Gestão e sucessão familiar no setor agro.

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

O Brasil desempenha um papel fundamental como possível fornecedor de alimentos para uma população mundial prevista para superar nove bilhões de habitantes até 2050. Isso destaca a importância de analisar os desafios enfrentados pelos empreendimentos agrícolas brasileiros.

A sustentação dos produtores na atividade agrícola está diretamente ligada à capacidade de gerar renda suficiente. A maioria desses empreendimentos no Brasil e em todo o mundo são de natureza familiar, pertencendo e sendo administrados por membros da mesma família. Obstáculos como volatilidade nos mercados de commodities, aumento dos custos trabalhistas, mecanização e migração para empregos urbanos relevantes nessa continuidade.

A dinâmica familiar desempenha um papel crucial na gestão e sucessão desses empreendimentos. A sucessão rural, que envolve a transferência de propriedade e gestão dentro da família, é uma preocupação global. O envelhecimento dos fazendeiros, a concentração da produção e o aumento da área cultivada são desafios apresentados em todo o mundo.

No Brasil, a sucessão familiar no meio rural está recebendo crescente atenção de produtores, pesquisadores e da sociedade em geral. A mudança no cenário competitivo da agropecuária contemporânea levanta preocupações sobre a sobrevivência das pequenas propriedades. Por conta desses desafios pesquisas como o de Oliveira e Vieira (2019) buscam examinar os desafios relacionados ao processo sucessório em empreendimentos familiares rurais.

 

Referência: OLIVEIRA, Walber Machado de; VIEIRA Filho, José Eustáquio Ribeiro. A sucessão familiar no setor agropecuário. Revista de Política Agrícola. Embrapa. Ano XXVIII, nº 122, 2 Abr./Maio/Jun. 2019. Disponível em: Embrapa. Acesso em 7 de novembro de 2023.
Para saber mais sobre o assunto assista:

 

O “G” do ESG para o Agro! Com Paulo Sarracini! 🟢

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Escancaragro, gestão rural, pesquisa científica, PodCast, Sucessão familiar, sustentabilidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram