CuradoriaMilhoSoja
0

Monitoramento das Lavouras – Novembro

Monitoramento safra - Novembro

(Curadoria Agro Insight)

Para atualizar a situação das lavouras, na curadoria Agro Insight de hoje trouxemos as informações sobre o Progresso da safra, com informações sobre as principais culturas que se encontram em produção nesse momento no Brasil.

Acompanhamento das Lavouras – 24/10 a 30/10/21

a) MONITORAMENTO AGROMETEOROLÓGICO

No MATOPIBA, os maiores acumulados de chuva poderão ultrapassar 200 mm no TO, BA e extremo sul do MA devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), caracterizada por uma faixa de nuvens alinhada desde a região Norte até o Nordeste, que causa chuva persistente por dias consecutivos. Essas chuvas contribuirão com a umidade no solo para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de verão.

No Centro Oeste, a semeadura e o desenvolvimento das lavouras serão beneficiados com a previsão de acumulados de chuva superiores a 200 mm no norte e oeste do MT e no norte de GO em função da ZCAS. Nas demais áreas da região, os acumulados de chuva deverão variar entre 10 e 100 mm.

Para a região Sudeste, são previstas chuvas principalmente no centro e norte de MG e norte do ES. Nas demais áreas, os volumes serão menores. As condições de umidade continuarão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de verão, a brotação da cana-de-açúcar, a florada e a formação dos chumbinhos nos cafezais.

Na região Sul, há a previsão de maiores volumes de chuva no extremo sul do RS. Nas demais áreas, os acumulados serão menores, sem comprometer a umidade no solo. Umidade e insolação serão favoráveis para a maturação e a colheita dos cultivos de inverno. A semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de verão serão favorecidos.

b) MONITORAMENTO DAS LAVOURAS

TRIGO – SAFRA 2021

De forma geral, 58,6% já foi colhido. Em SP, a colheita está em reta final. As lavouras mais tardias têm apresentado melhores rendimentos, pois foram menos impactadas pelas intempéries climáticas. No PR, a colheita avançou, mesmo com o excesso de umidade, chegando a 82% da área colhida. Há perdas qualitativas e quantitativas por acamamento de plantas devido aos ventos fortes e chuvas no estado. No RS, houve avanço da colheita, alcançando 28% da área, porém ainda há atraso em comparação ao ano passado. Relatos pontuais de incidência de doenças e pragas, como o pulgão.

FEIJÃO – 1ª SAFRA 2021/22

Em SP, as lavouras já foram todas semeadas e seguem em pleno desenvolvimento, com algumas delas iniciando a fase de maturação, com previsão de colheita em novembro. No PR, o excesso de chuvas diminuiu o ritmo de semeadura, mas não inviabilizou seu avanço, chegando a 88% da área prevista.

No geral, as lavouras implantadas estão em boas condições. Em GO, o avanço do plantio está mais lento, atingindo apenas 18% da área semeada.

Há perspectiva de redução de área em detrimento da expansão da soja. As condições das lavouras são boas.

MILHO – 1ª SAFRA 2021/22

O milho já foi 44,3% da área semeada. No PR, a semeadura está em 93%. A nebulosidade vem atrasando o desenvolvimento da cultura por falta de luminosidade, mas a maioria das lavouras está em boas condições. Há relatos pontuais de ocorrência de cigarrinha. Em SC, quase 90% da área já foi semeada.

O clima tem sido, no geral, favorável ao desenvolvimento da cultura, mas há preocupação devido ao excesso de umidade e nebulosidade. No RS, cerca de 75% da área já foi semeada.

As lavouras implantadas apresentam um bom desenvolvimento.

ARROZ – 1ª SAFRA 2021/22

A cultura do arroz já teve 48,9% das lavouras semeadas. Em SP, cerca de 75% da área prevista já está semeada. As lavouras apresentam boas condições, principalmente na região do Vale do Paraíba. No RS, a semeadura chegou a 60% da área prevista.

Há um bom estande de plantas nas lavouras e boa sanidade. Os reservatórios estão com níveis de água satisfatórios.

Em SC, o clima foi mais estável e permitiu o avanço do plantio, que alcançou 92% da área semeada. Em TO, segue o avanço do plantio nas regiões de várzea, chegando a 9% da área estadual prevista.

SOJA – 2021/22

A soja apresenta o estádio mais avançado de semeadura, com 53,5% das áreas já semeadas. No Matopiba, o plantio começou em todos os estados. Destaques para o extremo-oeste da BA, o sul e sudeste do MA e do PI e nordeste do TO. No Centro-Oeste, o ritmo de plantio está bem avançado, com cerca de 60% da área plantada em GO, 72% em MS e 87% em MT.

As condições climáticas estão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras na região. No PR, mesmo com certo atraso na semeadura em razão das condições climáticas, 60% da área prevista está semeada.

De forma geral, as lavouras implantadas estão em boas condições.

c) REFERÊNCIAS E LINKS RELACIONADOS

Progresso da safra – Conab

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezembro 2021
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu