soja recomenda a adoção de área de refúgio estruturado no cultivo de soja – plantio de pelo menos 20% de soja não-Bt semeado em 800 m de distância de uma planta-Bt. “Em um cenário de alta adoção da tecnologia de soja-Bt e de baixa aderência da prática do refúgio estruturado aumenta-se consideravelmente a probabilidade de evolução da resistência nas espécies-alvo”, destaca Bueno.

Como identificar essa e outras pragas da soja

Para facilitar a identificação, disponibilizamos o link do Manual de identificação de insetos e outros invertebrados da cultura da soja, para baixar, clique aqui.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

Embrapa – Embrapa Soja orienta sobre manejo de broca-das-axilas resistentes à soja-Bt na safra 22/23. Dezembro de 2022.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Inseto, plant pests, Praga, Praga de planta, safra 2022/23, soja, soja Bt, Soybeans

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram