Milho: Cultivares para safra 2022/2023

milho pendoamento

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Na curadoria de hoje , trouxemos uma publicação dos pesquisadores Israel Alexandre Pereira Filho e Emerson Borghi sobre as principais características das cultivares de milho disponíveis para a corrente safra. O material é extremamente útil para os produtores que não semearam a primeira safra e para os que irão semear a segunda safra.

Com o dinamismo do melhoramento genético e da biotecnologia em milho, a cada ano surgem novas cultivares do cereal, mais eficientes e com novos eventos transgênicos. Essas novas cultivares são capazes de produzir mais por hectare em função de uma arquitetura foliar mais adequada para captação de luz mais eficiente. Além disso, elas permitem maior densidade de semeadura por área, proporcionando um melhor aproveitamento de água e nutrientes, e auxiliam no controle de plantas daninhas, em razão da rápida cobertura do solo, provocando um sombreamento que vai interferir no desenvolvimento das invasoras.

Em função dos novos eventos transgênicos, as cultivares são mais tolerantes ou resistentes às pragas que atacam a cultura. Além disso, esses eventos modernos protegem as plantas de pragas da parte aérea: lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda); broca-do-colmo (Diatraea saccharalis); lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) e lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus); e de pragas do solo, lagarta-rosca (Agrotis ípsilon) e larva-alfinete (Diabrotica speciosa), que afetam o sistema radicular do milho. Deve-se levar em conta que o maior número de cultivares transgênicas proporciona um aumento na área cultivada com milho com alguma tecnologia embarcada na semente.

Isso permite que as plantas sejam resistentes ou tolerantes a herbicidas específicos, como glifosato e glufosinato de amônio, utilizados nos sistemas de rotação e/ou sucessão, tanto em cultivos de verão quanto de segunda ou terceira safra. Além dessas vantagens, o mercado dispõe também de híbridos com recurso que permite a planta ser mais tolerante ao déficit hídrico, como a tecnologia AquaMAX®.

As principais tecnologias disponíveis no mercado das sementes de milho, como AquaMAX®, Trecepta, VT PRO 2, VT PRO 3, VT PRO 4, AgrisureViptera 2 AgrisureViptera 3, Leptera, PowerCore e PowerCore Ultra, potencializam a amplitude da área cultivada com milho para diferentes condições de clima e solo. A Tabela 1 disponibiliza as informações sobre os eventos que estão em uso no Brasil e a resistência ou suscetibilidade às principais pragas da cultura do milho.

Tabela 1. Biotecnologias presentes nas cultivares de milho, safra 2022/2023, e suas respectivas resistências a pragas e
tolerância a herbicida Embrapa Milho e Sorgo, 2022.

 

 

BIOTECNOLOGIAS DISPONIVEIS

 

 

TOLERNACIA AO GLIFOSATO

 

 

LAGARTA-DO- CARTUCHO

 

 

BROCA-DA-CANA- DE-AÇÚCAR

 

 

LAGARTA-DA- ESPIGA

 

 

LAGARTA-ELASMO

 

 

LAGARTA- ROSCA

 

 

LAGARTA- ARMIGERA

 

 

LARVA- ALFINETE

Herbicida glifosato Spodaptera frugiperda Diatraea saccharalis Helicoverpa zea Elasmopalpus lignosellus Agrotis ipsilon Helicoverpa armigera Diabrotica speciosa
YieldGard VT PRO *N **S S S S N N N
VT PRO 2 S S S S S N N N
VT PRO 3 S S S S S N N S
VT PRO 4 S S S S S S N S
AgrisureViptera 2 S S N S S S N N
AgrisureViptera 3 S S S S S S N N
Leptra S S S S S S N N
Treceptera S S S S S S N N
Roundup Ready S N N N N N N N
PowerCore S S S S S S N N
PowerCoreUltra S S S S S S S N

*N =. Não. – **S =. Sim.
Fonte: Grupo Bayer – (VT PRO; VT PRO 2; VT PRO 3; VT PRO 4; Trecepta; Roundup Ready); Grupo Syngenta – (Agrisure Viptera 2 e Agrisure Viptera 3); Grupo Corteva Agriscience do Brasil – (Leptera; PowerCore e PowerCoreUltra).

As cultivares lançadas mais recentemente estão mais resistentes ou tolerantes às principais doenças que atacam a cultura, como enfezamentos, mancha-branca, cercosporiose, e outras não menos importantes do complexo das enfermidades.

A ocorrência de uma doença no milho depende de diversos fatores, como condições ambientais (temperatura, umidade, radiação solar, dentre outros), hospedeiro (híbrido de milho) e patógeno, estágio da lavoura em que ela é infectada, práticas agronômicas utilizadas (época de semeadura e incremento da densidade de plantas) e histórico de doenças na região. Além disso, o germoplasma também exerce grande influência nesse cenário, porque é nele que está conferida a capacidade de defesa natural da planta por meio dos mecanismos de resistência ou tolerância a doenças (DEKALB 2022).

Com a transição da época de cultivo do verão para a safrinha (segunda safra) em 2011/2012, o complexo de doenças predominantes no milho também vem mudando ao longo das safras. O cul- tivo de outono de modo geral é caracterizado por ser feito em uma época mais estressante para o milho, por causa das temperaturas mais baixas e do déficit hídrico ao longo do ciclo de desenvol- vimento da cultura, favorecendo a ocorrência de patógenos mais adaptados a essas condições, tais como cercosporiose, ferrugem-polissora e podridão-de-macrofomina. Outros patógenos, como helmintosporiose, gibberella e ferrugem-comum, podem ser favorecidos pela maior ocorrência no cultivo de milho verão. Já uma doença como a mancha-branca se estabelece tanto na safra de verão quanto de safrinha (Sementes Biomatrix, 2021).

Já existem no mercado cultivares de milho com tolerância para algumas doenças de impor- tância para a cultura e com resistência ao estresse hídrico. Mais recentemente, por meio de pro- cessos biotecnológicos, surgiram plantas capazes de resistir ou serem tolerantes a baixas tempe- raturas (Salesse-Smith et al., 2020). Segundo os autores, a elevação do nível da proteína rubisco permite que a planta de milho tolere melhor o estresse causado pela baixa temperatura e tenha uma imediata recuperação dos danos causados pela condição climática adversa. As aplicações de procedimentos da biotecnologia na fitopatologia têm tido relevantes contribuições para o desenvol- vimento de práticas, processos e bioprodutos eficazes no controle das doenças das plantas, dimi- nuindo os prejuízos e tornando a agricultura mais limpa e sustentável (Almeida et al., 2018).

Análises das cultivares e suas características

 Eventos transgênicos

 No levantamento de cultivares de milho realizado para safra a 2022/2023 constou o lança- mento de 98 novos híbridos disponibilizados para os produtores. Deste total, 98,7% são cultivares transgênicas com mais de um evento na sua constituição genética. O restante (5,3%) é de cultivares convencionais.

Dentre as cultivares transgênicas, as de maior ocorrência para esta safra apresentam os eventos AgrisureViptera 3, com 21,43%, e PowerCoreUltra e VT PRO3, com 18,37% e 13,26%, respectivamente (Tabela 2). Neste levantamento, o evento AgrisureViptera 3 reduziu seu percentual nos novos lançamentos em 7,51%, enquanto o evento PowerCoreUltra, aumentou sua participação nos novos lançamentos em 9,11%, comparando-se com a safra anterior.

O evento VT PRO4 foi apresentado aos produtores na safra 2021/2022, entretanto, a libera- ção de novos híbridos comerciais foi pronunciada neste novo levantamento, com a quantidade de cultivares com essa tecnologia bem próxima à do VT PRO3, porém com grande expectativa de ser uma das tecnologias mais usadas nas próximas safras. Isso deve acontecer por ser ele um evento que controla a maioria das principais lagartas que atacam a parte aérea da planta de milho, bem como as que atacam o sistema radicular, além de oferecer às plantas resistência aos herbicidas glifosato e glifosinato de amônio.

Tabela 2. Eventos transgênicos, frequência e percentual de cultivares de milho disponíveis no mercado de sementes para a safra 2022/2023. Embrapa Milho e Sorgo, 2022.

EVENTOS

TRANGÊNICOS

 

FREQUÊNCIA

 

PORCENTAGEM

AgrisureViptera 2 1 1,02
AgrisureViptera 3 21 21,44
Leptera 11 11,22
PowerCore 2 2,04
PowerCoreUltra 18 18,37
VT PRO 2 8 8,16
VT PRO 3 13 13,27
VT PRO 4 11 11,22
Roundup Ready 5 5,10
Trecepta 3 3,06
Convencional 5 5,10
TOTAL DE

CULTIVARES

 

98

 

100

Fonte: Dados elaborados pelos autores.

Ciclo das cultivares

 A exemplo das safras anteriores, a predominância no lançamento de novas cultivares pelas empresas concentra-se no ciclo precoce, principalmente pela maior área de milho semeada em segunda safra após a colheita da soja, o que exige materiais com esta característica de desenvol- vimento. Nesta safra, cultivares com esse ciclo representam 71,43% dos novos materiais. As cultivares de ciclo superprecoce têm uma característica bem peculiar para as regiões onde o período frio e seco se prolonga mais, e sendo mais rápidas no desenvolvimento até a floração se adaptam melhor à condição climática predominante na região Sul, proporcionando melhores rendi- mentos de grãos quando comparadas às demais cultivares de outros ciclos.

Cultivares segundo as épocas de semeaduras

No Brasil, existem três épocas de cultivo de milho: verão e outono (safrinha), e a terceira época (favorável nos meses de maio a junho), mais voltada para os estados da região Nordeste, incluindo Sergipe, Alagoas e Bahia, conhecidos como Sealba (Sementes Biomatrix, 2021). A partir da safra 2011/2012, quando a área semeada com a safrinha ultrapassou a de verão, as empresas de sementes começaram a investir no desenvolvimento de cultivares de milho que tivessem boa adaptabilidade e produtividade, tanto no cultivo de verão quanto no de outono. Algumas empresas ainda mantêm em seus programas de melhoramento linhas de desenvolvimentos de cultivares exclusivas para verão ou para safrinha.

Com base nos dados recentes do levantamento da safra 2022/2023, 66,3% das cultivares que estão no mercado podem ser cultivadas tanto em primeira quanto em segunda safra, principalmente pela ampla adaptabilidade e estabilidade dos híbridos para essas épocas de semeadura. Somente para a região do Sealba o mercado apresentou 29,59% de novos materiais. O levanta- mento apontou ainda que 4,08% das novas cultivares são posicionadas exclusivamente para o cultivo de verão, principalmente os materiais de ciclo hiper e superprecoce, mais recomendados para a região Sul do Brasil.

Cores e texturas das sementes

As cores das sementes são importantes para a indústria de processamento de alimentos, como ração para alimentação animal, que consome cerca de 70% do milho produzido no Brasil. Neste levantamento, 36,7% dos novos híbridos apresentam coloração de grãos amarela/alaranjada, o que torna os alimentos como rações e demais derivados de milho com maiores concentrações de betacaroteno (vitamina A). Para atender outros mercados, novas cultivares podem apresentar cores mais proeminentes e, neste levantamento, 27,5% dos novos materiais são classificados com coloração alaranjada, seguidos das cultivares com cor amarela (22,4%).

Em comparação ao levantamento anterior (Pereira Filho; Borghi, 2022), a maior quantidade de novas cultivares apresentou grãos de cor alaranjada, demonstrando que essa característica também é levada em conta no lançamento de novas cultivares para os produtores. Os dados obtidos no levantamento anual de cultivares têm mostrado uma alternância no mercado em relação às cores dos grãos amarela/alaranjada e alaranjada. A coloração do grão está diretamente relacionada ao teor de carotenoides. No mercado consumidor do milho brasileiro, grãos de cores alaranjada ou amarela/alaranjada têm maior demanda, assim, os programas de melhoramento têm destinado maior atenção a essa característica.

Em relação às texturas dos grãos não houve variação da safra passada para a atual. Assim como a coloração, o mercado a que o milho brasileiro se destina em maiores proporções também determina essa característica no grão (Figura 3).

A escolha da textura correta de híbridos de milho diminui os custos com moagens de rações, principalmente para suínos e aves. Segundo Hofferber et al. (2010), as cultivares de milho de grãos duro elevam o consumo de energia e aumentam o tempo de moagem nas indústrias de ração, onerando o custo de produção desse alimento. Cultivares de grãos semiduros são mais facilmente trituradas, economizam espaço nos silos, por possuírem uma maior densidade, e geram uma economia nos custos energéticos para produção de rações (Factori et al., 2008).

Propósito de uso dos grãos 

Em relação ao propósito de uso do grão, foram distinguidas quatro categorias como culti- vares específicas para grãos (GRÃOS), grãos e silagem da planta inteira (G/SPI), grãos e silagem de grãos úmidos (G/SGU) e uma categoria de cultivares mais abrangente no uso dos grãos, como grão, silagem da planta inteira, silagem de grãos úmidos e silagem somente de espigas, ou seja, quatro propósitos (G/SPI/SGU/SS). Mesmo com o maior mercado de milho destinado a grãos, ainda há uma considerável área de milho para produção de silagem, principalmente nos estados de Minas Gerais e Paraná, principais produtores de leite do Brasil. Este levantamento demonstra que as pluralidades de cadeias agrícolas ligadas ao milho funcionam como diretriz para as empresas no lançamento de novos materiais, não tendo objetivos apenas para produtividade e resistência, mas também para fatores ligados à qualidade dos grãos e ao destino final (produção de grãos ou silagem, por exemplo).

Densidades de semeaduras

A densidade de semeadura é um componente técnico importante do manejo da cultura do milho, pois é através dessa prática, em interação direta com o ambiente, que se expressa o poten- cial genético de uma cultivar. Segundo Duvick (1992), o potencial produtivo do milho é o somatório da genética (47,75%) e das condições ambientais (52,25%) mais adequadas para cada ambiente de cultivo.

De acordo com o levantamento das cultivares que estão sendo disponibilizadas para a safra 2022/2023, a população recomendada concentra-se entre 55.000 e 75.000 plantas por hectare (Figura 5). Tal fato é decorrente da melhoria da morfologia da planta e da época de semeadura, uma vez que, em semeaduras de verão ou com uso de irrigação, esses materiais comportam maio- res densidades. Como a maior área cultivada de milho concentra-se em segunda safra e em cultivos sem irrigação, a densidade de semeadura é variável conforme a época em que o milho será semeado, com maiores populações nas épocas dentro do calendário agrícola da região. Em casos de datas em que o risco de perda de produtividade por questões climáticas é maior, recomenda-se a redução na população final de plantas. A análise das informações obtidas nas novas cultivares ainda demonstrou que, independentemente do ciclo da cultivar e do posicionamento quanto à época de semeadura, a maior população para as condições brasileiras recomendada pelas empresas é de 75.000 plantas por hectare. Casos esporádicos de maiores populações são registrados em algumas regiões, com finalidades específicas, como a produção de silagem em cultivos sob irrigação.

As cultivares modernas foram desenvolvidas para suportar uma maior pressão de plantas por área, em razão de uma arquitetura foliar mais ereta que permite uma semeadura mais densa, tanto na linha de plantio quanto nas entrelinhas, com os espaçamentos mais reduzidos. Outro benefício da arquitetura foliar consiste no melhor aproveitamento da luz solar responsável pelo processo fotossintético, e pela produção de fotoassimilados que irão atender a demanda da produção de grãos. A densidade de semeadura elevada em função da planta mais ereta proporciona um maior incremento de rendimento de grãos por área, porém, para que essa opção seja realmente utilizada, outras características devem ser levadas em consideração, como acamamento e quebramento.

Características agronômicas das cultivares de milho para a safra verão–inverno 2022/2023

Na Tabela 3, estão relacionadas as características agronômicas das cultivares, bem como as regiões territoriais de adaptação, indicadas pelas empresas detentoras. Na Tabela 4, encontram-se os níveis de resistência e/ou tolerância das plantas de milho às principais doenças.

Tabela 3. Características agronômicas das cultivares de milho para a safra verão–inverno 2022/2023. Embrapa Milho e Sorgo, 2022.

