Nematoides: saiba como manejar

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Os nematoides são pragas significativas na agricultura brasileira e seus sintomas são frequentemente confundidos com outros problemas. Eles atacam tanto grandes plantações quanto culturas como batata, cenoura, cebola, além de frutas como goiaba, acerola e laranja. A dificuldade em identificar os sintomas deve-se ao fato de que esses parasitas danificam o sistema radicular das plantas, prejudicando a absorção de nutrientes e facilitando a entrada de fungos.

Raizes invadidas por nematoides

Devido a essa confusão, os agricultores podem atribuir os sintomas dos nematoides a problemas como falta de água ou nutrientes. Por isso é fundamental que os produtores mapeiem o problema e consultem um especialista para identificar a presença e a espécie de nematoide, a fim de aplicar a melhor estratégia de controle. No Brasil, há seis gêneros principais de nematoides, embora existam muitas espécies diferentes, por isso é essencial identificar as culturas atacadas por cada espécie para determinar quais nematoides estão presentes na área.

A falta de identificação correta dos nematoides pode levar a grandes perdas nas colheitas. Um estudo da Sociedade Brasileira de Nematologia indicou que a presença desses parasitas pode reduzir a produtividade em até 50%. Embora não seja possível erradicar completamente os nematoides, é viável controlá-los com uma variedade de ações integradas. O manejo eficaz envolve várias técnicas, como rotação de culturas, condicionamento do solo e uso de manejos biológicos com fungos e bactérias.

Fonte: Notícias agrícolas 18/06/2024

QUER SABER MAIS?

ASSISTA AO PODCAST DO ESCANCARAGRO: “Como manejar nematoides” Não esqueça de se inscrever no canal!

No Escancaragro Podcast dessa semana, recebemos Robson Silva, consultor renomado do Grupo Mizote com experiência de mais de 25 anos na produção de fazendas e Márcia Gabriel, doutora em nematologia e gerente de pesquisa e desenvolvimento na JCO Bioprodutos! Mergulhamos no manejo integrado de nematoides nas grandes culturas, explorando tanto a visão prática do Robson quanto os aspectos do controle biológico destacados pela Dra. Márcia! Será que você concorda com os pontos levantados por eles nessa conversa?

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Fungos, Manejo Integrado, nematoide, parasitas, PodCast, sistema radicular, solo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram