CuradoriaGestão
0

Gestão de pessoas em propriedades rurais

pessoa

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Hoje, na curadoria Agro Insight, vamos compartilhar um texto de Paulo Luiz Lanzetta Aguiar (Embrapa Clima Temperado), sobre a gestão de pessoas em propriedades rurais. No texto, Aguiar destaca as principais diretrizes que influenciam no desempenho das equipes e consequentemente, na produtividade da propriedade.

Importância

A gestão de pessoas é uma área que visa satisfazer as necessidades físicas e psicológicas dos trabalhadores, impactando diretamente sobre a motivação para o trabalho e o nível de produtividade individual. A melhoria na qualidade do ambiente de trabalho e na qualificação e capacitação dos trabalhadores rurais são condições essenciais, condizente com os novos padrões de governança exigidos pela sociedade. A elevação da produtividade do trabalho resulta em vantagens competitivas, já que o elevado custo da mão-de-obra pode ser mais que compensado pelo seu melhor desempenho. Práticas inadequadas de gestão de pessoas levam à alta rotatividade de pessoal, maiores índices de acidentes de trabalho e afastamentos, além de maior desperdício de tempo e recursos.

Diretrizes para a gestão de pessoas

a) Condições de trabalho

Os programas de saúde e segurança são intimamente relacionados, sendo responsáveis pela garantia das condições pessoais e físicas do trabalho. Esses programas são capazes de manter o nível de saúde dos trabalhadores e evitar ou minimizar riscos, ambos importantes tanto do ponto de vista humano quanto econômico, uma vez que trabalhadores com a saúde prejudicada ou acidentados precisam, frequentemente, se afastar do trabalho, comprometendo a execução das atividades planejadas. Embora os custos associados à ocorrência de acidentes de trabalho sejam compartilhados por trabalhadores, empresas e sociedade em geral, o maior peso recai sobre o trabalhador, que fica, temporária ou permanentemente, com sua capacidade de trabalho reduzida, podendo afetar suas possibilidades de progresso ou até mesmo, de geração de renda futura (por exemplo, no caso de aposentadoria por invalidez). A grande maioria dos quesitos associados às condições de trabalho decorre de leis e normativas trabalhistas e sociais.

Abaixo, algumas recomendações adicionais são apresentadas:

  • Organização prévia dos serviços de emergência e de primeiros socorros, com capacitação de funcionários para o caso de acidentes;
  • Realização de campanhas informativas ou rodas de conversa sobre assuntos ligados à higiene (exemplo: controle de cisticercose) e à saúde (ex. prevenção e controle de doenças);
  • Mapeamento dos locais na propriedade rural onde haja riscos químicos, físicos e biológicos à saúde, bem como a elaboração de um plano de prevenção destes riscos; e,
  • Plano de prevenção de incêndios, estabelecendo a capacitação da equipe no combate ao fogo e a aquisição de extintores e outros equipamentos necessários.
  • Promover condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho contribui para o ODS 3, que preconiza uma vida saudável e com bem-estar para todos, em todas as idades.
b) Recrutamento e seleção de pessoas

O recrutamento e a seleção de pessoas são processos de caráter estratégico, uma vez que a atração e a contratação de bons profissionais são essenciais para alcançar os resultados desejados para a atividade rural. O recrutamento pode ser realizado com o auxílio de sindicatos, associações, cooperativas ou mesmo por empresas especializadas. O perfil desejado pelo(a) produtor(a) para o cargo deve estar claro, considerando, além das características tradicionais como nível de capacitação e habilidades, outras como comprometimento, iniciativa, produtividade pessoal e capacidade de trabalho em grupo. Por isso, é recomendável realizar, além de uma entrevista, algum tipo de teste ou exercício prático para que o candidato possa demonstrar essas características, a depender do cargo ou função para a qual se deseja contratar.

c) Avaliação de desempenho e recompensa

A avaliação de desempenho é uma das áreas de maior impacto nos resultados operacionais da propriedade rural. Na medida certa, estimula os trabalhadores a buscarem a aprendizagem constante e a melhoria contínua do seu desempenho individual e dentro da equipe, se houver, identificando e corrigindo as falhas por meio da comunicação aberta e direta com os indivíduos avaliados. Está intimamente ligada a outras áreas da gestão de pessoas, como reconhecimento e recompensa por desempenho, e identificação das necessidades de treinamentos, com base nas falhas identificadas na avaliação de desempenho, entre outras.

Existem muitas formas de se organizar uma avaliação de desempenho e recompensa, sendo seus principais norteadores os objetivos e metas definidos para a atividade pecuária, os valores e habilidades desejáveis para a força de trabalho, e o senso de justiça no processo de avaliação de desempenho. A partir daí, são estabelecidos os critérios de avaliação dos trabalhadores, funções e/ou processos, preferencialmente de forma participativa, além da periodicidade da mesma e, ainda, o processo de reconhecimento e recompensa.

d) Remuneração da força de trabalho e benefícios sociais

A política de remuneração dos trabalhadores é fundamental para a capacidade de atrair e reter mão de obra na propriedade rural. Tradicionalmente, os salários, que são a principal forma de remuneração, são definidos com base nos salários médios pagos na região, bem como no cargo e nas funções a serem desempenhadas. Também é comum o salário indireto, ou seja, os benefícios adicionais oferecidos aos trabalhadores, tais como moradia, transporte, alimentação, plano médico/dentário, doação de carne, leite ou animais etc.

Atualmente, modelos mais modernos de gestão têm incentivado o uso de sistemas flexíveis de remuneração. Nesse caso, além do salário fixo definido para a função e dos benefícios oferecidos, os trabalhadores podem fazer jus à remuneração por desempenho, receber participação societária ou outras formas criativas de recompensa. Alguns exemplos de remuneração por desempenho, que pode ser individual, por equipe ou pelo resultado global da atividade, são o pagamento de 14º salário, prêmios, viagens, bolsas de estudo, percentual da produção acima de uma meta acordada, participação nos lucros etc. O Programa BPA estimula o uso dessas práticas de gestão de pessoas, sempre que possível e economicamente viável, respeitando as peculiaridades de cada propriedade rural.

e) Treinamento

O treinamento é uma função gerencial de extrema importância na rotina das empresas, dadas as intensas mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo nos últimos anos. Trata de um processo de educação profissional de curto prazo, o qual é aplicado de maneira sistemática e organizada, permitindo aos participantes o aprendizado de conhecimentos específicos, de atitudes e de habilidades voltadas para objetivos definidos. Portanto, o treinamento, através de uma metodologia eficaz de ensino, proporciona aos trabalhadores as condições para que realizem suas tarefas e, assim, tornem-se mais produtivos e comprometidos com a empresa.

Para o empregador, as vantagens dos programas de treinamento são o aumento da produtividade e da qualidade dos serviços, a correção das deficiências, a prevenção de acidentes e a redução ou eliminação do desperdício de tempo e de recursos. Existem treinamentos obrigatórios, previstos em lei (a depender do porte da empresa e da área de atuação do trabalhador), e facultativos, voltados à melhoria dos processos produtivos. Muitos deles aparecem em outras seções deste Manual, como por exemplo, no tema de pastagens. Há ainda treinamentos pautados no desenvolvimento pessoal. Estes são fortemente recomendados, pois trabalham aspectos comportamentais que vão além da execução das tarefas, contribuindo para o aprimoramento do indivíduo como um todo. Um exemplo é a temática dos cuidados com a saúde mental, da saúde específica do homem ou da mulher, entre outros.

Recomendações adicionais

– proporcionar ambiente harmonioso, limpo e organizado, pois melhora o bem-estar e o engajamento da equipe, favorece o zelo das pessoas com os pertences comuns e reduz o desperdício de tempo;

– quando viável, oferecer internet gratuita aos trabalhadores e suas famílias. Na era digital, a internet oportuniza a participação de adultos e crianças em aulas, eventos e treinamentos online, o exercício da cidadania (pedidos de documentos, alistamento militar, movimentações bancárias, pagamentos de contas etc.), além de ter se tornado uma das principais fontes de lazer dos dias atuais;

– oferecer às famílias dos trabalhadores oportunidades de emprego, lazer e capacitação, dentro e fora da propriedade rural, sempre que possível e viável. Uma propriedade rural inclusiva busca dar oportunidades para homens e mulheres, jovens e idosos, e pessoas com deficiência. Além de contribuir para o ODS 5 (Igualdade de gênero) e ODS 8 (Emprego digno e crescimento econômico), essa propriedade avança na conformidade com critérios preconizados com ESG, que tem se tornado pré-requisito para muitos financiamentos.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACINADOS

AGUIAR, P.L.L. Gestão de pessoas. In: Boas Práticas Agropecuárias – bovinos e bubalinos de corte: Manual Orientador / Editoras técnicas Mariana de Aragão Pereira e Vanessa Felipe de Souza. – 3. ed. rev. ampl. Campo Grande, MS : Embrapa Gado de Corte, 2022. 84 p. ;

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: bem-estar do trabalhador, desempenho no trabalho, empregado rural, gestao, normas trabalhistas

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

setembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
LinkedIn
YouTube
Instagram