Janeiro Branco: Depressão vai afetar 15,5% dos brasileiros nos próximos anos

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Nutricionista da NPV explica a importância da alimentação para prevenir doenças mentais, promover o bom funcionamento do cérebro e a neuroproteção

Cerca de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental, segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando o assunto é ansiedade, o Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo e o quinto em número de depressivos. Dados do mais recente mapeamento sobre a doença, realizado pela OMS, apontam que 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o equivalente a 11,7 milhões de brasileiros. Estudo epidemiológico do Ministério da Saúde revela ainda que, nos próximos anos, até 15,5% da população brasileira poderá sofrer depressão pelo menos uma vez ao longo da vida.
Janeiro Branco: Depressão vai afetar 15,5% dos brasileiros nos próximos anosDe acordo com a coordenadora nutricional da NPV – Nutrientes Para a Vida, é importante destacar o quanto a nutrição e a saúde mental têm relação direta, e que uma dieta equilibrada inserida em um estilo de vida saudável pode contribuir para a prevenção e o tratamento de doenças mentais.

“Muitas desordens mentais são afetadas por processos inflamatórios, que prejudicam o funcionamento do sistema nervoso central. As fibras, presentes em frutas, verduras, legumes e leguminosas, são nutrientes conhecidos por prevenir e reduzir a inflamação; portanto, sua inclusão na dieta alimentar pode trazer vantagens ao bom funcionamento do cérebro e à neuroproteção”, explica Bianca.

Além das fibras, a nutricionista destaca que nutrientes como vitaminas do complexo B, magnésio, vitamina E, vitamina C e zinco possuem ação benéfica e protetora. “Gorduras saudáveis como as monoinsaturadas (presente no óleo de oliva e oleaginosas) e ômega 3 (presente no salmão, sardinha e atum) também apresentam efeito anti-inflamatório, contribuindo para o bom funcionamento do sistema nervoso”, afirma.

A coordenadora da NPV alerta ainda que é preciso ter atenção para os hábitos alimentares, principalmente nos dias atuais, em que o fast-food, o refrigerante e o açúcar são consumidos de forma desenfreada. “Repense seu modo de vida, seus hábitos alimentares e lembre-se que você é aquilo que você come. Alimentos ultraprocessados e excesso do consumo de álcool e cafeína também podem ser prejudiciais”, completa.

Por todas essas evidências, a Dieta do Mediterrâneo – conjunto de conhecimentos, práticas, rituais, tradições e símbolos relacionados com as culturas agrícolas, segundo a especialista, é muito bem recomendada para a saúde mental. “Um fator importante é levar em consideração todo o processo de produção agrícola, já que a composição dos alimentos está diretamente associada aos cuidados com as plantas. Por isso a importância de um solo fértil, bem cuidado, com o uso de fertilizantes adequados para, assim, garantir a nutrição adequada e balanceada das plantas, animais e seres humanos”, finaliza.

Sobre a NPV

A NPV – Nutrientes para a Vida – nasceu com objetivo de melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana. Braço da fundação norte-americana NFL – Nutrients For Life – no Brasil, a NPV trabalha baseada em informações científicas. A NPV tem sua sede no Brasil, é mantida pela ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e operada pela Biomarketing. A iniciativa conta ainda com parceiros como: ESALQ/USP, IAC, UFMT, UFLA e UFPR. Saiba mais aqui.

Informações para a imprensa

Alfapress Comunicações

Rafaela Dias | (19) 98199.0352

rafaela܂dias@alfapress܂com܂br

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: alimentos, depressão, hábitos alimentares, neuroproteção, nutrição, saúde mental

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
LinkedIn
YouTube
Instagram