Nitro anuncia parceria estratégica com a startup regenera e aumenta aposta no mercado de bioinsumos

Portal Agro Insight - Curadoria de Conteúdos do Agro

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

São Paulo, 16 de outubro de 2023 – A Nitro, produtora global de insumos para o agronegócio, anunciou uma parceria estratégica com a Regenera Moléculas do Mar, uma startup focada em bioprospecção de fungos e bactérias e que atua no ambiente marinho de todo litoral brasileiro. Trata-se do movimento mais recente da Nitro dentro de sua aposta contínua em inovação aplicada ao segmento de bioinsumos – uma resposta efetiva à oportunidade de desenvolver novos produtos dentro de um mercado que cresce a uma taxa de 40% ao ano, em média.

Nitro anuncia parceria estratégica com a startup Regenera e aumenta aposta no mercado de bioinsumos

Fonte: Imagem disponível em: Compre rural 22/10/2023

Localizada Rio Grande do Sul, e criada na Incubadora Empresarial do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do estado, a Regenera é uma empresa de base tecnológica que tem como missão disponibilizar a biodiversidade química brasileira de origem marinha e de outros biomas, para as necessidades de inovação da indústria. Para tanto, conta com uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento inédita no Brasil, o Banco Regenera, que possui uma coleção de mais de 1500 microrganismos disponíveis para prospecção para uso em diferentes setores. A Companhia já prestou serviços para grandes empresas dos mais variados mercados, incluindo farmacêutico, alimentos e agronegócio.

A parceria tem como objetivo investir em processos de bioprospecção e investigação de metabólicos para alavancar o desenvolvimento de produtos biológicos no agronegócio. Com o acordo, a Nitro terá exclusividade no desenvolvimento de produtos derivados de fungos e bactérias novos mapeados pela startup e que tenham aplicação neste setor. De acordo com Breno Marques, head de inovação e novos negócios da Nitro, todo investimento em inovação no segmento de biológicos está em linha com o propósito da Companhia de ajudar o produtor a melhorar a produtividade no campo. “O investimento em bioprospecção de microrganismo pode gerar excelentes oportunidades para desenvolvermos novas soluções para nossos clientes”, completa o executivo.

O forte avanço do setor de bioinsumos foi confirmado em recente levantamento feito pela Fortune Business Insights. Estima-se que o mercado global de insumos biológicos deve movimentar USD 6,51 bilhões. A expectativa é que esse número chegue a USD 18,15 bilhões em 2029.

Antes do investimento na Regenera, a Nitro já havia realizado outros aportes importantes na área de insumos biológicos. Em 2020, investiu financeiramente na Gênica, empresa de biotecnologia especializada em bioinsumos. No ano seguinte, adquiriu a Biocontrol, reconhecida no mercado pela produção de fungos de alta qualidade e concentração. E, recentemente, a Companhia realizou uma joint venture com a Vivus, uma agtech brasileira criada para melhorar a produtividade da soja, por meio da produção em grande escala de uma solução biológica para combater uma das principais pragas que afetam a agricultura brasileira – conhecida como percevejo marrom da soja (Euschistus heros).

Produção de fungos

A Nitro também está colocando em operação uma fábrica de produção de fungos biodefensivos, em Patos de Minas (MG), por meio de uma joint venture com empreendedores com 20 anos de experiência na área.

A NBT será a segunda empresa da Nitro especializada na produção de fungos para combate de pragas e doenças na agricultura – a outra é a Biocontrol, pioneira no desenvolvimento de produtos para controle biológico. A estratégia trará escala suficiente para o desenvolvimento de mercado da Nitro, com a criação de fungos – como Metarhizium anisopliae, Isaria fumosorosea, Beauveria bassiana e Paecilomyces lilacinus – para produção de biodefensivos para manejo de pragas e doenças de solo em culturas, como soja, milho, cana-de-açúcar e algodão. A joint venture será controlada pela Nitro, que terá exclusividade de vendas para seus clientes no agronegócio e contará com uma planta moderna para produção em grande escala.

Fomento à inovação

Iniciativas de inovação aberta também integram a estratégia da Nitro dedicada a avanços no agronegócio. Uma delas, inclusive, diz respeito a uma parceria entre a Nitro e a Regenera. Ambas foram aprovadas para receber investimentos do Basic Funding Alliance (BFA), um instrumento da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) para fomentar tecnologias disruptivas, a partir de um edital lançado em 2022. Esse é um dos maiores projetos de biotecnologia já aprovados pela estatal.

Também fazem parte da iniciativa, focada em projetos inovadores em bioeconomia, o Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Biofibras, o Instituto Senai de Inovação em Biomassa – ambos credenciados pela Embrapii – e a Companhia das Algas, especializada em extratos e produtos derivados de algas arribadas coletadas na costa brasileira.

O projeto contratado pela Embrapii, cujo valor total estimado é de R$ 15 milhões e com duração de três anos, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de soluções disruptivas para o mercado de biológicos para a agricultura. Outra dessas ações é a criação do Nitro Boost Academy, que busca identificar projetos e tecnologias que estão sendo desenvolvidos nas universidades brasileiras – e que apresentem soluções inovadoras de serviços, processos ou produtos na área de bioeconomia, com potencial de aplicação nos segmentos agrário e pecuário.

O objetivo é atrair startups, universidades, centros de pesquisa e laboratórios interessados em desenvolver novas tecnologias com esse perfil. Atualmente em fase de desenvolvimento de projetos, o Nitro Boost Academy já avaliou iniciativas nas áreas de biotecnologia e ciências da vida envolvendo processos, tecnologias e equipamentos de suporte para o agronegócio.

Sobre a Nitro

A Nitro é uma produtora global de insumos para o agronegócio. Desde 2019, a empresa atua no setor e conta com um amplo portfólio de produtos que incluem foliares, suplementos para nutrição vegetal e animal, fertilizantes de solo à base de enxofre e micronutrientes, além da atuação no segmento de biodefensivos. Em 3 anos no segmento, a Nitro se consolidou como uma das 5 maiores empresas de nutrição e biológicos do setor. A sede da Companhia fica localizada no bairro de São Miguel Paulista, na capital de São Paulo, e conta com operações em outros seis países.

Referência: Compre rural 22/10/2023

 

Contato assessoria:

Loures Consultoria

Vanessa Oliveira

(11) 99816-0627

[email protected]

 

Thais de Araujo

(11) 99137-0064

[email protected]

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Ambiente marinho, Bioinsumo, Bioprospecção, Biotecnologia, controle biológico, Fungos e bactérias, Nitro

Posts Relacionados

1 Comentário. Deixe novo

  • Fantastioc website. Penty of hepful inmfo here. I’m sendinjg iit to a feew buxdies ans additionally
    sharng inn delicious. And naturally, tanks for your effort!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram