Ital promove congresso internacional de queijos e 36 cursos ligados a ciência e tecnologia de alimentos e embalagem em 2024

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Calendário de eventos começa em março, sendo que quatro cursos já estão com inscrições abertas

O calendário de eventos técnico-científicos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e sediado em Campinas, começa em março com 37 atividades programadas – confira e acompanhe a abertura de inscrições. Estão previstos cursos, presenciais, on-line e híbridos, e inédito congresso internacional de queijos, sendo que quatro capacitações presenciais já recebem inscrições.

Estreando a agenda 2024, o Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) abriu inscrições para os cursos presenciais Requisitos básicos, características, propriedades e legislação aplicadas às embalagens metálicas e Regulamentos da Anvisa sobre embalagens e materiais plásticos destinados ao contato com alimentos, que acontecem nos dias 5 e 6 e 12 e 13 de março.

As outras duas capacitações com inscrições abertas são Elaboração de Linguiças Frescais e Cozidas, oferecida pelo Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) de 13 a 15 de março com conteúdo teórico-prático presencial ou somente teórico on-line, e Métodos de Análise Microbiológica de Alimentos, sob coordenação do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), que será presencial de 20 a 24 de maio – outra edição, on-line, deve ocorrer de 6 de setembro a 4 de outubro.

O CCQA realizará mais três cursos, focados em técnicas de inoculação e cálculo de resultados em análises microbiológicas de alimentos, on-line em 21 e 22 de março, e HACCP, on-line de 8 a 10 de abril e presencial de 5 a 7 de agosto. Na área de segurança, também será realizado pelo Ital, Regional Brasil do European Hygienic Engineering & Design Group, o 7º Curso Avançado de Projeto Sanitário do EHEDG, de 10 a 12 de setembro.

Processamento de alimentos, inovação e sustentabilidade

Na área de produtos cárneos, mais quatro cursos estão programados pelo CTC dedicados a princípios de ciência e tecnologia de carnes, on-line de 5 a 7 de junho, processamento de produtos embutidos crus e cozidos e cortes temperados, híbrido de 12 a 14 de junho, testes de desafio para produtos cárneos, on-line em 2 e 3 de outubro e presencial em 4 de outubro, e análises físico-químicas de carnes e produtos cárneos, híbrido de 19 a 22 de novembro.

Dicas para manter o sabor e a qualidade dos queijos por mais tempo - A LavouraVoltados a tradicionais produtos lácteos, o Centro de Tecnologia de Laticínios e Bactérias Lácticas (Tecnolat) promoverá presencialmente o Congresso Internacional de Queijos: Segurança e Inovação, em 26 e 27 de março, e on-line o tradicional curso teórico e prático de fabricação de iogurtes e bebidas lácteas fermentadas, em 25 de setembro.

A tradição também está presente nos cursos do Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) Industrialização de Palmito em Conserva, presencial de 14 a 16 de maio, e Shelf Life de Alimentos, on-line em 9 e 10 de outubro.

O Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec) é a unidade técnica do Ital que mais ofertará capacitações, num total de 15 cursos. Será possível aprender a fabricar drageados de chocolate, em 25 de abril e em 12 de setembro, chocolate, em 22 e 23 de maio e em 30 e 31 de outubro, drageados duros de açúcar, em 6 de junho, alimentos em pó com cacau, em 19 e 20 de junho, barras de cereais e de frutas, em 26 de setembro, produtos de panificação, em 10 de outubro, gummies e jellies, em 6 e 7 de novembro, e pão de queijo, em 5 de dezembro – esse último será o único no formato on-line.

A microencapsulação aplicada a produtos alimentícios também será tema de dois cursos presenciais em 9 e 10 de maio e em 16 e 17 de outubro, assim como a avaliação da qualidade tecnológica da farinha de trigo, em 7 e 8 de agosto e em 27 e 28 de novembro. O Cereal Chocotec também planejou capacitação on-line na área de sustentabilidade, abrangendo certificação e rotulagem ambiental, em 23 de agosto.

Embalagem

O Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) coordenará seis cursos ao longo do ano, sendo metade presencial. Além das capacitações de março que estão com inscrições abertas, os regulamentos da Anvisa sobre embalagens e materiais plásticos destinados ao contato com alimentos voltam a ser abordados no formato on-line de 1º a 3 de outubro.

Os regulamentos da Anvisa sobre contato com alimentos também integram o conteúdo da capacitação dedicada às embalagens celulósicas e suas propriedades mecânicas, que acontece presencialmente em 13 e 14 de agosto. Já as embalagens plásticas, seus materiais e propriedades serão foco do curso híbrido marcado para 16 a 18 de setembro, enquanto a última capacitação do Cetea, on-line de 5 a 7 de novembro, terá como foco embalagens de vidro para alimentos e bebidas.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site Link.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Congresso Internacional de queijos, Cursos e eventos agro, embalagens, laticínios, processamento de alimentos

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  
LinkedIn
YouTube
Instagram