(Curadoria Agro Insight)
O apodrecimento de grãos e vagens em estádio final de formação em lavouras de soja vem sendo observado com maior frequência em algumas regiões brasileiras, desde a safra 2019/2020, em especial na região do médio-norte do estado de Mato Grosso, causando redução significativa de produtividade em lavouras com alto potencial produtivo, principalmente nas primeiras semeaduras.
Neste contexto, a Embrapa desenvolveu uma metodologia simples para avaliação do apodrecimento e que ajuda os produtores e técnicos na identificação do problema.
Amostragem a Campo
A soja deverá ser amostrada por ciclo de maturação e na fase de R8 conforme escala abaixo.
Figura 1. Estádios fenológicos da soja. Fonte: Agrolink(https://www.agrolink.com.br/culturas/soja/informacoes/caracteristicas_361509.html)
A coleta das plantas por ciclo de maturação e na fase de maturação R8 é muito importante, pois o nível de danos tem se mostrado muito influenciado pelo ciclo e fase de avaliação, sendo maior nas fases mais tardias da soja.
Em casos de, por questões operacionais, não ser possível a coleta e avaliação em R8 e sim em R7, isso deve ser informado e anotado.
Coleta de plantas e Sementes
Etapa 1
Escolher uma linha de semeadura que apresente os sintomas de vagens apodrecidas e retirar cinco plantas dessa linha. A retirada de plantas deve ser aleatória, sem, portanto, escolher plantas sadias ou com vagens apodrecidas.
Etapa 2
Retirar as vagens dessas cinco plantas, contá-las e anotar o número total de vagens.
Etapa 3
Separar as vagens apodrecidas, contá-las e anotar o número.
Etapa 4
Debulhar todas as vagens sem sintoma visual de apodrecimento e se for encontrado um grão podre ou ardido dentro da vagem, colocá-la junto com as vagens que apresentaram o sintoma visualmente.
Etapa 5
Fazer uma regra de três com o total de vagens coletadas versus o total de vagens classificadas.
Etapa 6
Para avaliar o percentual de grãos podres e ardidos e grãos verdes, debulhar todas as vagens utilizadas na avaliação fazendo pelo menos 5 amostragens na massa de grãos.
Etapa 7
Separar os grãos ardidos e podres.
Etapa 8
Separar os grãos verdes.
Etapa 9
Cálculo do porcentual de grãos podres, ardidos (defeituosos) e verdes. São coletados 100 grãos em cada amostragem, dai basta separar os grãos defeituosos e verdes e contá-los. Como a amostra é de 100 grãos por vez, você já tem diretamente a porcentagem dos grãos de cada amostras. Portanto, basta somar o número de grãos ardidos de cada amostragem e dividir pelo número de amostragem realizada. Para os grãos verdes o procedimento é o mesmo.