 

 

 

Cultivar

 

Transgênica/convenci onal

 

 

 

 

 

Tipo de transgênia

Tipo/Hibrido Ciclo Graus Dias/MFisiologi  

Época de Plantio

 

 

Uso

 

Cor do grão

Densidade (Plantas/ha  

 

Textura do grão

Resistência Acamamento Altura Espiga (m) Altura Planta (m) Nível Tecnologia  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região de adaptação

 

 

 

 

 

 

Empresa

ADV9621 VIP 3 Transgenica AgrisureViptera3 HS P SI VER/INV GRÃOS AM 55-70 SEMIDURO A 1,33 2,50 A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES ADVANTA SEEDS
ADV9345 VT PRO3 Transgenica VT PRO3 HS P SI VER/INV GRÃOS AM 55-70 SEMIDURO A 1,28 2,40 A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES ADVANTA SEEDS
ADV9860 VT PRO2 Transgenica VT PRO2 HS P SI VER/INV GRÃOS AM 50-60 SEMIDURO A 1,40 2,50 A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES ADVANTA SEEDS
PAC 105 Convencional Convencional HS P SI VER/INV GRÃOS AM 50-60 SEMIDURO A 1,30 2,30 A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES ADVANTA SEEDS
 

AG8480 VT PRO4

 

Transgenica

 

VT PRO4

 

HS

 

P

 

138

 

INV

 

GRÃOS

 

AM

 

52-64

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,15

 

2,19

 

A

PR, RS, SC, SP, MG, GO, DF, MS, MT, BA, TO, PI,

AL, SE (Outras regiões,sob consulta)

 

AGROCERES SEMENTES

 

AG9021 VT PRO4

 

Transgenica

 

VT PRO3

 

HS

 

HP

 

126

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM

 

SI

 

SEMIDURO

 

A

 

SI

 

2,30

 

A

PR, RS, SC, SP, MG, GO, DF, MS, MT, BA, TO, PI,

AL, SE (Outras regiões,sob consulta)

 

AGROCERES SEMENTES

 

AG9035 VT PRO3

 

Transgenica

 

VT PRO3

 

HS

 

SP

 

133

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AM

 

58-60

 

SEMIDENTE

 

A

 

SI

 

2,20

 

A

PR, RS, SC, SP, MG, GO, DF, MS, MT, BA, TO, PI,

AL, SE (Outras regiões,sob consulta)

 

AGROCERES SEMENTES

 

AG8070 VT PRO4

 

Transgenica

 

VT PRO4

 

HS

 

P

 

137

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AM

 

63-74

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,3

 

2,4

 

A

PR, RS, SC, SP, MG, GO, DF, MS, MT, BA, TO, PI,

AL, SE (Outras regiões,sob consulta)

 

AGROCERES SEMENTES

 

AG7098 TER

 

Transgenica

 

Trecepta

 

HS

 

P

 

146

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AL

 

63-68

 

SEMIDURO

 

A

 

1,3

 

2,68

 

A

PR, RS, SC, SP, MG, GO, DF, MS, MT, BA, TO, PI,

AL, SE (Outras regiões,sob consulta)

 

AGROCERES SEMENTES

 

AG8701 VT PRO4

 

Transgenica

 

VT PRO4

 

HS

 

P

 

137

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AM/AL

 

75-88

 

SEMIDENTE

 

A

 

2,13

 

2,31

 

M/A

PR, RS, SC, SP, MG, GO, DF, MS, MT, BA, TO, PI,

AL, SE (Outras regiões,sob consulta)

 

AGROCERES SEMENTES

 

AG8065 VT PRO4

 

Transgenica

 

VT PRO4

 

HS

 

P

 

135

 

INV

 

GRÃOS

 

AM/AL

 

52-68

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,2

 

2,48

 

A

PR, RS, SC, SP, MG, GO, DF, MS, MT, BA, TO, PI,

AL, SE (Outras regiões,sob consulta)

 

AGROCERES SEMENTES

 

BM 3077 VIPTERA3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI/SGU/SS

 

AM

 

65-75

 

SEMIDENTE

 

A

 

1.50

 

2,75

 

M/A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, TO, BA, PA, AM, RR, RO, AC, SE, AL, PE, PI, CE, PB, MT, MS, (Outras

regiões, sob consulta)

 

SEMENTES BIOMATRIX

 

BM 850 VT PRO3

 

Transgenica

 

VT PRO3

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI/SGU/SS

 

AM

 

55-70

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,85

 

2,80

 

M/A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, TO, BA, PA, AM, RR, RO, AC, SE, AL, PE, PI, CE, PB, MT, MS, (Outras

regiões, sob consulta)

 

SEMENTES BIOMATRIX

 

BM 990 VIPTERA3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI/SGU/SS

 

AL

 

60-75

 

SEMIDURO

 

A

 

1,50

 

2,60

 

M/A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, TO, BA, PA, AM, RR, RO, AC, SE, AL, PE, PI, CE, PB, MT, MS, (Outras

regiões, sob consulta)

 

SEMENTES BIOMATRIX

 

BM 3073 VIPTERA3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

SP

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI/SGU/SS

 

AM

 

55-70

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,70

 

2,80

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, TO, BA, PA, AM, RR, RO, AC, SE, AL, PE, PI, CE, PB, MT, MS, (Outras

regiões, sob consulta)

 

SEMENTES BIOMATRIX

 

BM 970 VIPTERA3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

SP

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI/SGU/SS

 

AL

 

55-75

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,50

 

2,60

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, TO, BA, PA, AM, RR, RO, AC, SE, AL, PE, PI, CE, PB, MT, MS, (Outras

regiões, sob consulta)

 

SEMENTES BIOMATRIX

 

BM163 VT PRO 4

 

Transgenica

 

VT PRO4

 

HS

 

P

 

SI

 

INV

 

G/SPI/SGU/SS

 

AL

 

60-65

 

SEMIDURO

 

A

 

1,7

 

2,9

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, TO, BA, PA, AM, RR, RO, AC, SE, AL, PE, PI, CE, PB, MT, MS, (Outras

regiões, sob consulta)

 

SEMENTES BIOMATRIX

 

BM953 VT PRO 4

 

Transgenica

 

VT PRO4

 

HS

 

SP

 

SI

 

INV

 

G/SPI/SGU/SS

 

AM/AL

 

60-65

 

SEMIDURO

 

A

 

SI

 

SI

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, TO, BA, PA, AM, RR, RO, AC, SE, AL, PE, PI, CE, PB, MT, MS, (Outras

regiões, sob consulta)

 

SEMENTES BIOMATRIX

Continuação Tabela 3 …

 

 

 

Cultivar

 

Transgênica/convenci onal

 

 

 

 

Tipo de transgênia

Tipo/Hibrido Ciclo Graus Dias/MFisiologi  

Época de Plantio

 

 

Uso

Cor do grão Densidade (Plantas/ha  

 

Textura do grão

Resistência

Acamamento

Altura Espiga (m) Altura Planta (m) Nível Tecnologia  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região de adaptação

 

 

 

 

 

Empresa

 

BM880 VT PRO 4

 

Transgenica

 

VT PRO4

 

HS

 

SP

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI/SGU/SS

 

AL

 

60-65

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,7

 

2,65

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, TO, BA, PA, AM, RR,

RO, AC, SE, AL, PE, PI, CE, PB, MT, MS, (Outras

regiões, sob consulta)

 

SEMENTES BIOMATRIX

 

BM3088 VT PRO 4

 

Transgenica

 

VT PRO4

 

HS

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI/SGU/SS

 

AL

 

60-65

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,7

 

2,9

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, TO, BA, PA, AM, RR,

RO, AC, SE, AL, PE, PI, CE, PB, MT, MS, (Outras

regiões, sob consulta)

 

SEMENTES BIOMATRIX

 

 

B2800 VYHR

 

 

Transgenica

 

Leptra® / Herculex®/ LibertyLink®/ Agrisure Viptera® / Roundup Ready™

 

 

SI

 

 

P

 

 

826

 

 

VER/INV

 

 

G/SPI

 

 

AM

 

 

50-70

 

 

SEMIDENTE

 

 

A

 

 

1,10

 

 

2,20

 

 

A

 

RS, SC, PR, MG, GO, TO, MS, MT, DF, BA, CE, PI,

PE, RR, RO, AC (Outras regiões, sob consulta)

 

 

SEMENTES BREVANT

 

B2800 PWU

Transgenica PowerCore® Ultra SI P 826 VER/INV G/SPI AM 50-70 SEMIDENTE A 1,10 2,20 A RS, SC, PR, MG, GO, TO, MS, MT, DF, BA, CE, PI,

PE, RR, RO, AC (Outras regiões, sob consulta)

SEMENTES BREVANT
 

 

B2801 VYHR

 

 

Transgenica

 

Leptra® / Herculex®/ LibertyLink®/ Agrisure Viptera® / Roundup Ready™

 

 

SI

 

 

P

 

 

893

 

 

VER/INV

 

 

G/SPI

 

 

AM

 

 

55-75

 

 

SEMIDENTE

 

 

A

 

 

1,55

 

 

2,61

 

 

A

 

RS, SC, PR, MG, GO, TO, MS, MT, DF, BA, CE, PI,

PE, RR, RO, AC (Outras regiões, sob consulta)

 

 

SEMENTES BREVANT

 

B2360 PWU

Transgenica PowerCore® Ultra SI SP 773 INV G/SPI AM 55-65 SEMIDENTE A 1,30 2,55 A RS, SC, PR, MG, GO, TO, MS, MT, DF, BA, CE, PI,

PE, RR, RO, AC (Outras regiões, sob consulta)

SEMENTES BREVANT
 

B2620 PWU

Transgenica PowerCore® Ultra SI P 693 VER/INV G/SPI AM 50-70 SEMIDENTE A 1,16 2,40 A RS, SC, PR, MG, GO, TO, MS, MT, DF, BA, CE, PI,

PE, RR, RO, AC (Outras regiões, sob consulta)

SEMENTES BREVANT
 

B2433 PWU

Transgenica PowerCore® Ultra SI SP 890 VER/INV G/SPI AM 50-70 SEMIDENTE A 1,65 2,72 A RS, SC, PR, MG, GO, TO, MS, MT, DF, BA, CE, PI,

PE, RR, RO, AC (Outras regiões, sob consulta)

SEMENTES BREVANT
 

B2688 PWU

Transgenica PowerCore® Ultra SI P 808 VER/INV G/SPI AM 50-70 SEMIDENTE A 1,47 2,67 A RS, SC, PR, MG, GO, TO, MS, MT, DF, BA, CE, PI,

PE, RR, RO, AC (Outras regiões, sob consulta)

SEMENTES BREVANT
 

B2782 PWU

Transgenica PowerCore® Ultra SI P 787 VER/INV G/SPI AM 50-75 SEMIDENTE A 1,30 2,45 A RS, SC, PR, MG, GO, TO, MS, MT, DF, BA, CE, PI,

PE, RR, RO, AC (Outras regiões, sob consulta)

SEMENTES BREVANT
CRV 2654 VT PRO2 Transgenica VT PRO2 SI P SI VER/INV GRÃOS AM/AL SI SEMIDURO A SI SI A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES CRIVUS
CRV 2442 RR Transgenica Roundup Ready SI P SI VER/INV GRÃOS AL SI DURO A SI SI A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES CRIVUS
DKB390 VTPRO4 Transgenica VT PRO4 SI p 139 VER G/SPI AM/AL SI SEMIDURO A 1,40 2,45 A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES DEKALB
DKB380 VTPRO3 Transgenica VT PRO3 SI P 139 INV GRÃOS AM/AL SI SEMIDURO A SI 2,33 A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES DEKALB
DKB285 VTPRO2 Transgenica VT PRO2 SI SP SI INV GRÃOS AM/AL SI SEMIDURO A 1,10 2,15 A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES DEKALB
DKB330 VTPRO3 Transgenica VT PRO3 SI SP SI INV GRÃOS AM/AL SI SEMIDENTE A SI 2,40 A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES DEKALB
DKB255 VTPRO3 Transgenica VT PRO3 SI SP SI INV GRÃOS AM/AL SI SEMIDURO A SI 2,50 A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES DEKALB
DKB363 VTPRO2 Transgenica VT PRO2 SI P 137 VER GRÃOS AM/AL SI SEMIDENTE A SI 2,58 A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES DEKALB
DKB235 VTPRO3 Transgenica VT PRO3 SI SP 127 VER GRÃOS AM/AL SI SEMIDURO A SI 2,28 A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES DEKALB
DKB360 VTPRO3 Transgenica VT PRO3 SI P 135 INV GRÃOS AM/AL SI DENTADO A SI 2,30 A Sem Informação(Regiões de plantio, sob consulta) SEMENTES DEKALB
 

DKB335 VTPRO3

Transgenica VT PRO3 HS P SI INV GRÃOS AM/AL SI SEMIDENTE A SI 2,29 A RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, BA, TO, MG, SP

(Outras regiões, sob consulta)

SEMENTES DEKALB
 

DKB260 VT PRO4

Transgenica VT PRO4 HS P SI INV GRÃOS AM/AL SI SI A SI SI A RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, BA, TO, MG, SP

(Outras regiões, sob consulta)

SEMENTES DEKALB

Continuação Tabela 3 …

 

 

 

Cultivar

 

Transgênica/co nvencional

 

 

 

 

Tipo de transgênia

Tipo/Hibrido Ciclo Graus Dias/MFis  

Época de Planti

 

 

Uso

 

Cor do grão

Densidade (Plan  

 

Textura do grão

Resistência Acamamento Altura Espiga ( Altura Planta (m Nível Tecnologi  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região de adapt

 

 

 

 

 

 

Empresa

 

DKB230 VT PRO4

 

Transgenica

 

VT PRO4

 

HS

 

HP

 

SI

 

INV

 

GRÃOS

 

AM

 

SI

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,3

 

2,45

 

A

RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, BA, TO, MG, SP

(Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES DEKALB

 

DKB265 VT PRO3

 

Transgenica

 

VT PRO3

 

HS

 

SP

 

SI

 

INV

 

GRÃOS

 

AM/AL

 

SI

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,1

 

2,15

 

A

RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, BA, TO, MG, SP

(Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES DEKALB

 

DKB290 TER

 

Transgenica

 

Trecepta

 

HS

 

P

 

845

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AL

 

SI

 

SEMIDURO

 

A

 

1,6

 

2,7

 

A

RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, BA, TO, MG, SP

(Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES DEKALB

 

FS560 PWU

 

Transgenica

 

PowerCoreUltra

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AM/AL

 

58-60

 

SEMIDURO

 

A

 

1,25

 

2,30

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, MT, MS, BA, TO, SE,

AL, MA, CE (Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES FORSEED

 

FS615 PWU

 

Transgenica

 

PowerCoreUltra

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AM/AL

 

55-62

 

SEMIDURO

 

A

 

1,20

 

2,35

 

M/A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, MT, MS, BA, TO, SE,

AL, MA, CE (Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES FORSEED

 

FS400 PW

 

Transgenica

 

PowerCore

 

SI

 

SP

 

SI

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AM/AL

 

60-75

 

SEMIDURO

 

A

 

1,16

 

2,26

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, MT, MS, BA, TO, SE,

AL, MA, CE (Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES FORSEED

 

FS530 PW

 

Transgenica

 

PowerCore

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AM/AL

 

55-75

 

SEMIDURO

 

A

 

1,55

 

2,74

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, MT, MS, BA, TO, SE,

AL, MA, CE (Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES FORSEED

 

FS700 PWU

 

Transgenica

 

PowerCoreUltra

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AM/AL

 

50-60

 

SEMIDURO

 

A

 

1,26

 

2,32

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, MT, MS, BA, TO, SE,

AL, MA, CE (Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES FORSEED

 

GNZ 7750 VIP 3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

P

 

135

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AL

 

45-75

 

SEMIDURO

 

A

 

SI

 

SI

 

A

RS, SC, PR, SP, MG,MT, MS, RO, DF, BA, TO, PI, SE

(Outras regiões sob consulta)

 

SEMENTES GENEZE

 

GNZ 7710 VIP 2

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

SP

 

125

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AL

 

55-75

 

SEMIDURO

 

A

 

SI

 

SI

 

M/A

RS, SC, PR, SP, MG,MT, MS, RO, DF, BA, TO, PI, SE

(Outras regiões sob consulta)

 

SEMENTES GENEZE

 

K7510 VIP3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

P

 

820

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM

 

SI

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,45

 

2,80

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, MT, MS, TO, MA, AM,

PA, BA, AL, SE, RJ, ES (Otras regiões sob consulta)

 

SEMENTES KWS

 

K7770 VIP3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

P

 

840

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM/AL

 

SI

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,50

 

2,40

 

M/A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, MT, MS, TO, MA, AM,

PA, BA, AL, SE, RJ, ES (Otras regiões sob consulta)

 

SEMENTES KWS

 

K7500 VIP3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

P

 

820

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM/AL

 

SI

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,35

 

2,30

 

M/A

RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, MT, MS, TO, MA, AM,

PA, BA, AL, SE, RJ, ES (Otras regiões sob consulta)

 

SEMENTES KWS

K7400 VIP3 Transgenica AgrisureViptera3 SI SP 790 INV GRÃOS AM/AL SI DENTADO A 1,10 2,20 A SP, PR, SC, RS (Outras regiões sob consulta) SEMENTES KWS
 

LG36620 VT PRO3

 

Transgenica

 

VT PRO3

 

SI

 

SP

 

125

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AL

 

55-60

 

SEMIDENTE

 

A

 

SI

 

SI

 

M

RS, SC, PR, MG, SP, GO, DF, BA, TO, MA, PI (Outras

regiões, sob consulta)

 

SEMENTES LIMAGRAIN

 

MG556 PWU

 

Transgenica

 

PowerCoreUltra

 

SI

 

SP

 

790

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AL

 

55-70

 

SEMIDURO

 

M

 

0,99

 

2,00

 

M/A

PA, MG, SP, MT, MS, BA, SC, PR, RS, AL, SE, GO

TO, PI, MA, AC, RO, CE ( Outras reg. sobe consulta)

 

SEMENTES MORGAN

 

MG540 PWU

 

Transgenica

 

PowerCoreUltra

 

SI

 

P

 

812

 

INV

 

GRÃOS

 

AL

 

55-65

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,15

 

2,35

 

A

PA, MG, SP, MT, MS, BA, SC, PR, RS, AL, SE, GO

TO, PI, MA, AC, RO, CE ( Outras reg. sobe consulta)

 

SEMENTES MORGAN

 

MG545 PWU

 

Transgenica

 

PowerCoreUltra

 

SI

 

P

 

812

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AL

 

55-70

 

SEMIDURO

 

A

 

1,30

 

2,33

 

A

PA, MG, SP, MT, MS, BA, SC, PR, RS, AL, SE, GO

TO, PI, MA, AC, RO, CE ( Outras reg. sobe consulta)

 

SEMENTES MORGAN

 

MG597 PWU

 

Transgenica

 

PowerCoreUltra

 

SI

 

P

 

812

 

INV

 

GRÃOS

 

AL

 

55-65

 

SEMIDURO

 

A

 

1,30

 

2,4

 

A

PA, MG, SP, MT, MS, BA, SC, PR, RS, AL, SE, GO

TO, PI, MA, AC, RO, CE ( Outras reg. sobe consulta)

 

SEMENTES MORGAN

 

MG600 PWU

 

Transgenica

 

PowerCoreUltra

 

SI

 

P

 

830

 

INV

 

GRÃOS

 

AL

 

55-60

 

SEMIDURO

 

A

 

1,25

 

2,25

 

A

PA, MG, SP, MT, MS, BA, SC, PR, RS, AL, SE, GO

TO, PI, MA, AC, RO, CE ( Outras reg. sobe consulta)

 

SEMENTES MORGAN

 

MG635 PWU

 

Transgenica

 

PowerCoreUltra

 

SI

 

P

 

812

 

INV

 

GRÃOS

 

AL

 

50-65

 

DURO

 

A

 

1,3

 

2,25

 

A

PA, MG, SP, MT, MS, BA, SC, PR, RS, AL, SE, GO

TO, PI, MA, AC, RO, CE ( Outras reg. sobe consulta)

 

SEMENTES MORGAN

 

MG652 PWU

 

Transgenica

 

PowerCoreUltra

 

SI

 

P

 

840

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AL

 

50-70

 

SEMIDURO

 

A

 

1,25

 

2,26

 

A

PA, MG, SP, MT, MS, BA, SC, PR, RS, AL, SE, GO

TO, PI, MA, AC, RO, CE ( Outras reg. sobe consulta)

 

SEMENTES MORGAN

Continuação Tabela 3 …

 

 

 

Cultivar

 

Transgênica/convenci onal

 

 

 

 

 

Tipo de transgênia

Tipo/Hibrido Ciclo Graus Dias/MFisiologi  

Época de Plantio

 

 

Uso

 

Cor do grão

Densidade (Plantas/ha  

 

Textura do grão

Resistência Acamamento Altura Espiga (m) Altura Planta (m) Nível Tecnologia  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região de adaptação

 

 

 

 

 

 

Empresa

 

MG300 PWU

 

Transgenica

 

PowerCoreUltra

 

SI

 

SP

 

790

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AL

 

55-70

 

SEMIDURO

 

M

 

0,99

 

2,00

 

M/A

PA, MG, SP, MT, MS, BA, SC, PR, RS, AL, SE, GO

TO, PI, MA, AC, RO, CE ( Outras reg. sobe consulta)

 

SEMENTES MORGAN

 

NS92 RR2

 

Transgenica

 

Roundup Ready

 

SI

 

P

 

150

 

INV

 

G/SPI

 

AL

 

65-70

 

SEMIDENTE

 

A

 

SI

 

SI

 

A

PR, SP, MG, GO, MT, MS, DF, TO, PI, MA, BA (

Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES NIDERA

 

NS75 VIP3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

P

 

140

 

INV

 

GRÃOS

 

AM/AL

 

55-63

 

SEMIDURO

 

A

 

SI

 

SI

 

M/A

PR, SP, MG, GO, MT, MS, DF, TO, PI, MA, BA (

Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES NIDERA

 

NS50 PR02

 

Transgenica

 

VT PRO2

 

SI

 

SP

 

140

 

INV

 

GRÃOS

 

AM/AL

 

50-60

 

SEMIDURO

 

A

 

SI

 

SI

 

M/A

PR, SP, MG, GO, MT, MS, DF, TO, PI, MA, BA (

Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES NIDERA

 

NS90 RR2

 

Transgenica

 

Roundup Ready

 

SI

 

P

 

154

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AL

 

55-60

 

DURO

 

A

 

SI

 

SI

 

M/A

PR, SP, MG, GO, MT, MS, DF, TO, PI, MA, BA (

Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES NIDERA

 

NTX477 PRO2

 

Transgenica

 

VT PRO2

 

HS

 

P

 

132

 

VER/INV

 

G/SPI

 

LA/AV

 

SI

 

DURO

 

A

 

1,30

 

2,40

 

A

AC, AL, AM, BA, PI, SP, MG, GO, DF, MT, MS, TO,

RN, RR, RS, SC, PR, PA (Outras regiões sob informação)

 

SEMENTES NORTOX

 

NTX300 VIP3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

HT

 

P

 

120

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM/AL

 

SI

 

SEMIDENTE

 

A

 

1,25

 

2,30

 

A

AC, AL, AM, BA, PI, SP, MG, GO, DF, MT, MS, TO,

RN, RR, RS, SC, PR, PA (Outras regiões sob informação)

 

SEMENTES NORTOX

 

P3282 VYHR

 

Transgenica

Leptra® / Herculex®/ LibertyLink®/ Agrisure

Viptera® / Roundup Ready™

 

SI

 

P

 

734

 

INV

 

GRÃOS

 

SI

 

55-65

 

SI

 

A

 

1,00

 

2,10

 

A

 

RS, SC, PR, SP, MG,GO,DF, MT,MS, TO, MA, AL, SE,

CE, PI, RJ, ES, (Outras reg. Sobre cosulta)

 

SEMENTES PIONEER

 

P3310 VYHR

 

Transgenica

Leptra® / Herculex®/ LibertyLink®/ Agrisure

Viptera® / Roundup Ready™

 

SI

 

P

 

782

 

INV

 

GRÃOS

 

SI

 

55-65

 

SI

 

A

 

1,35

 

2,60

 

A

 

RS, SC, PR, SP, MG,GO,DF, MT,MS, TO, MA, AL, SE,

CE, PI, RJ, ES, (Outras reg. Sobre cosulta)

 

SEMENTES PIONEER

 

P3223 VYH

 

Transgenica

Leptra® / Herculex®/ LibertyLink®/ Agrisure

Viptera®

 

SI

 

P

 

748

 

VER/INV

 

G/SPI

 

SI

 

60-65

 

SI

 

A

 

1,15

 

2,25

 

A

 

RS, SC, PR, SP, MG,GO,DF, MT,MS, TO, MA, AL, SE,

CE, PI, RJ, ES, (Outras reg. Sobre cosulta)

 

SEMENTES PIONEER

 

P3707 VYHR

 

Transgenica

Leptra® / Herculex®/

LibertyLink®/ Agrisure Viptera® / Roundup Ready™

 

SI

 

P

 

860

 

VER/INV

 

G/SPI

 

SI

 

65-70

 

SI

 

A

 

1,30

 

2,50

 

A

 

RS, SC, PR, SP, MG,GO,DF, MT,MS, TO, MA, AL, SE,

CE, PI, RJ, ES, (Outras reg. Sobre cosulta)

 

SEMENTES PIONEER

 

P3016 VYHR

 

Transgenica

Leptra® / Herculex®/ LibertyLink®/ Agrisure

Viptera® / Roundup Ready™

 

SI

 

P

 

748

 

VER

 

G/SPI

 

SI

 

60-85

 

SI

 

A

 

1,30

 

2,70

 

A

 

RS, SC, PR, SP, MG,GO,DF, MT,MS, TO, MA, AL, SE,

CE, PI, RJ, ES, (Outras reg. Sobre cosulta)

 

SEMENTES PIONEER

 

P3397 PWU

 

Transgenica

 

PowerCoreUltra

 

SI

 

P

 

711

 

INV

 

GRÃOS

 

SI

 

50-65

 

SI

 

A

 

1,30

 

2,50

 

A

RS, SC, PR, SP, MG,GO,DF, MT,MS, TO, MA, AL, SE,

CE, PI, RJ, ES, (Outras reg. Sobre cosulta)

 

SEMENTES PIONEER

 

P3845 VYHR *(AqM)

 

Transgenica

Leptra® / Herculex®/

LibertyLink®/ Agrisure Viptera® / Roundup Ready™

 

SI

 

P

 

860

 

INV

 

G/SPI

 

SI

 

55-65

 

SI

 

A

 

1,30

 

2,570

 

A

 

RS, SC, PR, SP, MG,GO,DF, MT,MS, TO, MA, AL, SE,

CE, PI, RJ, ES, (Outras reg. Sobre cosulta)

 

SEMENTES PIONEER

 

P3889 R

 

Transgenica

 

Roundup Ready™

 

SI

 

P

 

754

 

INV

 

G/SPI

 

SI

 

50-65

 

SI

 

A

 

1,35

 

2,65

 

A

RS, SC, PR, SP, MG,GO,DF, MT,MS, TO, MA, AL, SE,

CE, PI, RJ, ES, (Outras reg. Sobre cosulta)

 

SEMENTES PIONEER

 

30F53 VYHR

 

Transgenica

Leptra® / Herculex®/

LibertyLink®/ Agrisure Viptera® / Roundup Ready™

 

SI

 

SP

 

848

 

VER/INV

 

G/SPI

 

SI

 

60-80

 

SI

 

A

 

1,40

 

2,40

 

A

 

RS, SC, PR, SP, MG,GO,DF, MT,MS, TO, MA, AL, SE,

CE, PI, RJ, ES, (Outras reg. Sobre cosulta)

 

SEMENTES PIONEER

Continuação Tabela 3 …

 

 

 

Cultivar

 

Transgênica/convenci onal

 

 

 

 

 

Tipo de transgênia

Tipo/Hibrido Ciclo Graus Dias/MFisiologi  

Época de Plantio

 

 

Uso

 

Cor do grão

Densidade (Plantas/ha  

 

Textura do grão

Resistência Acamamento Altura Espiga (m) Altura Planta (m) Nível Tecnologia  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região de adaptação

 

 

 

 

 

 

Empresa

 

30F53 VYH

 

Transgenica

Leptra® / Herculex®/ LibertyLink®/ Agrisure

Viptera®

 

SI

 

SP

 

848

 

VER/INV

 

G/SPI

 

SI

 

60-80

 

SI

 

A

 

1,40

 

2,40

 

A

 

RS, SC, PR, SP, MG,GO,DF, MT,MS, TO, MA, AL, SE,

CE, PI, RJ, ES, (Outras reg. Sobre cosulta)

 

SEMENTES PIONEER

 

P3380 R

 

Transgenica

 

Roundup Ready™

 

SI

 

SP

 

810

 

INV

 

GRÃOS

 

SI

 

50-60

 

SI

 

A

 

1,31

 

2,53

 

A

RS, SC, PR, SP, MG,GO,DF, MT,MS, TO, MA, AL, SE,

CE, PI, RJ, ES, (Outras reg. Sobre cosulta)

 

SEMENTES PIONEER

 

P2970 VYHR

 

Transgenica

Leptra® / Herculex®/ LibertyLink®/ Agrisure

Viptera® / Roundup Ready™

 

SI

 

SP

 

732

 

INV

 

GRÃOS

 

SI

 

55-65

 

SI

 

A

 

1,20

 

2,40

 

A

 

RS, SC, PR, SP, MG,GO,DF, MT,MS, TO, MA, AL, SE,

CE, PI, RJ, ES, (Outras reg. Sobre cosulta)

 

SEMENTES PIONEER

 

BRS4103

 

Convencional

 

Convencional

 

VAR

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AL

 

45-50

 

SEMIDURO

 

A

 

1,20

 

2,25

 

M/B

SP.MG,AL, SE, MA, GO, DF, MT, MS, PR, SC, RS

(Outrs regiõs, sob consulta)

 

SEMENTES PRIORIZE

 

PR27D28

 

Convencional

 

Convencional

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AL

 

45-60

 

SEMIDURO

 

A

 

1,20

 

2,25

 

M/B

SP.MG,AL, SE, MA, GO, DF, MT, MS, PR, SC, RS

(Outrs regiõs, sob consulta)

 

SEMENTES PRIORIZE

 

SAB40V62

 

Convencional

 

Convencional

 

VAR

 

SMP

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM

 

45-55

 

DENTADO

 

A

 

1,25

 

2

 

M

SP.MG,AL, SE, MA, GO, DF, MT, MS, PR, SC, RS

(Outrs regiõs, sob consulta)

 

SEMENTES PRIORIZE

 

20A44 VIP3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

P

 

860

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM/AL

 

55-72

 

SEMIDURO

 

A

 

1,4

 

2,4

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, MT, MS, RO, TO, BA, MA

(Outras regiões sob, consulta)

 

SEMPRE SEMENTES

 

20A38 VIP3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

p

 

855

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AM/AL

 

58-72

 

SEMIDURO

 

A

 

1,1

 

2,2

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, MT, MS, RO, TO, BA, MA

(Outras regiões sob, consulta)

 

SEMPRE SEMENTES

 

20A12 VIP3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

p

 

835

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM/AL

 

55-72

 

SEMIDURO

 

A

 

1,1

 

2,2

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, MT, MS, RO, TO, BA, MA

(Outras regiões sob, consulta)

 

SEMPRE SEMENTES

 

10A40 VIP3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

SP

 

785

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM/AL

 

60-80

 

SEMIDURO

 

A

 

1,1

 

2,1

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, MT, MS, RO, TO, BA, MA

(Outras regiões sob, consulta)

 

SEMPRE SEMENTES

SHU6211 TER Transgenica Trecepta SI SP SI VER/INV G/SPI AM/AL 55-65 SEMIDURO A 1,30 2,30 M/A SP, PR, MS (Outras regiçoes sob, consulta) SEMENTES SHULL SEEDS
 

SHU5717 VIP3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM/AL

 

55-65

 

SEMIDURO

 

A

 

1,30

 

2,30

 

M/A

RS, SC, PR, SP, MG, BA, TO, DF, MS, MT, GO, PA,

RR, AC, ES, CE, MA (Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES SHULL SEEDS

 

SHU2380 PRO2

 

Transgenica

 

VT PRO2

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AL

 

55-70

 

DURO

 

A

 

1,30

 

2,30

 

M/A

RS, SC, PR, SP, MG, BA, TO, DF, MS, MT, GO, PA,

SE, AL, ES, CE, MA, RJ, (Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES SHULL SEEDS

 

SHU2262

 

Transgenica

 

VT PRO2

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM/AL

 

55-65

 

SEMIDURO

 

A

 

1,30

 

2,70

 

A

SP, MG, BA, GO, TO, MA, PI, MT, DF (Outras regiões,

sob consulta)

 

SEMENTES SHULL SEEDS

 

SHU3303 VT PRO3

 

Transgenica

 

VT PRO3

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AM/AL

 

55-65

 

SEMIDURO

 

A

 

1,40

 

2,50

 

A

RS, SC, PR, SP, MG, BA, TO, DF, MS, MT, GO, PA,

SE, AL, ES, CE, MA, RJ, (Outras regiões, sob consulta)

 

SEMENTES SHULL SEEDS

 

StatusViptera 3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

GRÃOS

 

AL

 

50-75

 

DURO

 

A

 

SI

 

SI

 

A

MG, SP,DF,GO, MS, MT, TO, MA, PR, RS, SC (Outras

regiões sob, consulta)

 

SEMENTES SYNGENTA SEED

 

FerozViptera 3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AL

 

45-70

 

DURO

 

A

 

SI

 

SI

 

A

MG, SP,DF,GO, MS, MT, TO, MA, PR, RS, SC (Outras

regiões sob, consulta)

 

SEMENTES SYNGENTA SEED

 

Formula

 

Convencional

 

Convencional

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM/AL

 

55-75

 

SEMIDURO

 

A

 

SI

 

SI

 

A

MG, SP,DF,GO, MS, MT, TO, MA, PR, RS, SC (Outras

regiões sob, consulta)

 

SEMENTES SYNGENTA SEED

 

FormulaViptera 2

 

Transgenica

 

AgrisureViptera2

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AM/AL

 

55-75

 

SEMIDURO

 

A

 

SI

 

SI

 

A

MG, SP,DF,GO, MS, MT, TO, MA, PR, RS, SC (Outras

regiões sob, consulta)

 

SEMENTES SYNGENTA SEED

 

DefenderViptera 3

 

Transgenica

 

AgrisureViptera3

 

SI

 

P

 

SI

 

VER/INV

 

G/SPI

 

AL

 

45-75

 

DURO

 

A

 

SI

 

SI

 

A

MG, SP,DF,GO, MS, MT, TO, MA, PR, RS, SC (Outras

regiões sob, consulta)

 

SEMENTES SYNGENTA SEED

Legenda de informação das características das cultivares:Tipo: V – variedade; HIV- Híbrido intervarietal; HD – Híbrido duplo; HT – Híbrido triplo; HTm – Híbrido triplo modificado; HS – Híbrido simples; HSm – Híbrido simples modificado Graus Dias/MF fisiológica : valores sem especificação se referem a graus dias (soma térmica) /Maturação Fisiológica – Ciclo: N – normal; P – precoce; SP – superprecoce; HP – hiperprecoce. Época de Plantio: C – Cedo; N – Normal; T – Tarde; VER – Verão; S – Safrinha; INV- Inverno. Uso: G – Grãos; SPI – Silagem da planta inteira; SGU – Silagem de grãos úmidos; SS – Silagem Snaplage; MV – Milho verde; ETN – Etanol; Cor do Grão: AL – Alaranjado; LA – Laranja; AV – Avermelhado; AM – Amarela Densidade de plantas: mil plantas na safra/mil plantas na safrinha (mínima e máxima densidade), Textura do grão : SMDENT – Semidentado; SMDU- RO – Semiduro – DURO – Dentado..Resistência ao Acamamento: A – Alta; M – Média; M/A – Média a Alta. Nível de Tecnologia: A – Alto; M – Média; B – Baixa; M/A -Média a Alta.. SI – Sem informação. * AqM – Aquamax.

Relação das cultivares de milho para safra verão–inverno 2022/2023, e suas reações às principais doenças que atacam a cultura

Tabela 5. Relação das cultivares de milho para safra verão–inverno 2022/2023, e suas reações às principais doenças que atacam a cultura. Embrapa Milho e Sorgo, 2022.

 

 

 

 

 

cultivar

fusariose Puccinia sorghi Physopella  zeae Puccinia polysora Mancha Branca Entezamento

(Phytoplasm/Spiroplasm)

Exserohilum turcicum Diplodia maydes/ Diplodia

macrospora

Cercospora  zeae-maydis Doenças do colmo (Col+Dip+Fus) Sanidade grãos  

 

 

 

 

Empresas

ADV9621 VIP 3 SI SI SI SI SI T SI SI SI SI SI SEMENTES ADVANTA SEEDS
ADV9345 VT PRO3 SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES ADVANTA SEEDS
ADV9860 VT PRO2 SI SI SI SI SI SI SI SI SI T T SEMENTES ADVANTA SEEDS
PAC 105 SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES ADVANTA SEEDS
AG8480 VT PRO4 SI SI SI T MT MT T SI T SI SI SEMENTES AGROCERES
AG9021 VT PRO4 SI SI SI SI MT MT MT SI S SI SI SEMENTES AGROCERES
AG9035 VT PRO3 SI SI SI T MT MT T SI T SI MT SEMENTES AGROCERES
AG8070 VT PRO4 SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES AGROCERES
AG7098 Trecepta SI SI SI T MT MT T T T SI MS SEMENTES AGROCERES
AG8701 VT PRO4 SI SI SI SI MT MT T SI T SI MT SEMENTES AGROCERES
AG8065 VT PRO4 SI SI SI T MT MT SI MT SI SI SEMENTES AGROCERES
BM 3077 VIPTERA3 SI MT SI MT A SI SI SI SI SI MT SEMENTES BIOMATRIX
BM 850 VT PRO3 SI MT SI A MT SI SI SI A SI A SEMENTES BIOMATRIX
BM 990 VIPTERA3 SI MT SI MT A SI SI SI MT SI MT SEMENTES BIOMATRIX
BM 3073 VIPTERA3 SI MT SI MT A SI SI SI A SI MT SEMENTES BIOMATRIX
BM 970 VIPTERA3 SI MT SI MT MT SI SI SI A SI MT SEMENTES BIOMATRIX
BM163 VT PRO 4 SI SI SI SI MT MT SI SI SI SI A SEMENTES BIOMATRIX
BM953 VT PRO 4 SI SI SI SI MT MT SI SI A SI A SEMENTES BIOMATRIX
BM880 VT PRO 4 SI M SI SI A MT SI SI MT SI A SEMENTES BIOMATRIX
BM3088 VT PRO 4 SI SI SI SI MT MT SI SI MT SI A SEMENTES BIOMATRIX
B2800 VYHR SI SI MT T SI MT MT SI MS SI SI SEMENTES BREVANT
B2800 PWU SI SI MT T SI MT MT SI MS SI SI SEMENTES BREVANT
B2801 VYHR SI SI MT S MT MS MS SI MT SI SI SEMENTES BREVANT
B2360 PWU SI SI SI S SI S S SI MT SI SI SEMENTES BREVANT
B2620 PWU SI SI SI MT MS MT MT SI S SI SI SEMENTES BREVANT
B2433 PWU SI SI SI MT T MT MS SI S SI SI SEMENTES BREVANT
B2688 PWU SI SI SI MT MT MT T SI MS SI SI SEMENTES BREVANT
B2782 PWU SI SI SI MS SI MT MT SI MT SI SI SEMENTES BREVANT
CRV 2654 VT PRO2 SI MR SI MR T T T SI T R SI SEMENTES CRIVUS
CRV 2442 RR SI R SI R S MS MS SI T T SI SEMENTES CRIVUS
DKB390 VTPRO4 SI SI SI MT T T MT SI MT SI SI SEMENTES DEKALB
DKB380 VTPRO3 SI SI SI MT MT MT T SI MT SI SI SEMENTES DEKALB
DKB285 VTPRO2 SI SI SI MT MT SI MT SI MS SI SI SEMENTES DEKALB

 

 

 

 

 

cultivar

fusariose Puccinia sorghi Physopella zeae Puccinia polysora Mancha Branca Entezamento

(Phytoplasm/Spiroplasm)

Exserohilum turcicum Diplodia maydes/ Diplodia

macrospora

Cercospora zeae-maydis Doenças do colmo (Col+Dip+Fus) Sanidade grãos  

 

 

 

 

Empresas

DKB330 VTPRO3 SI SI SI MS MT M MS SI MT SI T SEMENTES DEKALB
DKB255 VTPRO3 SI SI SI MT MT MS MT SI MT SI SI SEMENTES DEKALB
DKB363 VTPRO2 SI SI SI T T MT MT SI MT SI SI SEMENTES DEKALB
DKB235 VTPRO3 SI SI SI MT T MT MT SI T SI SI SEMENTES DEKALB
DKB360 VTPRO3 SI SI SI MT T MT MT SI MT SI SI SEMENTES DEKALB
DKB335 VTPRO3 SI SI SI MT T MT MT SI MT SI SI SEMENTES DEKALB
DKB260 VT PRO4 SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES DEKALB
DKB230 VT PRO4 SI SI SI S MT SI T SI MT SI SI SEMENTES DEKALB
DKB265 VT PRO3 SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES DEKALB
DKB290 Trecepta SI SI SI T MT SI MT SI MT SI SI SEMENTES DEKALB
FS560 PWU SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES FORSEED
FS615 PWU SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES FORSEED
FS400 PW SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES FORSEED
FS530 PW SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES FORSEED
FS700 PWU SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES FORSEED
GNZ 7750 VIP 3 T SI SI T T MT T AT T AT T SEMENTES GENEZE
GNZ 7710 VIP 2 T T AT T T T T T T T T SEMENTES GENEZE
K7510 VIP3 SI SI SI T T MT MT T MT MT MT SEMENTES KWS
K7770 VIP3 SI SI SI AT T T T MT MT MT MT SEMENTES KWS
K7500 VIP3 SI SI SI AT T T T MT T MT MT SEMENTES KWS
K7400 VIP3 SI SI SI MT MT MT MT SI MT T T SEMENTES KWS
LG36620 VT PRO3 MS MT MT MS MS S MS MT MT MT MT SEMENTES LIMAGRAIN
MG556 PWU SI SI SI SI S SI SI SI S SI MT SEMENTES MORGAN
MG540 PWU SI SI SI SI S SI SI SI S SI MT SEMENTES MORGAN
MG545 PWU SI SI SI SI S SI SI SI S SI MT SEMENTES MORGAN
MG597 PWU SI SI SI SI S SI SI SI S SI MT SEMENTES MORGAN
MG600 PWU SI SI SI SI S SI SI SI S SI MT SEMENTES MORGAN
MG635 PWU SI SI SI SI S SI SI SI S SI MT SEMENTES MORGAN
MG652 PWU SI SI SI SI S SI SI SI S SI MT SEMENTES MORGAN
MG300 PWU SI SI SI SI S SI SI SI S SI MT SEMENTES MORGAN
NS92 RR2 SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES NIDERA
NS75 VIP3 SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES NIDERA
NS50 PR02 SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES NIDERA

Continuação Tabela 4 …

 

 

 

 

 

cultivar

fusariose Puccinia sorghi Physopella zeae Puccinia polysora Mancha Branca Entezamento

(Phytoplasm/Spiroplasm)

Exserohilum turcicum Diplodia maydes/ Diplodia

macrospora

Cercospora zeae-maydis Doenças do colmo (Col+Dip+Fus) Sanidade grãos  

 

 

 

 

Empresas

NS90 RR2 SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES NIDERA
NTX477 PRO2 SI T SI T T SI T SI T SI SI SEMENTES NORTOX
NTX300 VIP3 SI SI SI T T SI SI SI SI SI SI SEMENTES NORTOX
P3282 VYHR SI SI SI MT T MT MT SI MS SI SI SEMENTES PIONEER
P3310 VYHR SI SI SI MT MS MT MS SI MS SI SI SEMENTES PIONEER
P3223 VYH SI SI SI MT MT MS SI SI MS SI SI SEMENTES PIONEER
P3707 VYHR SI SI SI MT T MT MT SI MS SI SI SEMENTES PIONEER
P3016 VYHR SI SI MS S MS MT SI SI S SI SI SEMENTES PIONEER
P3397 PWU SI SI SI MS MS MS SI SI S SI SI SEMENTES PIONEER
P3845 VYHR *(AqM) SI SI SI MT S MT T SI MS SI SI SEMENTES PIONEER
P3889 R SI SI SI MT T MS MT SI MS SI SI SEMENTES PIONEER
30F53 VYHR SI SI MT S S S MT SI S SI SI SEMENTES PIONEER
30F53 VYH SI SI MT S S S MT SI S SI SI SEMENTES PIONEER
P3380 R SI SI SI MS MS MS MS SI S SI SI SEMENTES PIONEER
P2970 VYHR SI SI SI MS MS MS SI MS MS SI SI SEMENTES PIONEER
BRS4103 SI MR MR SI SI SI SI MR MR MR SI SEMENTES PRIORIZE
PR27D28 SI MR MR MR MR MR MR MR MR MR MR SEMENTES PRIORIZE
SAB40V62 SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES PRIORIZE
20A44 VIP3 SI T SI MR MS MS MR SI MR SI MR SEMPRE SEMPRE
20A38 VIP3 SI T SI T MS T MR SI MS SI MR SEMPRE SEMPRE
20A12 VIP3 SI T SI T MR T MR SI MS SI MR SEMPRE SEMPRE
10A40 VIP3 SI T SI T MS MR MR SI MR SI MR SEMPRE SEMPRE
SHU6211 TER SI T SI MT MS MT MT MT SI T T SEMENTES SHULL SEEDS
SHU5717 VIP3 SI MT SI MT MT MT MS MT MT MT MT SEMENTES SHULL SEEDS
SHU2380 PRO2 SI MT SI MT MT MT MT MT MS T T SEMENTES SHULL SEEDS
SHU2262 SI MT SI MT MS T MT MT MT T T SEMENTES SHULL SEEDS
SHU3303 VT PRO3 SI MT SI MT MS MT T MT MT MT T SEMENTES SHULL SEEDS
StatusViptera 3 SI T T T T MT T T T T T SEMENTES SYNGENTA SEED
FerozViptera 3 SI T T T T MT T T T T T SEMENTES SYNGENTA SEED
Formula SI MR SI MR SI SI MS R SI SI T SEMENTES SYNGENTA SEED
FormulaViptera 2 SI MR SI MR SI SI MS R SI SI T SEMENTES SYNGENTA SEED
DefenderViptera3 SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SI SEMENTES SYNGENTA SEED

Legenda informações doenças: AT – Altamente tolerante; T – Tolerante; MT – Medianamente tolerante; BT – Baixa tolerância; AR – Altamente resistente, R – Resistente, MR – Medianamente resistente; MS – Medianamente suceptível; S – Suceptível; AS – Altamenete suceptível; SI – Sem informação.

Considerações

Novos eventos transgênicos são lançados a cada ano no Brasil, demonstrando que as empresas estão buscando solucionar os principais problemas para proporcionar maiores produtividades aos produtores.

O levantamento das novas cultivares para a safra 2022/2023 evidenciou as informações já identificadas nos levantamentos anteriores: menor quantidade de lançamentos, com cultivares mais adaptadas às condições regionais e com direcionamento ao mercado consumidor. Cultivares de ciclo precoce continuam sendo as mais demandadas pelo mercado, tanto para cultivo de verão quanto para o cultivo de outono. Informações relevantes para o mercado consumidor, tais como coloração e textura do grão, ajustes no estande de plantas e nível de investimento tecnológico estão cada vez mais evidentes e são levados em consideração para o posicionamento correto das cultivares em função das características da região produtora e das oportunidades mercadológicas que estão surgindo.

Fica evidente que as empresas levam em consideração fatores além dos agronômicos para colocarem à disposição dos produtores seu portfólio de novas cultivares. A expansão da área cultivada de milho, em especial em segunda safra, e questões de mercado, principalmente visando potenciais parceiros comerciais, são informações relevantes para posicionamento de materiais que possam apresentar ao mesmo tempo as exigências dos compradores, como coloração de grão e níveis de micotoxinas. Para o produtor, a seleção de cultivares também deve estar pautada na escolha dessas características, o que demanda maior conhecimento dos materiais, não só em relação aos eventos transgênicos presentes na semente, mas também ao mercado a que o milho se destina.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

PEREIRA FILHO, I. A.; BORGHI, E. Cultivares de milho para safra 2022/2023. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2022. (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 272). 24p.

ALMEIDA, K. A.; GUIMARÃES, R. A.; SANTOS, T. C. N.; TEDARDI, V. M.; FIGUEIREDO, Y. F.; SOUZA, J. T. de. Aplicações da biotecnologia na fitopatologia: o futuro é agora. In: SIMPÓSIO DE MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS, 8., 2018, Lavras. Biotecnologia aplicada à fitopatologia: anais. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2018. p. 12-35. Disponível em: http://www. nucleoestudo.ufla.br/nefit/livros/livro-2018.pdf. Acesso em: 31 maio 2022.

DUVICK, D. N. Genetic contribution to advances in yield of US maize. Maydica, v. 37, n. 1, p. 69-79, 1992.

FACTORI, M. A.; COSTA, C.; BIAGGIONI, M. A. M.; SALEH, M. A. D. Avaliação do consumo de energia elétrica em duas granulometrias de moagem de grãos de milho de texturas dentada e dura. Boletim de Indústria Animal, v. 65, n. 2, p. 83-88, 2008.

HOFFERBER, T. R.; FRANK, R.; SCHONE, R. A.; POLESE, C.; NUNES, C. G. V.; NUNES, R. V.

Avaliação da eficiência de moagem de diferentes variedades de milho. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19., 2010, Guarapuava-PR. Anais… Guarapuava: Unicentro, 2010.

PEREIRA FILHO, I. A.; BORGHI, E. Disponibilidade de cultivares de milho para o mercado de sementes do Brasil: safra 2021/2022. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2022. 16 p. (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 268).

SALESSE-SMITH, C. E.; SHAWOOD, R. E.; BUSCH, F. A.; STERN, D. B. Increased Rubisco content in maize mitigates chilling stress and speeds recovery. Plant Biotechnology Journal, v. 18, n. 6, p. 1409-1420, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/pbi.13306

SEMENTES BIOMATRIX. Doenças do milho: identificação e controle. Rio Claro, 2021. Disponível em: https://www.sementesbiomatrix.com.br/blog/fitossanitario/manejo-de-doencas/doencas-do- milho/. Acesso em: 21 jun. 2022.

DEKALB. Mecanismos de defesa contra doenças. Disponível em: https://www.dekalb.com.br/pt-br/ conteudos/mecanismos-de-defesa-contra-doencas-.html. Acesso em: 6 jun. 2022.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Mercado, semente, Variedade, Zea mays

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
LinkedIn
YouTube
Instagram