O Cerrado se destaca na produção sustentável de algodão

Debate sobre a produção de algodão orgânico no Brasil

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(Curadoria Agro insight)

Com investimento em tecnologia e pesquisa e somente 8% da área plantada irrigada, o Brasil pode ser considerado o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Nas décadas de 1980 e 1990, o Brasil era um dos maiores produtores mundiais de algodão.

Porém, com a chegada do bicudo, a principal praga da cultura nas Américas, a área plantada diminuiu mais de 60% e o país deixou de ser um grande exportador para ser o segundo maior importador de algodão do planeta.

No início dos anos 2000, houve uma retomada do cultivo. A cultura migrou das regiões Sul e Sudeste para o Centro-Oeste.

Com a colheita mecanizada e investimento em pesquisa e novas tecnologias, o cenário mudou bastante.

Se em 1980, o Brasil produziu 500 mil toneladas de pluma em quatro milhões de hectares. Hoje, o país produz quase três milhões de toneladas em pouco mais de 1,5 milhão de hectares. Ou seja, uma produtividade cinco vezes maior em uma área plantada praticamente três vezes menor.

Rentável e sustentável. Assim é a produção de algodão no Cerrado. É no centro do país que se encontra 90% das lavouras brasileiras de algodão.

Uma cultura que já ocupou o sertão e a beira-mar, mas encontrou no Planalto Central as condições ideais para o seu desenvolvimento.

Os protocolos de sustentabilidade envolvem boas práticas agrícolas, sociais e econômicas

No aspecto ambiental, um fator determinante é a economia de água e de energia: 92% da produção é feita em sequeiro. Ou seja, irrigada apenas com água da chuva. Além disso, é realizado o monitoramento de pragas, inclusive através de drones, e há um intenso controle biológico. Já no aspecto social, a cadeia oferece um ambiente seguro e salários adequados.

Rastreabilidade

Uma das iniciativas que assegura a qualidade do algodão é a rastreabilidade. Um sistema de logística reversa, com tecnologia blockchain – ou seja, inviolável – que permite ao comprador e aos consumidores, saberem, todo o processo percorrido pelo produto.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

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