ClimaCuradoriaInfográficosNotícias
0

O clima no mês de Julho

Curadoria: boletim climático

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

A curadoria Agro Insight traz a previsão climatológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para o mês de julho de 2022.

Chuvas

A previsão do INMET para o mês de Julho indica tendência de chuvas acima da média para o norte da Região Norte e leste da Região Nordeste do país (indicado no mapa na cor azul – Figura 1a), com volumes previstos acima dos 140 mm.

Para a Região Sul, as chuvas previstas ficarão abaixo da média (indicado no mapa na cor amarela – Figura 1a), com acumulados abaixo dos 160 mm, exceto na parte norte do Paraná, onde os volumes de chuva previstos deverão ser mais baixos, entre 80 e 100 mm.

No restante do país, a previsão é de chuvas abaixo de 80 mm, sendo que na região do MATOPIBA (estados do MA, TO, PI e BA) e divisa de Minas Gerais e Goiás, os acumulados de chuva deverão ser mais baixos e em algumas localidades pode não ocorrer registro de chuva.

Figura 1. Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de julho de 2022.

Temperaturas

São previstas temperaturas médias elevadas para a Região Norte, Nordeste, partes norte e oeste do Mato Grosso e metade sul de Goiás, com valores acima de 24°C, exceto no sul da Bahia, onde as temperaturas poderão ser mais amenas, entre 20 e 22°C.

Na Região Sudeste, sul do Mato Grosso e partes oeste e leste do Mato Grosso do Sul as temperaturas irão variar entre 22 e 24°C, sendo que em algumas áreas poderão ficar abaixo deste limite (indicado no mapa na cor azul – Figura 1b).

Para a Região Sul, a tendência é de temperaturas abaixo de 20°C. Nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba, as temperaturas poderão ser inferiores a 10°C e não se descarta a possibilidade de entrada das massas de ar frio que poderão acarretar declínio das temperaturas mínimas e favorecerem a ocorrência de geadas.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

Nonato, V.S.B. Julho: Como será o clima no Brasil?

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
LinkedIn
YouTube
Instagram