AgronegóciosColheitaCuradoria
0

O Déficit de Armazenagem no Brasil

Déficit de Armazenagem de Grãos no Brasil

(Curadoria Agro Insight)

Olá pessoal!! Hoje trouxemos uma curadoria sobre o problema de armazenagem de grãos no Brasil.

Nos dias 05 e 06 de maio de 2021, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) realizou um evento chamado de Webinar – Mitigar o Déficit de Armazenagem no Brasil: análise e opções de curto e longo prazo.

O seminário reuniu atores do setor, tanto público como privado, e de instituições de pesquisa e ensino, para debater os desafios nas questões que envolvem a estocagem da produção agrícola, bem como identificar as necessidades logísticas do país.

Entre os assuntos abordados estão: a discussão sobre o tamanho do déficit no Brasil, os gargalos logísticos envolvendo a armazenagem e o escoamento dos grãos, a utilização dos silos bag como estrutura temporária e a adaptação dessa tecnologia às condições brasileiras, os entraves para a construção de armazéns, o retorno econômico da construção de estruturas de armazenagem e as estruturas de armazenagem específicas para a pequena produção agropecuária.

Webinar: Primeiro dia

Webinar: Segundo dia

Considerações

Como podemos constatar através dos temas abordados no evento da Conab, o déficit de armazenagem é extremamente preocupante, pois atualmente, o país teria capacidade de armazenar apenas 60% da produção de grãos. Panorama que reduz a competitividade do agronegócio brasileiro e diminui a lucratividade do produtor.

Foi ressaltado ainda a importância de iniciarmos um processo de redução rápida desse déficit, com soluções de curto, médio e longo prazo, afinal, a produtividade e a produção tendem a ser cada vez maiores.

Entre as soluções necessárias, o aumento do crédito para alavancar o crescimento do parque de armazenagem é fundamental, tanto com incentivo de público como do setor privado. Agilizar o fluxo de escoamento da produção seria outra alternativa que deve ser desenvolvida.

Tecnicamente, ficou evidente a viabilidade do uso de silos bag como estratégias de curto prazo e de baixo investimento. Sendo uma tecnologia relativamente nova no Brasil, mas que já armazenou 20 milhões de toneladas de grãos da safra 2019 e com projeção de 60 milhões de toneladas em 2025.

Mas entre os principais pontos, talvez o mais importante foi aquele relacionado aos dados que indicam a viabilidade econômica dos produtores (mesmo os pequenos) investirem em suas próprias unidades armazenadoras, uma vez que os benefícios da armazenagem se convertem de forma muito eficiente em retorno econômico, ajudando a pagar o investimento e gerando lucro.

 

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu