Curadoria
0

Megatendências do Agro: Biorrevolução

(Curadoria Agro Insight)

Antecipar mudanças sobre o agro brasileiro e preparar os tomadores de decisão para o que está por vir. Com este propósito a Embrapa traz oito megatendências que têm como base os estudos de futuro do Sistema de Inteligência Estratégica da Empresa.

Na curadoria de hoje vamos abordar a sexta megatendência, que trata da Biorrevolução.

MEGATENDÊNCIAS

1) Sustentabilidade

2) Adaptação à mudança do clima

3) Agrodigital

4) Intensificação tecnológica e concentração da produção

5) Transformações rápidas no consumo e na agregação de valor

6) Biorrevolução

7) Integração de conhecimento e de tecnologias

8) Incremento da governança e dos riscos

Biorrevolução

A biorrevolução é representada por avanços das ciências biológicas, que, associados ao desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação e comunicação, terão impactos significativos nas economias, saúde, agricultura e energia (McKinsey Global Institute, 2020). Na agricultura, avanços biológicos têm sido utilizados para ganhos de produtividade, controle de pragas, geração de novas fontes de energia. As tecnologias de base biológica e recursos genéticos na agricultura e alimentos se destacarão por meio de técnicas avançadas de biotecnologia, biologia sintética, estudos variados de genômica e fenômica vegetal, animal e em microrganismos, edição de genes, desenvolvimento de biomoléculas, entre outros biossistemas. As novas aplicações biológicas já estão melhorando a resposta aos desafios globais, incluindo mudanças climáticas e pandemias (McKinsey Global Institute, 2020).

Sinais e tendências

  • Avanços em tecnologias genéticas
  • Avanços recentes no uso da genômica e melhoramento de precisão
  • Inovações em biossistemas de precisão
  • Crescente importância do microbioma de plantas e animais para a sustentabilidade no agro
  • Novos insumos em expansão
  • Avanços no uso da nanotecnologia no agro

Implicações

A biologia sintética transformará o cultivo de alimentos, a fonte de origem de materiais e medicamentos e, na agricultura, promoverá crescentemente o aumento da produtividade e a sustentabilidade. Possibilitará a redução no uso de fertilizantes sintéticos, resistência a patógenos, dentre outros.

A nanotecnologia será importante na área de segurança alimentar, nutrição e saúde, como no desenvolvimento de materiais nanoestruturados, novos materiais de resíduos agroindustriais, embalagens e revestimentos que aumentem a durabilidade de produtos na prateleira, fertilizantes, defensivos, e carreadores nanoestruturados para aumentar eficiência de absorção e diminuir perdas de nutrientes no solo, para auxiliar no manejo integrado de pragas e doenças, e para sistemas de entrega de vitaminas, compostos bioativos, RNA, DNA, dentre outros.

Biossensores nanoestruturados e sistemas ciberfísicos representam a convergência entre tecnologias digitais e de base biológicas e deverão ganhar espaço nos próximos anos para tomadas de decisão pelo produtor, pela indústria, pelo consumidor e pela área de saúde.

Proteínas alternativas à base de vegetais ou de cultivo de células são outros exemplos de integração e convergência das áreas de saúde, biotecnologia, engenharia e agricultura.

Intervenções da agricultura vinculadas à nutrição, saúde e educação, direcionadas a crianças, pais e adultos, especialmente em áreas urbanas, podem claramente explorar melhor a diversidade total de fatores que impulsionam a imagem, a importância, a valorização, motivação, o aprendizado sobre o agro e o comportamento humano.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

VISÃO de futuro do agro brasileiro: sumário executivo. Brasília, DF: Embrapa, 2022. 8 p., 2022

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , , , , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

junho 2022
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu