CuradoriaGrandes CulturasMercadoTrigo
0

Estoques e produção recorde de trigo na Rússia; entenda os motivos da grande safra

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

A Rússia segue trazendo fundamentos baixistas para os mercados de trigo. As condições climáticas na maioria das regiões de trigo de inverno continuam favoráveis para a safra, com potencial para uma produção total recorde.

  • Dadas essas condições, consultorias especializadas no mercado russo elevaram suas estimativas para a safra do país. A SovEcon elevou sua previsão para a produção russa de trigo em 2024 em 1,4 Mmt, para 93,6M mt, enquanto a IKAR elevou sua estimativa para 93Mmt.
  • Olhando para o lado da demanda, alguns dos principais destinos seguem mostrando uma fraqueza da demanda. A desaceleração recente das exportações levou os estoques de trigo russo a níveis recordes.
  • Os estoques de trigo da Rússia (dentro e fora das fazendas; excluindo pequenas empresas) em 1º de janeiro atingiram 36,5Mmt, marcando um aumento de 1% em relação ao nível do ano passado.

De acordo com o recente relatório de Grãos & Oleaginosas da hEDGEpoint Global Markets, a Rússia segue trazendo fundamentos baixistas para os mercados de trigo. A desaceleração recente das exportações levou os estoques de trigo russo a níveis recordes. Já olhando para a próxima safra de inverno do país, as condições seguem apontando para mais uma grande produção.

Condições seguem favoráveis para a safra de inverno

“As condições climáticas na maioria das regiões de trigo de inverno continuam favoráveis para a safra. Durante o último mês, as temperaturas mínimas em todos os distritos federais ficaram de 2 a 4 °C acima do normal. Uma cobertura de neve significativa de 15 cm ou mais foi mantida nas regiões Central e do Volga. Atualmente, o clima no Sul está excepcionalmente quente, com temperaturas de 10 a 12 °C acima do normal. Essas flutuações de temperatura podem ameaçar as culturas de inverno, mas somente no caso de uma onda de frio repentina. Não se espera uma queda acentuada na temperatura média nas próximas semanas. Os modelos meteorológicos preveem que as temperaturas ficarão 1-2 °C acima do normal no sul e dentro ou ligeiramente abaixo do normal nas regiões central e do Volga.”, observa Alef Dias, analista de Grãos e Macroeconomia da hEDGEpoint.

Estoques e produção recorde de trigo na Rússia; entenda os motivos da grande safra - Portal do Agronegócio

 

Estoques e produção recorde de trigo na Rússia | Revista Campo & Negócios

Estoques e produção recorde de trigo na Rússia | Revista Campo & Negócios

Dadas essas condições, consultorias especializadas no mercado russo elevaram suas estimativas para a safra do país. A SovEcon elevou sua previsão para a produção russa de trigo em 2024 em 1,4M mt, para 93,6M mt, enquanto a IKAR elevou sua estimativa para 93M mt.

Desaceleração das exportações levou os estoques aos níveis recordes

“Os estoques de trigo da Rússia (dentro e fora das fazendas; excluindo pequenas empresas) em 1º de janeiro atingiram 36,5M mt, marcando um aumento de 1% em relação ao nível do ano passado, de acordo com a Sovecon. Os estoques aumentaram para níveis recordes em meio a exportações relativamente lentas nos últimos meses. Os estoques de trigo fora da fazenda foram registrados em 14,7M mt, 5% acima do valor do ano passado. Os estoques de trigo nas fazendas totalizaram 21,8M mt, uma leve queda de 1% em relação ao ano anterior”, destaca.

Na região sul da Rússia, os estoques totais de trigo permaneceram estáveis em 12,5M mt, igualando os números do ano passado; na região central, eles atingiram 9,3M mt, mostrando um aumento de 2%; e na região de Volga, os estoques estavam em 7,6M mt, um aumento de 5%.

A Rússia acumulou estoques recorde em meio a exportações lentas nos últimos meses. Estimativas apontam que, de novembro a janeiro, a Rússia exportou 10,4M mt de trigo, em comparação com 12,3M mt, no mesmo período do ano anterior. As exportações desaceleraram em meio aos esforços do governo para regular os preços do trigo.

Já a Refinitiv aponta que a Rússia exportou 3,59M mt em janeiro, um aumento de 6% em relação ao mês anterior, mas uma queda de 6% em relação ao ano anterior.

“Essa desaceleração se deve principalmente a uma demanda mais fraca dos países do Oriente Médio e Norte da África. O padrão de exportações persistiu em fevereiro, com 1,8M mt de remessas rastreadas até 15 de fevereiro”, destaca o analista.

Os fundamentos recentes vindos do mercado russo devem seguir exercendo uma pressão baixista sobre os preços do trigo. Olhando para o lado da demanda, alguns dos principais destinos seguem reduzindo seu ritmo de importação. No lado da oferta, as condições seguem muito positivas para a safra de inverno na Rússia, que está no caminho de mais uma produção total (inverno + primavera) de 90Mmt.

Acesse o relatório completo clicando aqui.

Sobre a hEDGEpoint Global Markets

A hEDGEpoint Global Markets é uma empresa especializada em gestão de risco, inteligência de mercado, e execução de hedge para a cadeia de valor global de commodities, com larga experiência nos mercados agrícolas e de energia. Está presente em cinco continentes e oferece aos clientes produtos de hedge baseados em tecnologia e inovação, mantendo o cliente como ponto central de todos os processos. A companhia trabalha com mais de 60 commodities e mais de 450 produtos de hedge em sua plataforma.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Exportação, Rússia, safra de inverno, trigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram