Monitoramento da Safra

Monitoramento da Safra

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Olá pessoal do Agro!

Hoje na curadoria Agro Insight trouxemos uma análise da progressão da safra das principais culturas de lavoura da época, o levantamento é realizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), e indica o final da colheita de algumas culturas, como do algodão e do milho de segunda safra, além de um estágio avançado da colheita do sorgo e do feijão de terceira safra, bem como o inicio da colheita do trigo.

Algodão

O algodão está 94,4% colhido. Em MT, a colheita alcança 95%, faltando áreas no centro sul e no leste do estado. A previsão é de término das operações na próxima semana. Em GO, a colheita está encerrada. Mesmo com as oscilações climáticas nesta safra, a produtividade média foi satisfatória. Porém, a redução da área impactou na produção final que foi inferior à obtida na safra 2019/20.

Na BA, a colheita foi finalizada nas lavouras do centro sul e está em fase final no extremo oeste. A produtividade média foi considerada satisfatória, apesar das irregularidades das chuvas.

Trigo

A colheita do trigo está em estágio inicial, com apenas 4,7% colhido. No PR, as primeiras áreas colhidas foram prejudicadas pelas geadas, comprometendo o rendimento e a qualidade dos grãos. No RS, houve registro de chuvas de granizo incidindo em lavouras do noroeste e fronteira oeste. Possíveis perdas serão contabilizadas nas próximas semanas.

Em GO, a colheita segue nas lavouras irrigadas, apresentando bons rendimentos, mesmo com registros de perdas no sudoeste em decorrência das geadas. Em SC, começou a colheita do cereal, mas ainda de forma incipiente.

Milho 2ª safra

Para o milho de segunda safra, 97% já foi colhido. Em MT, a colheita foi concluída. Produção estimada em 32,8 milhões de toneladas (redução de 5,2% em relação à safra 2019/20). Em GO, a colheita foi encerrada. O resultado ficou abaixo do esperado em razão da escassez hídrica, especialmente na fase reprodutiva das lavouras.

Em SP, a colheita alcança 85% da área e a previsão de redução na produção está se confirmando. A estiagem e as geadas atingiram as lavouras em fases importantes para a formação dos grãos. No PR, a colheita atinge 93% da área total. Previsão de término na próxima semana.

Sorgo

Em GO, principal estado produtor, a colheita está finalizada. A produção ficou aquém da safra passada em razão dos períodos de estiagem no outono e inverno que impactaram a cultura em sua fase de formação e enchimento dos grãos. Em MG, segundo maior estado produtor, a colheita segue em andamento, chegando a 89% da área total. A escassez pluviométrica e a incidência de geadas durante o ciclo prejudicaram o rendimento e reduziram a previsão da produção.

Feijão 3ª safra

Em GO, a colheita está em fase final, restando pequenas áreas no Sul, na região de Morrinhos e no Vale do Araguaia. O rendimento médio tem sido bom, mas a diminuição de área plantada pode reduzir a produção final. Em MT, a colheita atinge 81% da área total, mantendo a perspectiva de boa safra, com aumento de área e rendimento satisfatório. Na BA, a produção no nordeste do estado está em fase final de colheita. O rendimento médio e a qualidade dos grãos foram afetados pela restrição hídrica, confirmando a redução em comparação à safra 2019/20.

Estádios fenológicos das principais culturas de lavoura

MA BA MT MS GO MG SP PR SC RS
Algodão C C C M/C
Feijão 3ª safra C M/C C DV/F
Milho 2ª safra C M/C M/C M/C
Milho 3ª safra EG/M/C
Trigo M EG/M/C M/C M/C EG/M/C F/EG/M DV/F/EG DV/F/EG

S – Semeadura

E – Emergência

DV – Desenvolvimento vegetativo

F – Floração

EG – Enchimento de grãos

FM – Formação de maçãs

M – Maturação

C – Colheita

 BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

Conab – Progresso de Safra. Acompanhamento das Lavouras – 05/09 a 11/09/21

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: algodão, estádios fenológicos, feijão, milho, safra 2021, trigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram