CuradoriaSustentabilidadeTecnologia
0

Estudantes paraibanos vencem concurso de inovação com solução para Fazendas Inteligentes

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

São Paulo, 07 de agosto de 2023 – Com o objetivo de fornecer tecnologia e serviços de suporte personalizados para atender às necessidades únicas de cada fazenda, estudantes da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba criaram o aplicativo SimSilo. O sistema foi o vencedor na categoria Smart Farms da 11ª edição do concurso de inovação Campus Mobile, que conta com o patrocínio do Instituto Claro, apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O SimSilo é um sistema de sensoriamento para monitoramento de silos de armazenamento de produtos agrícolas e industriais, especialmente formatado para garantir a qualidade dos grãos armazenados.

“A aplicação monitora parâmetros ambientais que servem para tomadas de decisão nas operações de aeração e comportamento dinâmico do silo, analisando se ele está vibrando fora do normal, identificando um possível acidente ou até mesmo rompimento dele. Além disso, também monitora a presença de gases tóxicos alertando o produtor dos riscos a seus colaboradores, tudo isso podendo ter acesso via web ou aplicativo”, explica o estudante de Engenharia Matheus Gomes, um dos idealizadores do projeto. 

Para Gypson Ayres, aluno do doutorado de Engenharia e cocriador da solução, o aprendizado adquirido durante a participação no concurso foi muito complementar aos ensinamentos da vida acadêmica: “A participação na 11º edição do Campus Mobile me proporcionou muita troca de experiências. Para mim, foi muito importante poder ver como outras instituições estão trabalhando, ter contato com novos projetos, com respeito e com diversidade, conceitos presentes em em todos os momentos da nossa jornada na competição”, diz.

Os estudantes vencedores ganharam uma viagem de imersão ao Vale do Silício, na Califórnia, programada para setembro deste ano, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia e conhecer o ecossistema de startups além de um valor em dinheiro

SOBRE O CAMPUS MOBILE

O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto.

Sobre o LSI-TEC

A associação do LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram