Oportunidades para floresta plantada!

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

As florestas naturais, abrangendo 93% da área florestal global, sofrem um declínio histórico, enquanto as florestas plantadas têm crescido gradualmente, uma tendência observada em diversos continentes. No Brasil, as florestas plantadas ocupam menos de 1% do território nacional, contrastando com os vastos plantios agrícolas. Apesar disso, as florestas plantadas enfrentam certa resistência da sociedade, muitas vezes devido à falta de compreensão de seu papel econômico e ambiental.

Brasil e nações com floresta tropical unem forças para salvar a selva | Um Só Planeta | Época NEGÓCIOS

A definição de floresta plantada pela FAO e pela PAFP inclui áreas predominantemente compostas por árvores estabelecidas por plantio ou semeadura deliberada, com enfoque econômico e fins comerciais. No entanto, existem diferentes termos para designar essas florestas, que desempenham um papel importante no desenvolvimento social e econômico do país, além de contribuir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

As florestas plantadas impactam diversos aspectos, como a biodiversidade, a paisagem e os recursos hídricos. Embora ocupem uma pequena parcela do território, têm relevância econômica significativa, gerando empregos e contribuindo para a balança comercial do agronegócio brasileiro. Além disso, as florestas plantadas podem desempenhar um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas, armazenando carbono e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Apesar das preocupações ambientais, as florestas plantadas podem ser uma alternativa sustentável para a produção de madeira e outros produtos florestais, desde que gerenciadas adequadamente. A integração entre floresta, agricultura e pastagem pode promover uma paisagem multifuncional, fornecendo serviços ambientais e benefícios econômicos. Portanto, é essencial reconhecer e aproveitar o potencial das florestas plantadas para contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.

Referência do texto: Embrapa 16/02/2024

Yeda Maria Malheiros de Oliveira *
Edilson Batista de Oliveira **

*Doutora em Engenharia Florestal, pesquisadora na Embrapa Florestas, Colombo, PR
**Doutor em Engenharia Florestal, pesquisador na Embrapa Florestas, Colombo, PR

Fonte da imagem: epoca negocios 16/02/2024

PARA SABER MAIS: Vídeo que aborda sobre o déficit de madeira que vai ocorrer em breve na região oeste da Bahia e as consequentes oportunidades para produtores nessa área.

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: agrofloresta, Floresta, floresta plantada, preservação ambiental

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram