O Verdadeiro Agronegócio Brasileiro (Episódio 3)

O Verdadeiro Agronegócio Brasileiro (Episódio 1)

Curadoria Agro Insight

Hoje trouxemos para vocês o Episódio 3 da série de vídeos lançada pelo Bio Energy Hub!

O Bio Energy Hub é um centro de inovação, referência no setor de energias renováveis como Etanol, Biomassa, Biogás, Biodiesel, Solar, Eólica, entre outras, que possui como objetivo a geração de novas soluções e negócios entre startups e corporações.

A série comenta sobre o Agronegócio Brasileiro de uma forma didática, porém apenas em inglês! Por isso fizemos a tradução para que todos tenham acesso ao conteúdo!

Deixe no final seu comentário sobre o que achou dessa seleção!

Episódio 3 – Regularização de propriedades fundiárias

O Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo e, ao mesmo tempo, mantém 66% de seu território com vegetação nativa preservada.

Como isso é possível?

– Grande biodiversidade

– Rico em recursos naturais

– Terceiro maior exportador agrícola do mundo

Açúcar, café, soja, carne, suco de laranja, todos esses produtos são produzidos em harmonia com as florestas, áreas de preservação e biomas importantes, como a Amazônia.

Fonte: Bio Energy Hub.

Tradução e transcrição (Agro Insight)

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimentos, talvez o que muitos não saibam é que o Brasil detém essa posição preservando 66,3% de suas florestas.

Temos contado com a tecnologia para aumentar e melhorar nossa produção.

Hoje, o Brasil discute políticas fundiárias para combater o desmatamento ilegal e as queimadas. A regulação fundiária é uma ferramenta de apoio jurídico aos cidadãos brasileiros.

Imagine alguém dirigindo pela cidade sem o número da placa enquanto comete várias infrações de trânsito. As violações de trânsito contam com sua estrita aplicação da lei. Basta identificar, monitorar e punir motoristas imprudentes. Os mesmos princípios se aplicam quando pensamos sobre a propriedade da terra.

Terras não registradas são mais difíceis de monitorar e controlar. Taxa de desmatamento em áreas ilegais localizadas no bioma amazônico do estado do Pará, por exemplo. Foi 134% maior do que as aéreas regulamentadas.

O Brasil tem legislação em vigor para punir os infratores, no entanto, isso exige que os infratores sejam identificados e a aplicação da lei garantida. É preciso lembrar que terras indígenas, comunidades tradicionais, áreas de conservação e áreas de reforma agrária estão legalmente protegidas por legislação própria.

A regulamentação da posse de terra se aplica principalmente a pequenos agricultores, por exemplo, famílias que se estabeleceram em suas terras por décadas sem a documentação adequada. Legalizar a propriedade da terra de uma família é um sonho transmitido de geração em geração.

Vai permitir que as famílias obtenham empréstimos financeiros e tenham acesso à tecnologia de ponta. Sem políticas fundiárias isso não será possível.

A simplificação dos processos fundiários, por meio da geotecnologia e do sensoriamento remoto, é uma forma de monitorar e controlar o território de um país de porte continental.

Confiança, transparência, preservação e produção.

Estamos no caminho certo para alimentar o Brasil e o mundo de forma sustentável.

Alimentando o mundo. Respeitando o planeta.

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu